À Descoberta dos Tesouros e Encantos da Irlanda

As paisagens lendárias, os cenários deslumbrantes, as cidades acolhedoras, a elegância dos castelos, e a natureza idílica são alguns dos atributos que pode encontrar nesta viagem pela Irlanda.

O circuito pelo território irlandês inicia-se na cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte. Aqui pode visitar o Castelo da cidade, erigido na encosta de cave Hill; a Catedral com o seu estilo hiberno-românico, onde pode encontrar mosaicos desenhados por Sir Charles Nicholson e o mural dedicado a St. Patrick; a Câmara Municipal com uma arquitectura renascentista clássica eduardina; os jardins botânicos; o Parlamento (Stormont) com um estilo neo-clássico grego desenhado por Sir Arnold Thornley; e o Museu de Ulster com uma vasta colecção de arte irlandesa, europeia, e americana com diversos artefactos históricos e arqueológicos e alguns tesouros da Armada Espanhola.

Se ainda tiver oportunidade pode fazer algumas compras entre a Donegall Place e a Royal Avenue, onde pode encontrar estabelecimentos de renome internacional e lojas tradicionais com produtos locais de excelente qualidade. O mercado de St. George é outro espaço comercial a não perder.

Após uma visita panorâmica a Belfast é altura de rumar a uma das oito maravilhas do mundo: a Calçada dos Gigantes (Giant’s Causeway), uma formação geológica ímpar que se formou devido ao arrefecimento do magma há cerca de 60 milhões de anos e que atrai actualmente milhares de turistas de todo o Mundo. Daqui segue-se para as cidades de Derry (Londonderry) e Sligo ao longo de uma paisagem deslumbrante e acidentada no condado de Donegal.

Derry, situada no extremo Noroeste da Irlanda, nas margens do rio Foyle, é a segunda maior cidade da Irlanda do Norte, com uma história com mais de 1500 anos. Aqui pode visitar as muralhas da cidade datadas do século XVII, o Museu da Torre, a Catedral de Guildhall, e a Capela de Santo Agostinho.

Na cidade costeira de Sligo, que se situa entre a costa Atlântica e os cenários montanhosos de Dartry e de Ox, realiza-se uma breve visita panorâmica à Abadia e ao Memorial à Fome em honra das vítimas que pereceram devido à crise da batata, durante o século XIX, e aos emigrantes que partiram em busca de uma vida melhor.

Visitar a ilha de Aran

Costa rochosa da Ilha de Aran

No caminho para Galway ainda se passa por Kylemore, onde se visita a Abadia Beneditina e medieval construída durante o século XII. Galway, cidade conhecida como a “Cidade das Tribos”, é assim designada em honra das 14 famílias ancestrais do século XV que dominavam a cidade. Ao longo dos séculos, Galway manteve relações comerciais com Espanha, influência que se reflecte na arquitectura, nomeadamente no “Arco Espanhol” e a “Spanish Parade”. Outros locais a visitar são a Praça Eyre, a Universidade e a principal artéria pedonal.

O Parque Nacional de Burren situado no Noroeste do país, entre o Atlântico e a baía de Galway, é outro dos locais a visitar, tal como os penhascos escarpados de Moher com mais de 120 metros de altura sobre o Oceano Atlântico, de onde se podem avistar as ilhas Aran em dias de céu limpo. Em seguida é altura de partir em direcção a Limerick, onde se visita o castelo de Bunratty e a área adjacente.

Na cidade de Cork, nomeada Capital Europeia da Cultura durante o ano de 2005, visita-se o Castelo de Blarney, a Igreja de St. Anne, o Old English Market, o Parque Cork Heritage, a Galeria de Arte Crawford e a rua de St. Patrick. Situada na costa Oeste da Irlanda, Cork é uma cidade animada onde não faltam lugares para apreciar uma boa cerveja ou whisky como o “An Bodhran” na Oliver Plunkett Street ou o An Spailpin Fanac na South Main Street.

A caminho de Dublin visita-se a cidade de Kilkenny, a capital medieval da Irlanda. Esta cidade possui inúmeros atractivos, sendo um lugar turístico por excelência com destaque para diversos locais a visitar como o Castelo e seus jardins, a Abadia fundada em 1255, a Rothe House datada do século XVI e a Catedral com mais de 800 anos.

Fachada do Castelo de Dublin

Castelo de Dublin

Em Dublin terá cerca de um dia e meio para conhecer esta bela capital através de uma visita panorâmica que inclui a visita à movimentada O’Connell Street; ao Museu Nacional; à Catedral Christchurch datada do século XII; à Catedral de St. Patrick; ao Parque Fénix; ao Parlamento; à Mansion House, onde foi assinada a independência da Irlanda; às artérias comerciais de Grafton e Dame Street; ao Castelo de Dublin; ao Colégio de Trinity; à fábrica da famosa cerveja Guiness; entre outros lugares.

Esta volta à Irlanda é organizada pelo operador turístico Nortravel. Este circuito decorre em datas fixas durante os meses de Junho, Julho e Agosto com saídas de Lisboa e Porto.

O programa inclui estadia durante sete noites, passagem aérea de ida e volta TAP, circuito em autocarro com guia em português, almoços e jantares, visitas à destilaria do whisky Jameson, à fábrica de cerveja Guiness, à calçada do Gigante, aos penhascos escarpados de Moher e ainda as visitas panorâmicas a Derry, Sligo, Galway, Kilkenny, Cork e Dublin.