Férias em Outubro: Onde Ir e O Que Visitar

Pode não ser a escolha mais óbvia, mas os preços mais baixos dos voos e hotéis e a ausência de enchentes de turistas podem determinar que Outubro seja um excelente mês de férias para descobrir outros destinos.

Por outro lado, enquanto que no hemisfério norte se vive uma atmosfera mais contemplativa, com a queda das folhas das árvores e o início do Outono, no hemisfério sul o sentimento é o oposto, com a explosão de flores na Primavera.

Conheça seis dos melhores destinos para visitar em Outubro.

1. Cidade do Cabo, África do Sul

Vista aérea da Cidade do Cabo

O mês de Outubro corresponde à Primavera na Cidade do Cabo, uma cidade da África do Sul conhecida pela beleza natural da sua paisagem e pela vida selvagem. As Big Seven, compostas por Cape Point, o itinerário urbano City Walk, a zona ribeirinha V&A, Groot Constantia, a mais antiga propriedade vinícola, o Jardim Botânico de Kirstenbosch, a prisão de Robben Island, e a Table Mountain, são sete atrações icónicas que não vai querer perder neste destino.

2. Pequim, China

Templo do Céu

Antes do início do longo Inverno, descubra a capital da China, uma cidade milenar que tem sabido lidar com os impulsos do desenvolvimento. Pequim continua a ser uma das cidades mais fascinantes do continente asiático pela dimensão histórica e grandiosidade dos seus monumentos. Conheça as sete atrações inscritas na lista de Património Mundial da Unesco: Cidade Proibida, Templo do Céu, Palácio de Verão, Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing, Zhoukoudian, Grande Muralha da China e Grande Canal.

3. Munique, Alemanha

Oktoberfest – Munique

A Oktoberfest é o ponto alto do calendário de festivais de Munique numa homenagem à história, cultura e gastronomia da Baviera. Decorre durante duas semanas, com início no primeiro sábado depois de 15 de Setembro. O festival remonta a 1810 quando foi celebrado o casamento do Príncipe Luís da Baviera, futuro rei Luís I, com a Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. Hoje, o Oktoberfest é uma grande festa que reúne 6 milhões de visitantes para saborear a melhor cerveja e as famosas salsichas, apreciar música e assistir às paradas.

4. Paris, França

Paris no Outono

O Outono é uma das estações mais inspiradoras para visitar Paris. A cidade fervilha com exposições, espectáculos e novas ideias. Visitar a capital francesa no Outono tem várias vantagens – é um período mais barato, com o início da época baixa nas tarifas de avião e nos hotéis, e a cidade está mais autêntica com a presença de parisienses e menos turistas. Embora as temperaturas estejam mais frescas, e a chuva possa marcar presença, as cores das folhas das árvores conferem à cidade uma beleza poética que não vai encontrar em mais nenhum período do ano.

5. Douro, Portugal

Vinhas do Douro

Douro

Setembro e Outubro são os meses das vindimas no Douro, e não faltam propostas para conhecer uma das regiões mais belas de Portugal. Participe numa apanha das uvas, faça um cruzeiro ou uma viagem de comboio, ou ainda um itinerário independente que começa no Porto, passa por Amarante, Pinhão e Foz Côa, inclui visitas guiadas às vinhas e caves de vinho (do Porto e não só), para além de provas e degustações de produtos regionais.

6. Grand Canyon, Estados Unidos

Rafting no rio Colorado

Em Outubro, as temperaturas começam a baixar em grande parte do território americano. Mas este é um dos melhorres meses para conhecer o sul do país. Visite o Grand Canyon, uma das sete maravilhas do mundo. Neste desfiladeiro moldado pelo rio Colorado ao longo de milhões de anos, explore trilhos que proporcionam vistas deslumbrantes de uma paisagem imensa. Não deixe ainda de verificar in loco a grande capital do jogo e dos casinos.