Encantos do Nordeste Brasileiro: O Que Ver e Quando Ir

A região do Nordeste do Brasil é dominada por uma costa de águas límpidas, piscinas naturais, coqueiros e praias paradisíacas de areia fina, enseadas, um clima excepcional e um povo acolhedor.

De Fortaleza a Natal, do Recife a Maceió, de Porto Galinhas a Pipa ou de Aracaju a Salvador a paisagem é dominada pela beleza e pelo encanto de locais únicos que só podem ser encontrados no Brasil.

O Nordeste brasileiro é constituído pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.

Com uma área de 1 500 000 km2 e uma população de 52 milhões de habitantes, o Nordeste brasileiro é uma das maiores regiões do país.

O Que Ver e Visitar

A vila piscatória de Porto Galinhas é uma porta de entrada para o mundo paradisíaco das praias de corais do Nordeste brasileiro como a praia de Maria Farinha, situada no estado de Paraíba; a praia de Muro Alto com uma enorme barreira de corais que forma uma piscina natural de quase 3 km; e a praia de Carneiros em Tamandaré. Para além das belas praias de águas cristalinas não deve perder um passeio de buggy, nem a visita ao mangal de Porto de Galinhas, um autêntico paraíso para os amantes do ambiente natural.

A cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, é conhecida pelas suas belas praias com água de azul-turquesa e verde-esmeralda e os coqueiros. Aqui, a paisagem urbana encontra-se em equilíbrio com o ambiente tropical.

Numa visita a Maceió não deve perder a rota dos corais; os areais entre a Barra de Camaragibe e Japaratinga com cerca de 40 km de extensão; a ilha da Crôa; São Miguel dos Milagres e Porto das Pedras; as belas praias de Maragogi; ainda as praias da Barra de São Miguel e Gunga, localizadas a Sul de Maceió.

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos tesouros ecológicos do Brasil. Situado a cerca de 350 km da costa, a ilha integra o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e foi classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Os principais pontos de interesse são a Baía dos Golfinhos; a Baía dos Porcos onde os corais e ouriços-do-mar concedem cor às águas transparentes; a praia da Atalaia, um refúgio natural magnífico com um limite de 100 visitas por dia; e a Praia de Sancho.

O arquipélago é controlado de forma rigorosa de modo a assegurar a preservação do ambiente. Para visitar este local é necessário efectuar o pagamento de uma taxa diária e existe um número limitado de visitas por dia (450).

Quando Ir

O clima da região é tropical com temperaturas e humidade relativa elevadas durante todo o ano. O mês mais quente é Janeiro com as temperaturas médias a alcançarem os 32ºC e o mês menos quente é Julho com temperaturas máximas de 27ºC e mínimas de 17ºC. A precipitação ocorre maioritariamente entre Abril e Agosto.

Onde Ficar

Para verificar as melhores ofertas de hotéis visite o site Booking.com