É certo e sabido que o estado do tempo é variável, mas, com o Verão à porta, Junho é um excelente mês para férias.
Claro que as estações dependem da latitude, e a temperatura tende a variar com a altitude.
No entanto, é bem provável que Junho ofereça as melhores condições para visitar um destes seis destinos.
1. Açores
O arquipélago dos Açores pode ser visitado em qualquer época do ano. Contudo, Junho é um dos melhores meses para realizar actividades ao ar livre.
São Miguel – Trata-se da ilha mais visitada, e a Lagoa das Sete Cidades é o seu principal cartão de visita. Se dispõe de tempo limitado, siga o nosso guia para 2 Dias em São Miguel e parta à descoberta dos principais pontos turísticos.
Terceira – Combina natureza, sendo a ilha com a maior área de floresta nativa do arquipélago dos Açores, paisagens vulcânicas e orla costeira. A melhor forma de conhecer a ilha Terceira é alugar um automóvel e seguir o nosso Itinerário para Descobrir a Ilha Lilás.
Faial – A paisagem árida do complexo vulcânico dos Capelinhos é um dos principais pontos de interesse do Faial. Mas a marina da Horta, o Peter Café Sport, e a praia de Porto Pim, são também locais de visita obrigatórios.
Pico – Junho é um dos melhores meses para se aventurar numa subida até ao topo da montanha mais alta de Portugal, e que dá nome ao ilha. O trilho inicia-se na Casa da Montanha a cerca de 1.200 metros e termina no topo a 2.351 metros de altitude. A duração total do passeio é de 6 a 8 horas (3 a 4 horas de subida e outras 3 a 4 horas de descida).
2. Seychelles

Praia deserta nas Seychelles
As Seychelles são um autêntico paraíso tropical no Oceano Índico. E Junho acaba por ser o mês ideal para visitar as ilhas, quando se encontram sob a influência das monções de sudeste.
As praias de areia branca e as águas transparentes são os principais atractivos das Seychelles. É muito provável que passe mais de metade do tempo no areal à beira-mar, a desfrutar das águas cálidas e cristalinas do Oceano Índico. Aproveite para passear, mergulhar, tirar fotos e assistir ao pôr-do-sol.
3. Islândia

Seljalandsfoss
Se visitar a Islândia em Junho, terá a oportunidade de assistir ao sol da meia-noite durante o solstício de Verão (por volta de 21 de Junho). Irá ainda descobrir um paraíso natural, onde glaciares, vulcões e quedas de água são os elementos dominantes da paisagem.
Num país onde os transportes públicos não abundam, o carro acaba por ser a melhor forma de explorar este destino. Para isso, basta seguir o nosso Guia Completo de Viagem para 4 Dias na Islândia.
4. Fiordes da Noruega

Fiordes da Noruega
Os fiordes são sem dúvida uma das principais atracções naturais da Noruega. Estas formações geológicas resultam do degelo dos glaciares e a invasão pelo mar dos vales em forma de U durante a última era glaciar, há cerca de 10 mil anos.
Os fiordes encontram-se um pouco por todo o território, mas os maiores são os fiordes do oeste, localizados na proximidade de Bergen. O nosso Guia de Viagem: Fiordes da Noruega poderá ser o seu ponto de partida.
5. Croácia

Vista panorâmica de Dubrovnik
Com um litoral imenso e mais de mil ilhas em pleno mar Adriático, a Croácia oferece ao viajante o prazer de uma das mais belas faixas costeiras da Europa.
As águas translúcidas da costa da Dalmácia, a pitoresca cidade de Dubrovnik, a autenticidade das ilhas de Hvar e Korcula e os deslumbrantes lagos Plitvice, sem esquecer a capital Zagreb, são algumas das atracções a não perder numa visita a este país dos Balcãs.
6. Escócia

Loch Lomond
Terra montanhosa de paisagens verdejantes, salpicadas aqui e além por aldeias pitorescas, a Escócia é um país que se visita em Junho. Ainda assim, é aconselhável levar guarda-chuva e um casaco impermeável na bagagem.
A Escócia é também um destino que se visita de carro. Os castelos – de Edimburgo, Urquhart e Stirling -, os lagos – o Loch Lomond e o Loch Ness -, as Terras Altas, sem esquecer as ilhas – a de Arran e a de Skye – são alguns dos locais a incluir no seu itinerário de viagem.