À Descoberta de Munique – 10 Locais a Visitar

A cidade de Munique é um destino turístico incontornável na Alemanha pela importância histórica e cultural, sendo uma das portas de entrada para conhecer a região da Baviera.

A cidade está localizada no sudeste da Alemanha, nas margens do rio Isar e nas proximidades dos Alpes Bávaros. Possui excelentes acessibilidades a partir de qualquer cidade europeia.

Munique é um lugar singular que renasceu após a Segunda Guerra Mundial, sendo uma cidade com um caracter muito próprio e com muito para descobrir.

O centro da cidade (Altstadt) e, em especial a Marienplatz, é o coração da cidade e um dos locais mais interessantes para visitar em Munique. Este espaço único reúne o Neues Rathaus (edifício da Câmara Municipal), a Coluna de Maria, e a catedral de Munique, Frauenkirche.

A cidade de Munique é ainda conhecida pelo Festival de Cerveja – Oktoberfest, que ocorre nos meses de setembro e outubro, desde 1810. Este evento reúne todos os anos 6 milhões de visitantes para saborear a melhor cerveja e as famosas salsichas.

Para descobrir Munique, sugerimos 10 locais a não perder na capital da Baviera.

1. Frauenkirche

Catedral

Torres da Frauenkirche

A Frauenkirche (Catedral da Nossa Senhora Bendita), projectada pelo arquitecto Jörg von Halsbach e construída na segunda metade do século XV, é a maior igreja de Munique e um dos lugares mais emblemáticos da cidade. As duas torres de estilo gótico, com mais de 100 metros de altura, dominam a paisagem urbana, sendo visíveis de qualquer ponto da cidade.

Apesar de ter sido atingida pelos ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial, o património artístico da catedral permaneceu intacto. Entre as obras existentes no interior destacam-se as pinturas de Erasmus Grasser, Jan Polack, Hans Leinberger e Hans Krumpper.

2. Marienplatz

Marienplatz

Vista da Marienplatz

A Marienplatz é o coração de Munique e a principal praça da cidade. É aqui que estão localizados alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O edifício da nova Câmara Municipal (Neues Rathaus), uma imponente construção de estilo neogótico do século XIX, localizada no norte da praça, veio substituir o edifício da antiga Câmara Municipal (Altes Rathaus), localizada a leste da Marienplatz e cuja origem remonta ao século XV. No centro, não perca a Coluna da Virgem Maria (Mariensäule), e no canto leste a Fonte do Peixe (Fischbrunnen).

A Marienplatz é também uma zona pedonal, destino de eleição para os amantes de compras. Aqui, vai encontrar inúmeras lojas das mais conceituadas marcas internacionais, boutiques, e ainda cafés e restaurantes.

3. Neues Rathaus

Neues Rathaus

Câmara Municipal (Neues Rathaus)

Localizada na Marienplatz, a Câmara Municipal (Neues Rathaus) é, sem dúvida, um dos edifícios mais emblemáticos de Munique. Construído entre 1867 e 1908 em estilo neogótico, o edifício destaca-se pela fachada com cerca de 100 metros de comprimento, decorada com figuras ornamentais. O famoso carrilhão Glockenspiel, o quarto maior da Europa, oferece uma pequena animação todos os dias às 11h, 12h, e ainda às 17h de Março a Outubro.

4. Cervejaria Hofbräuhaus

Interior da Hofbräuhaus

A Hofbräuhaus é um dos lugares mais pitorescos de Munique. A cervejaria foi fundada em 1589 pelo Duque William V e está localizada no coração de Munique, nas proximidades da Marienplatz (Platzl 9). É um lugar de visita obrigatória para quem pretende saborear a famosa cerveja alemã e os pratos típicos da Baviera (lombo e joelho de porco, e salsichas) num ambiente tradicional. A Hofbräuhaus está aberta de segunda a domingo, das 9h à meia-noite.

