Férias em Agosto: Onde Ir e O Que Visitar

De todos os meses do ano, Agosto continua a ser preferido para as férias do Verão. É em média o mês com temperaturas mais altas um pouco por toda a Europa. E é por excelência o mês da praia e dos festivais.

Mas Agosto pode também ser um mês para descobrir novos destinos. Conheça seis dos melhores locais para visitar em Agosto.

1. Edimburgo, Escócia

Edimburgo

Castelo de Edimburgo

Agosto é não apenas o mês mais ameno na Escócia mas é também o mês dos festivais. Com a chegada de Agosto, o Edinburgh Military Tattoo traz tradição e cerimónias à esplanada do Castelo de Edimburgo, o Festival Internacional de Edimburgo e o Fringe enchem as ruas de Edimburgo de ópera, dança, música clássica, teatro (drama e comédia). E há ainda o Festival Internacional do Livro de Edimburgo, com inúmeros eventos na Charlotte Square, rodeada por belíssimos edifícios georgianos. Imperdível.

2. Vale Sagrado dos Incas, Peru

Terraços circulares de Moray

O Vale Sagrado dos Incas deve ser visitado na estação seca (Abril a Outubro), e Agosto acaba por ser o mês ideal para viajar para a cordilheira dos Andes. A cidade de Cuzco, a capital histórica do Império Inca e a cidade mais antiga do continente americano, é a porta de entrada para visitar o vale sagrado dos Incas. Entre Ollantaytambo e Písaq, terá a oportunidade de descobrir não apenas um vale mas toda uma região de vales, desfiladeiros e rios com extraordinárias ruínas e aldeias tradicionais.

3. Bilbau, Espanha

Escapadinha em Bilbau: O que ver e fazer

Exterior do Museu Guggenheim

Com temperaturas agradáveis, Agosto é o mês ideal para visitar a cidade de Bilbau no País Basco. O Museu Guggenheim nas margens do rio Nervión e o centro histórico (Casco Viejo), com uma vida intensa e um património arquitectónico ímpar, são as principais atrações. A gastronomia é outro dos pontos fortes de Bilbau. Aproveite para saborear os diferentes tipos de pintxos (tapas) na companhia de uma cerveja ou de um vinho da região.

4. Ilhas Gregas

Férias nas ilhas gregas

Santorini

Santorini é sem dúvida a ilha mais visitada, conhecida pelas paisagens arrebatadoras e pelos lindíssimos pôr-do-sol com vista para o Mar Egeu. Creta, Corfu, Rhodes e Mykonos surgem logo a seguir na lista das ilhas gregas mais populares. Praia, história, trilhos para caminhadas, desportos aquáticos, autêntica cozinha grega, há opções para todos os gostos. O difícil é a escolha.

5. São Tomé

Pescadores em São Tomé e Príncipe

Entre os meses de Junho e Outubro, é possível avistar as baleias que atravessam as águas em torno de São Tomé. Praias, florestas tropicais e roças são algumas das principais atrações do segundo país mais pequeno de África. Com um modelo de desenvolvimento que promove o ecoturismo, o arquipélago oferece ainda uma diversidade de fauna e espécies endémicas, e excelentes condições para a prática de desportos náuticos.

6. Rio de Janeiro, Brasil

Rio de Janeiro

Vista panorâmica do Rio de Janeiro

Agosto é um dos meses mais secos e amenos do Rio, ideal para desfrutar a cidade maravilhosa de uma forma pausada e sem grande agitação. A paisagem urbana única, que inclui o Corcovado, o Pão de Açúcar e as praias de Ipanema e Copacabana, foi reconhecida pela Unesco como Património Cultural da Humanidade. Descubra o Rio numa viagem pelos seus bairros turísticos, aproveite as vistas, tome um chopp num boteco, e visite o Museu de Arte Moderna (MAM).