Descobrir Itália: 10 Atrações Turísticas Imperdíveis

Um dos problemas quando se planeia uma viagem a Itália é decidir o que ver – ou não fosse Itália um destino recheado de atrações turísticas.

A pensar nisso, compilámos um conjunto de atrações em Itália. Estas, pelo menos, não podem falhar.

1. Coliseu

O Coliseu de Roma dispensa grandes apresentações. Basta referir que é o maior anfiteatro construído durante o Império Romano, e que ainda hoje serve de inspiração para a construção de arenas e espaços afins.

A visita ao espaço revela o profundo contraste entre os tempos antigos e todo o desenvolvimento moderno do espaço circundante.

O melhor de Roma

Coliseu de Roma

2. Fórum Romano

Ainda em Roma, o Fórum Romano é outra das grandes obras do Império Romano. A sua importância na vida pública dos romanos está patente nas ruínas dos vários edifícios públicos em torno da praça, que ainda hoje fazem o fascínio dos visitantes.

3. Cidade do Vaticano

Algumas das obras de arte que podem ser visitadas no Vaticano são inestimáveis. Para além das visitas mais óbvias à Basílica e Praça de São Pedro, os museus do Vaticano incluem a maior coleção de arte do mundo, constituída durante séculos pela igreja católica. A entrada nos museus dá acesso à famosa capela Sistina.

As melhores atrações turísticas do Vaticano

Vista panorâmica do Vaticano

4. Canais de Veneza

Nada traduz melhor o charme romântico da cidade de Veneza do que o famoso passeio de gôndola pelos canais – as verdadeiras ruas de Veneza – percorrendo edifícios centenários que pouco ou nada mudaram ao longo do tempo. A cidade é única e vale bem uma visita.

Para saber mais sobre a cidade, consulte o guia de Veneza.

Visitas turísticas em Veneza

Grande Canal de Veneza

5. Catedral de Santa Maria del Fiore

A grandiosidade da catedral de Santa Maria del Fiore domina a paisagem de Florença. Construída entre os séculos XIII e XV, a obra culminou com a conclusão da cúpula por Filippo Brunelleschi.

O campanário de Giotto, com 84 metros de altura, também pode ser visitado. Para lá chegar, é necessário subir os 414 degraus (não há elevador), mas as vistas sobre Florença são fabulosas.

Passeios em Florença

Catedral de Florença

6. Torre de Pisa

A torre pendente de Pisa é o símbolo mundialmente conhecido da cidade. A construção do campanário iniciou-se no século XII, tendo a inclinação, fruto de fundações instáveis, começado a revelar-se com a construção do terceiro andar.

Previa-se que a torre tombasse no ano 2000, mas os trabalhos de consolidação e restauração dos anos 90 permitiram que hoje os visitantes possam subir até ao topo e apreciar as magníficas vistas sobre a cidade de Pisa.

7. Pompeia

As ruínas de Pompeia são o que resta da cidade atingida pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 a.C. A cidade esteve coberta pelas cinzas e lamas durante cerca de mil e seiscentos anos antes de ser redescoberta por acaso em 1748.

Escavações arqueológicas revelaram, sob as cinzas e lamas, habitações, mercados, termas, templos e os corpos das vítimas dispostos tal como se encontravam no momento em que foram atingidos pela erupção.

Os visitantes podem percorrer as ruas da antiga cidade e reconstituir o modo de vida de há 2 mil anos.

8. Lago de Como

Não é por acaso que George Clooney aqui comprou uma villa setecentista. O clima ameno da região atrai visitantes, que encontram no Lago de Como algumas das mais belas paisagens de montanha em Itália, para além de várias localidades pitorescas.

Passeios nos Lagos de Itália

Lago de Como – Itália

9. Cinque Terre

Cinque Terre, localizada na Riviera Lingure, é uma região costeira montanhosa, onde a técnica dos terraços agrícolas permite tirar o maior proveito dos terrenos inclinados, ao mesmo tempo que enriquece a paisagem.

Encravadas nas montanhas, as aldeias pitorescas de Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore constituem importantes atrações turísticas, ligadas apenas por uma estreita estrada cénica, ou por trilhos pedestres. Os maus acessos explicam talvez por que é que estas localidades remotas conservam ainda traços de antigas aldeias piscatórias.

Cinque Terre na costa e Itália

Cinque Terre

10. Costa de Almafi

A Costa de Almafi corresponde à linha de costa na Península Sorrentine entre Sorrento e Salerno. A estreitíssima estrada costeira, esculpida no precipício, oferece uma das mais belas paisagens naturais do Mediterrâneo, motivo pelo qual a região está classificada como património da UNESCO. Pelo caminho, as cidades históricas de Amalfi, Ravello e Positano merecem uma visita.