Férias em Dezembro: Onde Ir e O Que Visitar

Dezembro é o mês das compras. E os mercados de Natal são, sem dúvida, um dos melhores locais para encontrar aquele presente especial.

Mas Dezembro é também o início do Verão no hemisfério sul. Depois do Natal, vem a passagem de ano, com fogo-de-artifício e festas de réveillon um pouco por todo o mundo.

Conheça as nossas propostas de destinos para visitar em Dezembro.

1. Viena, Áustria

Mercado de Natal em Viena

Não há muitas capitais europeias que estejam no seu melhor nos meses de Inverno, mas Viena foge à excepção. Está frio e neva, mas a neve e as luzes de Natal transformam a cidade numa espécie de conto de fadas, onde não faltam os famosos concertos e mercados de Natal.

Mas a cidade vale por todas as suas atrações: da Ringstrasse ao Palácio Imperial (Hofburg), passando pela Câmara Municipal (Rathaus), pelo Palácio de Schonbruun e pela Catedral de Santo Estêvão, não perca os autênticos tesouros que marcam a paisagem urbana de Viena.

2. Maldivas

Maldivas

Para atrair visitantes, as Maldivas dispensam mercados e festas de Natal ou de réveillon. Bastam-lhe um cenário paradisíaco de ilhas e praias, com um mar tranquilo e águas quentes de cor azul-turquesa. Aqui, não há turismo de massas e privilegia-se o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e ambiental.

3. Madeira, Portugal

Passagem de ano na Madeira

Reveillon na Madeira

O réveillon na Madeira é bem conhecido, contando com animação nos hotéis, restaurantes, bares e ruas. As doze badaladas são assinaladas com um enorme fogo-de-artifício que, durante dez minutos, ilumina os céus da baía do Funchal. Neste destino, aproveite para conhecer os miradouros e levadas e descobrir os encantos da “Pérola do Atlântico” como a ilha também é conhecida.

4. Marraquexe, Marrocos

Fim de ano em Marraquexe

Madraça Ben Youssef

Em Dezembro, nada melhor do que viajar para um destino quente, exótico, culturalmente diferente, e com a vantagem de estar a dois passos. Marraquexe preenche todos estes requisitos. Perca-se nos labirínticos souks, visite as mesquitas, os palácios, as madraças, e atravesse a praça de Jemaa El Fna em diferentes horas do dia. Marraquexe é um destino único, que possui a capacidade de despertar sensações e de transportar os visitantes para um mundo novo.

5. Sydney, Austrália

Vista panorâmica da Opera House

E por que não começar o novo ano no outro lado do mundo? À meia-noite não vai querer tirar os olhos do céu. O fogo-de-artifício de Sydney é um espectáculo pirotécnico inesquecível, com vários pontos de lançamento em torno do porto e da Ópera. Pode ser visto em diversos vantage points espalhados pela cidade, alguns pagos e outros gratuitos, mas todos com vista privilegiada. E depois da festa, nada melhor do que passar o primeiro dia do ano na Bondi Beach, uma das praias mais famosas da Austrália.

6. Vietname

Baía de Halong

Com temperaturas relativamente moderadas e chuva reduzida, Dezembro é um mês para descobrir o Vietname. Muitos visitantes ficam fascinados com as grandes metrópoles de Hanói e Ho Chi Mihn, mas são as paisagens fora das cidades que mais impressionam, com locais como a idílica baía de Halong, a pitoresca Hoi An, as vilas costeiras como Nha Trang ou Mui Ne, as montanhas de Sapa, com as suas minorias étnicas, a antiga capital imperial Hué, o delta do Mekong e seus mercados flutuantes.