Dusseldorf, Das Ist Cool: A Elegância Alemã

Nas margens do rio Reno, Dusseldorf é uma excelente escolha para fazer uma escapadinha fora dos destinos mais óbvios na Alemanha como sejam Berlim e Munique.

A cidade de Dusseldorf é um dos principais centros de desenvolvimento económico e financeiro do gigante alemão. É também um centro de artes a nível europeu, e um pólo inovador nas áreas da moda, da publicidade e da comunicação.

Principais Atracções

1. Altstadt

Bairro histórico de Dusseldorf

O bairro histórico de Altstadt é o coração da cidade, e um dos locais mais movimentados da capital do estado da Renânia do Norte-Vestefália. Aqui, encontra uma extensa rua com mais de 260 bares, cervejarias, e restaurantes, apelidada de “o mais extenso bar do mundo”.

É também no coração de Dusseldorf que estão situados os centros de arte contemporânea K20 e K21 com salas de exposições e cinema, o Museu de História da cidade, e a Ópera Alemã do Reno.

Não perca ainda nesta área a maior igreja católica de Dusseldorf, a Basílica de São Lambertus, na Stiftsplatz, construída em 1206 e famosa pela sua inconfundível torre torcida. A igreja de St. Andreas em estilo barroco é outro destaque.

2. Königsallee

Também emblemática é a Königsallee, conhecida simplesmente por Kö pelos locais. Esta é uma avenida arborizada com quase um quilómetro de extensão, onde estão localizadas as mais conceituadas e exclusivas lojas internacionais de moda e design.

Na parte oeste da Kö concentram-se os hotéis de luxo: Breidenbacher Hof, InterContinental e Steigenberger Parkhotel são três das opções a considerar em Dusseldorf na categoria de 5 estrelas.

3. MedienHafen

Uma das obras de Frank Gehry em Dusseldorf

A cidade de Dusseldorf também foi alvo de uma profunda reabilitação e renovação urbana na zona do velho porto fluvial, o qual foi transformado num centro financeiro e residencial, embora mantendo o ambiente portuário. O MedienHafen, como é conhecido, é hoje um espaço sofisticado e trendy, voltado para o futuro.

De facto, esta nova área da cidade tornou-se um importante centro das indústrias criativas na Europa. Estão aqui localizadas as principais empresas no domínio da publicidade, dos media, e das telecomunicações.

É também nesta zona que vai encontrar algumas das melhores obras de arquitectura contemporânea em território alemão, com particular destaque para os projectos do arquitecto Frank Gehry. Um dos melhores exemplos é o Centro de Artes Rheinhafen.

4. Passeio Ribeirinho

Passeio nas margens do rio Reno em Dusseldorf

O passeio junto ao rio Reno é considerado um dos mais belos, particularmente apreciado nos meses de Verão. Ligando Altstadt e MedienHafen, este é o local para relaxar e ver os barcos passar na esplanada de um dos muitos cafés e bares.

Circular na Cidade

Fim de semana em Dusseldorf

A bicicleta é um excelente meio de transporte em Dusseldorf

Os passeios a pé são a melhor forma de descobrir Dusseldorf. A bicicleta é outra das opções interessantes, existindo estações espalhadas pela cidade. Consulte o sites nextbike ou Call a Bike para saber mais sobre esta opção de transporte.

Pode também optar pelos transportes públicos, que são muito eficientes. Um bilhete simples (Preisstufe A) custa 2,80€ e pode ser utilizado nos autocarros e nos comboios suburbanos durante 90 minutos. Existe um bilhete mais barato que custa 1,70€ (Kurzstrecke), mas é válido apenas para viagens curtas (4 paragens ou 30 minutos).

Se visitar Düsseldorf durante a Primavera e o Verão, um cruzeiro no rio Reno oferece uma perspectiva diferente da cidade e dos seus edifícios. Neste passeio de barco, com a duração de uma hora, terá ainda a oportunidade de passar por baixo da ponte Theodor Heuss, a primeira ponte suspensa da Alemanha, concluída em 1957. As principais companhias que oferecem cruzeiros em Dusseldorf são Weisse Flotte e KD.

Onde Ficar

A maioria dos hotéis em Dusseldorf está localizada no centro da cidade, com excelentes acessos aos principais pontos turísticos. Conheça algumas sugestões de hotéis que oferecem uma boa relação preço / qualidade e todas as comodidades para uma estadia confortável: Hotéis no Centro de Dusseldorf.

Quando Ir

Os meses de Primavera e do Verão são os melhores para visitar Dusseldorf. As temperaturas médias variam entre 15ºC em Abril e 24ºC nos meses de Julho e Agosto.

Festivais em Dusseldorf

Um dos festivais mais animados é o Düsseldorfer Karneval, uma imponente festa que em nada fica atrás do carnaval de Colónia. Na terceira semana de Julho tem lugar outro importante festival de Verão, o Rheinkirmes em homenagem a Santo Apolinário, santo padroeiro de Dusseldorf. Trata-se da maior feira popular do Reno, que atrai anualmente cerca de 4 milhões de visitantes.

Como Chegar

A TAP dispõe de voos directos entre Lisboa e Dusseldorf. Quem sai do Porto ou de Faro, pode optar pela companhia aérea Ryanair que oferece ligações diretas para o aeroporto de Weeze, localizado a 80 km do centro da cidade.