Um dos problemas quando se planeia uma viagem a Itália é decidir o que ver – ou não fosse Itália um destino recheado de atrações turísticas.
A pensar nisso, compilámos um conjunto de atrações em Itália. Estas, pelo menos, não podem falhar.
1. Coliseu
O Coliseu de Roma dispensa grandes apresentações. Basta referir que é o maior anfiteatro construído durante o Império Romano, e que ainda hoje serve de inspiração para a construção de arenas e espaços afins.
A visita ao espaço revela o profundo contraste entre os tempos antigos e todo o desenvolvimento moderno do espaço circundante.

Coliseu de Roma
2. Fórum Romano
Ainda em Roma, o Fórum Romano é outra das grandes obras do Império Romano. A sua importância na vida pública dos romanos está patente nas ruínas dos vários edifícios públicos em torno da praça, que ainda hoje fazem o fascínio dos visitantes.
3. Cidade do Vaticano
Algumas das obras de arte que podem ser visitadas no Vaticano são inestimáveis. Para além das visitas mais óbvias à Basílica e Praça de São Pedro, os museus do Vaticano incluem a maior coleção de arte do mundo, constituída durante séculos pela igreja católica. A entrada nos museus dá acesso à famosa capela Sistina.

Vista panorâmica do Vaticano
4. Canais de Veneza
Nada traduz melhor o charme romântico da cidade de Veneza do que o famoso passeio de gôndola pelos canais – as verdadeiras ruas de Veneza – percorrendo edifícios centenários que pouco ou nada mudaram ao longo do tempo. A cidade é única e vale bem uma visita.
Para saber mais sobre a cidade, consulte o guia de Veneza.

Grande Canal de Veneza
5. Catedral de Santa Maria del Fiore
A grandiosidade da catedral de Santa Maria del Fiore domina a paisagem de Florença. Construída entre os séculos XIII e XV, a obra culminou com a conclusão da cúpula por Filippo Brunelleschi.
O campanário de Giotto, com 84 metros de altura, também pode ser visitado. Para lá chegar, é necessário subir os 414 degraus (não há elevador), mas as vistas sobre Florença são fabulosas.

Catedral de Florença
6. Torre de Pisa
A torre pendente de Pisa é o símbolo mundialmente conhecido da cidade. A construção do campanário iniciou-se no século XII, tendo a inclinação, fruto de fundações instáveis, começado a revelar-se com a construção do terceiro andar.
Previa-se que a torre tombasse no ano 2000, mas os trabalhos de consolidação e restauração dos anos 90 permitiram que hoje os visitantes possam subir até ao topo e apreciar as magníficas vistas sobre a cidade de Pisa.
7. Pompeia
As ruínas de Pompeia são o que resta da cidade atingida pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 a.C. A cidade esteve coberta pelas cinzas e lamas durante cerca de mil e seiscentos anos antes de ser redescoberta por acaso em 1748.
Escavações arqueológicas revelaram, sob as cinzas e lamas, habitações, mercados, termas, templos e os corpos das vítimas dispostos tal como se encontravam no momento em que foram atingidos pela erupção.
Os visitantes podem percorrer as ruas da antiga cidade e reconstituir o modo de vida de há 2 mil anos.
8. Lago de Como
Não é por acaso que George Clooney aqui comprou uma villa setecentista. O clima ameno da região atrai visitantes, que encontram no Lago de Como algumas das mais belas paisagens de montanha em Itália, para além de várias localidades pitorescas.

Lago de Como – Itália
9. Cinque Terre
Cinque Terre, localizada na Riviera Lingure, é uma região costeira montanhosa, onde a técnica dos terraços agrícolas permite tirar o maior proveito dos terrenos inclinados, ao mesmo tempo que enriquece a paisagem.
Encravadas nas montanhas, as aldeias pitorescas de Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore constituem importantes atrações turísticas, ligadas apenas por uma estreita estrada cénica, ou por trilhos pedestres. Os maus acessos explicam talvez por que é que estas localidades remotas conservam ainda traços de antigas aldeias piscatórias.

Cinque Terre
10. Costa de Almafi
A Costa de Almafi corresponde à linha de costa na Península Sorrentine entre Sorrento e Salerno. A estreitíssima estrada costeira, esculpida no precipício, oferece uma das mais belas paisagens naturais do Mediterrâneo, motivo pelo qual a região está classificada como património da UNESCO. Pelo caminho, as cidades históricas de Amalfi, Ravello e Positano merecem uma visita.