7 Dicas para Viajar com Menos Peso

Os viajantes profissionais sabem por experiência que o excesso de bagagem é um dos principais erros que se pode cometer numa viagem.

Depois da mala feita, não há muito a fazer, excepto carregar o peso, ou em desespero aliviá-lo oferecendo ou deitando fora o excesso de bagagem.

Mas na hora de fazer a mala, é possível evitar alguns quilogramas para que a bagagem não se torne um empecilho durante a viagem. Bom senso e sete dicas são tudo o que precisa para viajar com menos peso.

1. Escolher uma Mala ou Mochila Pequenas

Se tiver muito espaço disponível, é mais do que certo que vai usá-lo todo (e mais peso terá de carregar). Ao escolher uma mala ou mochila pequenas, será obrigado a levar apenas o que precisa (e não aquilo que pode vir a precisar).

2. Não Encher a Mala até ao Limite

O volume da mala é tão importante como o seu peso. Se a mala estiver muito cheia, vai ter problemas. Lembre-se de que a roupa suja ocupa mais espaço do que a roupa dobrada. Além disso, vai trazer mais do que levou – todos os viajantes compram algo durante a viagem. Finalmente, se a mala estiver demasiado cheia, acabará por ter de a refazer várias vezes, em vez de usar esse tempo para actividades mais interessantes.

3. Estudar o Destino

Se souber qual é o clima do seu destino, pode fazer a mala com mais conhecimento e poupar em roupa e calçado que não são apropriados e que acabará por nunca usar. Vai chover? Compre um guarda-chuva no destino. Precisa de botas de montanha? Como ocupam muito espaço e são pesadas, pondere bem – se a viagem for predominantemente urbana, deixe as botas em casa.

4. Comprar no Destino

Levar mais dinheiro e menos bagagem é muitas vezes a melhor opção numa viagem. Isto não significa gastar muito, mas apenas estar preparado para comprar localmente no caso de precisar. E as compras podem até ser uma parte divertida da viagem. Se for na Ásia, por exemplo, é quase certo que irá encontrar verdadeiras pechinchas nos mercados locais.

5. Usar Lavandarias

É bem provável que o local onde vai ficar alojado tenha ou esteja próximo de uma lavandaria. Se pagar por este serviço significar viajar mais leve, verá que foi um bom investimento. Ao incluir roupa para uma semana na bagagem, terá roupa para várias semanas. E se alguma peça se estragar? Lembre-se de que existe roupa à venda em qualquer parte do mundo.

6. Levar Pequenas Doses

De um modo geral, inclua na bagagem pequenas doses ou apenas aquilo que tem a certeza de não encontrar no destino. Por exemplo, leve alguns ibuprofenos em vez da embalagem completa. Não leve pilhas AA sobresselentes, vendem-se em todo o lado. Se quiser incluir produtos de higiene como champô, gel de banho, desodorizante, creme hidratante, pasta de dentes, protector solar, arranje embalagens mais pequenas; não precisa de levar doses para um ano inteiro.

7. Fazer Revisões

Não deixe para o último minuto a tarefa de fazer a mala. Se o fizer, é quase certo que irá carregar excesso de peso durante a sua viagem. O ideal é fazer a mala e deixá-la a repousar durante a noite. Na segunda ou terceira revisão, vai começar a questionar-se “será que vou mesmo precisar disto?”. Também pode ser útil dispor de tudo o que pretende levar em cima da cama ou no chão, antes de colocar dentro da mala. Assim, pode eliminar aquilo de que não vai precisar, além de construir uma imagem mental do leva na bagagem.