5. Palácio Nymphenburg

Nymphenburg

Palácio Nymphenburg

O Nymphenburg (Schloss Nymphenburg) é um palácio em estilo barroco datado do século XVII, que serviu de residência de Verão aos governantes da Baviera. O palácio, juntamente com o seu parque, é dos locais mais visitados da cidade. Neste local, não deixe de visitar a Galeria de Pedra (Steinerner Saal), os frescos de Zimmermann, as decorações de François de Cuvilliés e as salas interiores de inspiração barroca e rococó.

Para chegar ao palácio a partir do centro, apanhe o S-Bahn (comboio suburbano) até Laim e depois o autocarro até Schloss Nymphenburg. Em alternativa, apanhe o U-Bahn (metro) até Rotkreuzplatz, e depois o eléctrico até Schloss Nymphenburg. A viagem demora cerca de 20 minutos. Confira os horários no site dos os transportes públicos de Munique – MVV.

6. Englischer Garten

Jardim Inglês

Jardim Inglês

O Jardim Inglês (Englischer Garten) é o maior parque público da Alemanha com cerca de 4,2 km2 de área, tendo sido idealizado por Benjamin Thompson no final do século XVIII. É o local ideal para passear ao livre ou fazer um piquenique. O parque dispõe ainda de diversas áreas de lazer, restaurantes e os famosos biergartens, onde é possível degustar a tradicional cerveja alemã.

7. Teatro Nacional / Ópera de Munique

O Teatro Nacional (Nationaltheater München) é a casa de Ópera de Munique (Bayerische Staatsoper) e um dos símbolos culturais da cidade. Desde a sua abertura em 1818, tem sido palco de grandes produções com estreias mundiais. Estão disponíveis visitas guiadas que dão a conhecer os mais de 350 anos de história do local, as salas e o palco. As visitas têm a duração de um hora.

8. Parque Olímpico

Parque Olimpico

Parque Olimpico de Munique

O Parque Olímpico de Munique foi a casa dos Jogos Olímpicos de 1972. Actualmente é um dos principais parques de lazer da cidade e palco de diversos eventos como festivais de música, exposições e actividades desportivas. O parque está à distância de uma curta viagem de U-Bahn (metro) da estação de Marienplatz.

Facilmente passará aqui algumas horas, ou mesmo um dia inteiro, em passeios e na subida ao topo da torre olímpica. Da plataforma de observação, a 190 metros de altura, conseguirá avistar os Alpes com bom tempo. O restaurante giratório 181 oferece uma visão de 360 graus, completando uma volta em 53 minutos.

9. Igreja Asam

Asamkirche

Interior da igreja

A Igreja Asam (Asamkirche), com uma arquitectura de estilo barroco, foi construída como igreja privada, entre 1733 e 1746, por dois irmãos – o escultor Egid Quirin Asam e o pintor Cosmas Damian Asam.

O rico interior da igreja está dividido em três níveis. O nível mais baixo, reservado aos fiéis, é relativamente escuro, simbolizando o sofrimento do mundo. Os dois níveis mais próximos do céu são progressivamente mais luminosos, segundo uma clara hierarquia. O nível médio, em branco e azul, é reservado ao imperador, enquanto que o nível mais elevado é dedicado a Deus e à eternidade.

10. Alter Peter

Igreja de São Pedro (Alter Peter)

Alter Peter (Old Peter) oferece as melhores vistas dos telhados de Munique. Trata-se da torre de uma das igrejas mais antigas da cidade, a Igreja de São Pedro (Peterskirche), com uma arquitectura em estilo gótico, localizada por trás da Marienplatz. A igreja possui um belo altar dourado, pinturas de Jan Polack e frescos no tecto da autoria de Johann Baptist Zimmermann, todos datados do século XVIII.

Ganhe coragem para subir os 299 degraus até à plataforma de observação, a 91 metros de altura. Para além de uma perspectiva diferente do Altstadt, conseguirá avistar os Alpes com céu limpo. O bilhete de acesso à plataforma custa 3€.