Numa aventura de 18 dias pelo coração do Médio Oriente, promovida pela agência de viagens Nomad, propõe-se uma expedição que passa pelo Cairo, pelas Pirâmides, pelo Monte Sinai, pelos mistérios de Petra e ainda pelo Mar Vermelho, pelo Mar Morto e pelo Nilo.
A viagem inicia-se na capital egípcia onde poderá sentir a cidade milenar com tradições ancestrais e onde pode encontrar bazares tradicionais que revelam segredos dignos das mil e uma noites, como o fervilhante souk Khan el-Khalili.
Aqui encontra-se programada uma visita ao Museu Egípcio, fundado no século XIX, que acolhe o tesouro do Faraó Tutankhamon e outras relíquias arqueológicas. Opcionalmente pode ainda visitar Alexandria e a ilha de Zamalek.
Em direcção a Gizé visitam-se as pirâmides e a Esfinge através de um meio de locomoção tradicional: o camelo. Em Assuão, após uma viagem de comboio com partida do Cairo, atravessa-se o Nilo de barco para visitar uma aldeia núbia. A cidade de Assuão é um importante pólo mercantil do continente africano onde, ao longo dos séculos, se cruzaram diversos povos e culturas. Aqui, terá a possibilidade de visitar o Templo de Ísis e o complexo arqueológico de Abu Simbel.
A bordo de uma embarcação tradicional (feluca) terá a oportunidade de navegar durante um dia inteiro pelo Rio Nilo com diversas paragens durante o percurso. Em direcção a Luxor pode visitar os Templos de Kom Ombo e de Edfu.

Circuitos no Egipto
No Monte Sinai terá a oportunidade de subir ao topo e visitar o mosteiro ortodoxo bizantino de Santa Catarina mandado construir pelo imperador Justiniano I no ano de 527. No Mar Vermelho o descanso toma conta da viagem nas bonitas praias de Nuweiba, situadas no Golfo de Aqaba próximo da Jordânia e da Arábia Saudita, onde poderá praticar diversas actividades, como o mergulho.
A travessia para a Jordânia faz-se pelo Golfo de Aqaba por ferry-boat. Em direcção ao Norte atravessa-se o deserto de Wadi Rum em veículos todo-o-terreno. Chegados a Petra tem à sua disposição dois dias para explorar a antiga cidade dos nabateus, onde poderá apreciar construções únicas escavadas nas rochas calcárias, com especial destaque para o Teatro, o Tesouro e ainda o Siq.
Rumando para Norte segue-se a rota que liga Damasco ao rio Eufrates, com paragem no Mar Morto, alcançando-se depois Madaba com uma soberba arquitectura otomana e com vestígios da era Bizantina.
As deslocações pelo território são realizadas em veículos todo-o-terreno, transportes públicos, a bordo de embarcações tradicionais (feluca), bem como de camelo e de burro. O alojamento é em pequenos hotéis, refúgios de praia, acampamentos no deserto e em cabines de comboio.
O preço para esta expedição de aventura é de 1295 euros (sem voo incluído).