Férias nos Açores – O Que Fazer em 3 Dias na Ilha de São Miguel

O clima temperado dos Açores convida a férias ao ar livre. O arquipélago é aliás um dos destinos mais procurados pelas famílias para diversas atividades em contacto com a natureza.

São Miguel, a maior ilha dos Açores, é também a que recebe mais turistas no arquipélago, principalmente desde que as companhias aéreas low cost como a Ryanair começaram a voar para Ponta Delgada, a partir do Continente.

Apesar de ser a maior ilha dos Açores, em três dias é possível visitar muitas das principais atrações. Para isso, pode alugar um carro, a forma mais flexível de descobrir a “ilha verde”. Mas se não quiser ou não puder conduzir, pode optar pelas diversas excursões anunciadas nos hotéis.

Dia 1

Ponta Delgada

No primeiro dia, faça um passeio pela manhã no centro histórico de Ponta Delgada, o qual é pequeno e compacto.

Admire as Portas da Cidade, datadas de 1783. Visite algumas das inúmeras igrejas – Igreja do Senhor Santo Cristo, Igreja Matriz de São Sebastião e Igreja de São José são três das mais conhecidas. Passeie pela marina até ao Forte de São Brás. Vá às compras no Mercado da Graça, onde irá encontrar as especialidades regionais como o bolo lêvedo, queijo, o chá e o ananás.

À tarde, embarque numa das atividades favoritas na ilha de São Miguel: a observação de baleias e cachalotes. A observação é possível durante todo o ano, já que existem comunidades residentes nas águas do arquipélago. No entanto, golfinhos pintados, cachalotes, baleias sardinheira e de barba são mais frequentes no Verão. A baleia azul é avistada com frequência no final do Inverno.

Visite o site oficial do Turismo dos Açores para conhecer os operadores que organizam as observações de cetáceos, e outras informações úteis.

À noite, parta à descoberta da vasta oferta gastronómica da ilha de São Miguel num dos restaurantes de Ponta Delgada. Os pratos típicos incluem o polvo guisado em vinho de cheiro, a linguiça com inhames e o cozido das Furnas (este poderá provar no terceiro dia quando fizer uma visita às Furnas). Na área da doçaria, destacam-se as queijadas de Vila Franca, os bolos lêvedos das Furnas e as malassadas de São Miguel.

Dia 2

Lagoa das Sete Cidades, São Miguel

O segundo dia vai ser passado a explorar a parte ocidental da ilha de São Miguel. Conduza até à Lagoa das Sete Cidades (cerca de 30 minutos). Faça um passeio a pé e admire as caldeiras e a vegetação exuberante.

Dada a escassez de restaurantes na área, deixamos duas sugestões:

  • Casa de Chá O Poejo, Rua da Queiró 9, Sete Cidades: oferece refeições ligeiras e uma selecção de sandes e bolos variados.
  • Restaurante Lagoa Azul, Rua da Caridade 18, Sete Cidades: serve um buffet de cozinha regional.

O destino seguinte é a freguesia de Mosteiros, situada na costa noroeste da ilha, onde se destacam as praias de areia preta e as piscinas naturais. Continue o passeio pela estrada EN1-1A, junto à costa, e percorra o litoral norte da ilha de São Miguel, passando por Santo António, Capelas, Calhetas, até chegar à cidade da Ribeira Grande. Aproveite para apreciar as vistas, antes de partir para Ponta Delgada.

Viagem de carro nos Açores

Percurso automóvel na ilha de São Miguel (região ocidental).

Dia 3

Costa da ilha de São Miguel

No segundo dia, conduza durante cerca de 30 minutos em direcção a oriente pela estrada EN1-1A e visite a Lagoa do Fogo e Vila Franca do Campo.

Daqui, conduza mais 30 minutos até chegar à Lagoa das Furnas. Segue-se o Parque Terra Nostra e as Furnas, onde pode provar o famoso cozido, que leva cerca de cinco horas a ser confeccionado nas caldeiras vulcânicas da Lagoa das Furnas. Um dos locais mais conhecidos para apreciar esta iguaria é o Restaurante Tonys. É aconselhável fazer reserva prévia (www.restaurantetonys.pt | telefone: 296 584 632 | email: tonys@sapo.pt).

Depois de um belo repasto, continue estrada fora até à freguesia do Nordeste. Pelo caminho, aprecie as vistas deslumbrantes para o oceano, a partir dos miradouros da Ponta do Sossego, da Ponta da Madrugada e do Farol do Arnel, bem como as quedas de água e os penhascos.

Prossiga pela mesma estrada (EN1-1A) em direção a ocidente e passe pela Achada, Porto Formoso, Ribeira Grande, e regresse a Ponta Delgada.

Visita de carro aos pontos turísticos de São Miguel

Percurso automóvel na ilha de São Miguel (região oriental).

Onde Ficar

Hotel Marina Atlântico

Hotel Marina Atlântico

A maioria das opções de alojamento está localizada na cidade de Ponta Delgada. Para uma estadia económica sugerimos a Pousada da Juventude de Ponta Delgada e o Hostel Marina Lounge. Para estadias com vistas sobre o mar, sugerimos o VIP Executive Azores Hotel, o Hotel Marina Atlântico e o Grand Hotel Açores Atlântico.

Como Chegar