Faróis da Costa Portuguesa com Visitas Gratuitas

No âmbito da celebração do Dia da Marinha, os faróis portugueses vão estar de portas abertas ao público. As visitas gratuitas ocorrem em faróis distribuídos pela costa de Portugal Continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

As visitas decorrem entre sábado (12 de maio) e domingo (dia 20 de maio) num horário predefinido (entre as 14 e as 17h), não sendo necessário efectuar nenhuma marcação prévia. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer os edifícios por dentro, obter informações sobre a história e o funcionamento técnico dos faróis.

Cabo da Roca

Esta iniciativa envolve os faróis de Montedor, Leça, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Berlenga, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Cabo Sardão, Cabo de São Vicente, Alfanzina, Santa Maria e Vila Real de Santo António. Com um horário diferente, o farol do Cabo Carvoeiro poderá ser visitado entre 12 e 19 de maio entre as 10h00 e as 17h00, e no dia 20 de maio entre as 14h00 e as 17h00.

Nos Açores, e no horário predefinido, poderá visitar os faróis da Ferraria, Arnel, Cintrão, Ponta da Graça, Gonçalo Velho, Contendas, Ponta da Barca, Ponta da Ilha, Ponta do Topo, Lages, Flores e Albarnaz.

Na Madeira, também no mesmo horário, os faróis abertos ao público serão os da Ponta do Pargo e São Jorge.

As comemorações do Dia da Marinha incluem também entradas gratuitas no Aquário Vasco da Gama, no Museu da Marinha e no Planetário Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e na Fragata D. Fernando II e Glória, em Almada, entre os dias 18 e 20 de maio.

A manutenção e gestão da rede de faróis em Portugal estão entregues à Marinha Portuguesa desde o final do século XIX, sendo que compete à Direcção Geral de Autoridade Marítima instalar e manter os faróis e farolins ao longo da costa. Para mais informações sobre esta iniciativa consulte o portal da Marinha em www.marinha.pt.