Faróis da Costa Portuguesa com Visitas Gratuitas

Farois da Costa Portuguesa A partir do mês de Novembro, e no seguimento da celebração do Dia Nacional do Mar, os faróis portugueses vão passar a estar de portas abertas ao público. As visitas guiadas são realizadas pelos próprios faroleiros, todas as quartas-feiras, em 30 faróis distribuídos pela costa de Portugal Continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

As visitas decorrem num horário predefinido (entre as 14 e as 17h), não sendo necessário efectuar nenhuma marcação prévia. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer os edifícios por dentro, obter informações sobre a História e explicações do funcionamento técnico dos faróis, dadas pelos faroleiros residentes.

Esta iniciativa envolve os faróis do Cabo de São Vicente, Vila Real de Santo António, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Berlenga, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Sines e Cabo Sardão, entre muitos outros.

A manutenção e gestão da rede de faróis em Portugal estão entregues à Marinha Portuguesa desde o final do século XIX, sendo que compete à Direcção Geral de Autoridade Marítima instalar e manter os faróis e farolins ao longo da costa. Para mais informações sobre esta iniciativa consulte o portal da Marinha em www.marinha.pt.