Férias nas Ilhas Gregas: O Que Ver e Fazer, Onde Dormir e Comer

0

Para aproveitar ao máximo as férias nas ilhas gregas, há quem opte por visitar 2-3 ilhas numa única viagem.

Cada ilha é única. Desde as mais populares às mais remotas e inacessíveis, não é difícil encontrar ilhas capazes de satisfazer todos os gostos. Esta é uma seleção das ilhas gregas mais idílicas.

Tilos, Ilhas do Dodecaneso

No grupo conhecido como Dodecaneso (que significa doze ilhas em grego), Tilos com a sua vasta área protegida e enorme biodiversidade é a ilha do turismo ecológico. A ilha é rica em vestígios de capelas e castelos bizantinos.

O Que Ver e FazerVisitar a fortaleza medieval e a igreja do arcanjo Miguel; explorar a gruta Charkadio onde, em 1971, foram encontrados vestígios dos últimos elefantes anões que desapareceram da Europa há 4 mil anos; conhecer a aldeia piscatória de Aghios Antonios, um porto de pesca e ponto de partida para passeios de barco; visitar o mosteiro bizantino de Aghios Panteleimonas, datado do século XV, localizado numa área de ciprestes e plátanos gigantes; aproveitar ao máxmo as 19 praias da ilha, sendo que várias são apenas acessíveis a pé ou de barco.

Onde Comer e DormirLivádia e Megalo Chorio (a capital da ilha) são as localidades onde se concentra a maior parte da oferta de restaurantes e hotéis em Tilos.

Como Chegar A ilha de Tilos está ligada à ilha de Rodes por catamarã numa viagem com a duração de 80 minutos.

Kastellorizo, Ilhas do Dodecaneso

Com casas em estilo anatoliano, a pequena e tradicional ilha de Kastellorizo é a mais distante de Atenas e a mais próxima da Turquia.

O Que Ver e FazerPassear de barco até à Gruta Azul, bem maior do que a famosa gruta de Capri em Itália; visitar o mosteiro e o castelo localizados sobre o porto, com vista para a localidade de Kas na Turquia.

Onde Comer e DormirOs restaurantes no porto servem peixe e marisco fresco. Não sendo uma oferta vasta, existem alguns pequenos hotéis e casas de hóspede em Kastellorizo.

Como Chegar Existem voos e ferries a partir de Rodes e ferries que ligam Kastellorizo e Kas.

Paxos, Ilhas Jónicas

Paxos é uma pequena e pitoresca ilha a sul de Corfu. As praias com formas a lembrar fiordes, as baías e grutas e as paisagens de colinas verdejantes são os principais atrativos da ilha.

O Que Ver e FazerPassear no porto de Gaios, a capital de Paxos, e apreciar as embarcações; fazer caminhadas nos trilhos da ilha; aproveitar a praia de areia de Mongonisi no sul da ilha.

Onde Comer e DormirLoggos, Gaios e Lakka concentram a maior parte da oferta de restaurantes e hotéis em Paxos.

Como Chegar A ilha de Paxos está ligada por ferry à ilha de Corfu (localidades de Corfu e Lefkimi) e ao continente (Igoumenitsa).

Icária, Ilhas Egeias

Icária possui uma paisagem de bosque e floresta, e é uma das ilhas gregas com maior concentração de rios e quedas de água. A ilha é famosa pelas suas fontes termais.

O Que Ver e FazerVisitar as florestas e as fontes termais; ir a uma das praias quase virgens (algumas de difícil acesso); assistir às danças tradicionais num dos típicos festivais.

Onde Comer e DormirA oferta de alojamento não é vasta mas existem alguns hotéis onde ficar em Icária. As casas tradicionais de pedra no agroturismo da propriedade vinícola Ikarian Winery são outra possibilidade de alojamento.

Como Chegar Existem ligações aéreas entre Atenas e a ilha Icária, bem como ligações de ferry a partir de Pireus.

Férias nas ilhas gregas

Paisagens Idílicas das Ilhas Gregas

Milos, Ilhas Cíclades

Milos é uma ilha vulcânica, com uma paisagem impressionante onde rochas de vários tons e formas contrastam com a areia branca da praia. As espetaculares grutas (Papáfragkas e Sykiá), as várias fontes termais e as aldeias piscatórias completam a oferta turística da ilha.

O Que Ver e FazerConhecer Tripiti, onde a estátua de Vénus de Milo foi descoberta, e explorar as famosas catacumbas; visitar os moinhos de vento; explorar as grutas da ilha; ir à praia (a ilha possui 80 praias!); visitar Plaka, a antiga capital da ilha.

Onde Comer e DormirExistem alguns hotéis em Milo de maior dimensão que se instalaram na ilha nos últimos anos, mas a maior parte da oferta assume a forma de casas de hóspedes familiares. Adamas, o porto principal, possui uma boa oferta de restaurantes.

Como Chegar Existem dois voos diários entre Atenas e a ilha de Milos, e ferries a partir de Pireus.

Alónissos, Ilhas Espórades

Alónissos é a mais tranquila e remota das ilhas do arquipélago conhecido como Espórades, com uma paisagem natural composta de pinheiros, oliveiras e pomares.

O Que Ver e FazerVisitar o porto de Patitíri, a capital da ilha, e também Hóra, a antiga capital, o seu castelo medieval, com uma vista deslumbrante sobre o mar, e as suas ruelas empredadas; conhecer algumas das melhores praias da ilha (Meyálos Mourtiás, Stení Vála, Miliá, Chrisí Miliá, Marpoúnta); fazer um passeio de barco com partida do porto de Patitíri para observação de golfinhos e baleias.

Onde Comer e DormirAlguns dos melhores restaurantes estão localizados no porto de Patitíri, onde existem também alguns hotéis.

Como Chegar Existem voos até à ilha de Escíatos, de onde se pode apanhar o ferry até Alónissos via Escópelos.

Hidra, Ilhas Sarónicas

Hidra é um dos destinos prediletos de fim-de-semana para as famílias da elite ateniense. A ilha conserva as casas tradicionais e mansões de famílias gregas importantes, as ruas empedradas e, acima de tudo, proíbe o uso do automóvel, sendo substituído por meios de transporte alternativos – cerca de 500 burros e táxis aquáticos.

O Que Ver e FazerPorto Hidra é a única vila, cujas típicas ruas interiores, embora desabitadas, valem a pena uma visita e conduzem à catedral, a museus, mosteiros, igrejas e galerias, passando por lojas e restaurantes. Os burris e táxis aquáticos transportam os turistas até às aldeias e a pontos de mergulho na costa (já que a maioria das praias não têm areia).

Onde Comer e DormirOs vários restaurantes em Hidra servem marisco e peixe fresco, existindo alguns hotéis em Porto de Hidra.

Como ChegarDe Pireus, existem vários ferries e catamarãs que passam por Hidra e seguem para Spetses, outra ilha também frequentada pela elite ateniense.

Consulte o site greekferries.gr para mais informações sobre as ligações entre ilhas.

Partilhar.