O Parque Nacional de Doñana é considerado um paraíso da biodiversidade.
Foi criado em 1969, tendo sido declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1980. Em 1994, passou a constar da lista de locais considerados Património da Humanidade.
Doñana localiza-se no sudoeste da Península Ibérica, na região da Andaluzia, entre as províncias de Cádiz e Huelva, na margem direita da desembocadura do rio Guadalquivir. O parque tem uma área aproximada de 550 km², dos quais 135 km² são área protegida.
O Que Ver
Cerca de metade do território, que se estende de Huelva até Sanlúcar de Barrameda, é dominado por áreas húmidas (marismas), e a outra metade é constituída por formações arenosas, sendo possível distinguir diversos ecossistemas, nomeadamente sapais, dunas e áreas de mato (matorral), que constituem a transição entre os sapais e as constituições arenosas.
Cada um dos ecossistemas tem características e propriedades específicas, sendo habitat permanente ou temporário de muitas espécies de animais, em particular aves. Esta região constitui uma das rotas migratórias mais importantes entre os continentes europeu e africano.

Crias de javali no Parque Nacional de Doñana
Ao longo de um passeio pelo parque, terá a oportunidade de verificar a diversidade da paisagem desta área natural, passando por dunas móveis, praias, pinhais e matagal denso. Irá observar diversos animais como coelhos, javalis, cervos, gamos, cegonhas, répteis, além de inúmeras aves aquáticas e migratórias. Com muita sorte, poderá ver animais em vias de extinção como a águia-real ou o lince ibérico.
Descubra ainda alguns pueblos como Almonte, com as suas casinhas brancas, e El Rocío, famosa pela peregrinação católica na semana de Páscoa e pelas ruas em terra batida, assim deixadas intencionalmente numa invocação de tempos idos. Em Palos de la Frontera, vai encontrar o Cais das Caravelas, um museu com réplicas das naus utilizadas por Cristóvão Colombo na descoberta das Américas, e o Mosteiro de la Rábida onde o explorador se preparou para a primeira viagem.

Ermida de El Rocío
Numa visita a esta região, tem ainda a possibilidade de ir a banhos nas belas praias de Mazagón, Matalascañas e Castilla.
Como Visitar
É possível visitar o parque por conta própria, explorando os diversos senderos, percursos pedestres disponíveis no parque. Existem ainda quatro ciclovias, com uma extensão de 53 km. No entanto, uma vasta área do parque é apenas acessível numa visita com guias especializados. Esta limitação visa reduzir o impacto de negativo das visitas ao parque nacional.
O ideal é combinar uma visita guiada às zonas do parque inacessíveis de outro modo com passeios pelos trilhos realizados por conta própria.

Autocarros todo-o-terreno nas dunas do Parque Nacional de Doñana
Existem diversas empresas locais que organizam visitas em veículos todo-o-terreno, a cavalo, atravessando cada um dos ecossistemas, dunas ou pântanos, e ainda de barco pelo rio Guadalquivir. As visitas podem ter a duração de quatro horas (meio dia) ou dia inteiro. Uma das principais empresas é La Sociedad Cooperativa Andaluza Marismas del Rocío, e o preço por pessoa começa nos 30€.
Centros de Visitantes do Parque Nacional de Doñana
Os centros de visitantes estão abertos todo o ano (excepto festividades), e o acesso é gratuito, não sendo necessária reserva. Estes centros podem fornecer toda a informação necessária sobre os trilhos e as visitas guiadas. Existe ainda um ponto de informação aberto todo o ano, e três outros sazonais.
O centro de visitantes El Acebuche, a cerca de 3 km da localidade de Matalascañas, é o mais completo. Possui uma exposição informativa, sala de audiovisual, cafetaria, loja de lembranças, e uma grande área de piquenique.
É a partir deste centro que partem dois senderos pedestres: o “Laguna del Acebuche”, com 1,5 km de extensão, que percorre a margem sul de uma antiga lagoa, e o “Lagunas del Huerto y las Pajas”, com 3,5 km, que atravessa pinhais. É também daqui que parte a visita guiada em autocarros todo-o-terreno.
Os outros centros de informação situam-se na aldeia de El Rocío (La Rocina e Palácio del Acebrón), em Almonte (Los Centenales), em Aznalcázar – Sevilha (José António Valverde), e em Sanlúcar de Barrameda – Cádiz (La Fabrica de Hielo).
Para visitar as dunas fósseis de Doñana por conta própria, também chamadas dunas consolidadas por oposição às dunas móveis, em constante mutação, sugerimos ainda o sendero “Cuesta Maneli”, com uma extensão de 1,3 km, localizado no quilómetro 39,7 da estrada A-494, ou o sendero “Dunar” com início por detrás do Gran Hotel del Coto em Matalascañas, e uma extensão de 1,5 km num traçado circular de baixa dificuldade.
Como Ir
O melhor meio de transporte para chegar ao Parque Nacional de Doñana é o automóvel. O parque situa-se a cerca de 125 km da fronteira portuguesa de Vila Real de Santo António.
Entrando em Espanha, deve seguir a auto-estrada A49 e sair para o Parque Nacional de Doñana (saída 50), continuando pela estrada A-483 até chegar a Matalascañas, ponto de partida para visitar o parque.
Quando Ir

Flamingos no Parque Nacional de Doñana
Qualquer época do ano é boa para visitar o Parque Nacional de Doñana. Para os amantes da Natureza, os meses de Outono e Inverno são os mais interessantes, visto que é nesta altura do ano que as aves migratórias oriundas de outros pontos da Europa chegam à região.
Durante a Primavera, há uma explosão de vida e cor, sendo ainda nesta altura que se realiza a tradicional romaria em adoração à Virgen del Rocío com desfiles de carroças tradicionais.
No Verão, as temperaturas podem ser muito elevadas, razão por que as visitas guiadas se realizam pela manhãzinha e ao final da tarde. É nesta altura do ano que o parque recebe mais visitantes, pelo que deve reservar a sua visita com alguma antecedência, tendo em consideração que podem existir limitações no número diário de visitantes.
Onde Ficar
Os alojamentos turísticos nesta região situam-se fundamentalmente nas povoações de El Rocío, Mazagón e Matalascañas, com alguma diversidade de oferta, nomeadamente ao nível de casas de turismo rural e de habitação, aldeamentos turísticos, apartamentos e ainda parques de campismo localizados na proximidade da praia.
Sugestões de hotéis frente à praia:
- Mazagonia, Mazagón
- Parador de Mazagón
- On Hotels Oceanfront, Matalascañas
- Gran Hotel del Coto, Matalascañas
- Hotel Flamero, Matalascañas
Saber Mais sobre o Parque Nacional de Doñana
Para obter mais informações sobre este destino, consulte o site oficial do Turismo de Espanha.