Férias em Maio: Onde Ir e O Que Visitar

Não espere pelo Verão. Saiba aqui para onde viajar em Maio.

Faça férias em destinos tropicais, ou uma escapadinha no Mediterrâneo. Na categoria das grandes viagens, Machu Picchu e a Jordânia são duas propostas imperdíveis.

Descubra seis dos melhores locais para visitar em Maio.

1. Cabo Verde

Guia de Viagem para Cabo Verde

Viagens para Cabo Verde

O arquipélago de Cabo Verde é constituído por dez ilhas (nove habitadas) de origem vulcânica. Cada ilha é única, e oferece pelo menos uma boa razão para uma viagem a Cabo Verde.

Para sol e praia, aconselham-se as ilhas do Sal e da Boavista, as mais turísticas, e ainda a ilha do Maio. Quem prefere montanhas e caminhadas, não deve deixar de visitar as ilhas de Santo Antão, São Nicolau e o interior de Santiago, e claro a ilha do Fogo. Já quem vai à procura de festas e animação, não deve perder a oportunidade de visitar as ilhas de São Vicente e Santiago.

2. Bali, Indonésia

Praia de Bali

Conhecida como a Ilha dos Deuses, Bali é um destino que oferece um pouco do paraíso a cada visitante, seja a fazer surf numa praia idílica, a mergulhar nos recifes de corais ou a explorar os templos e campos de arroz no interior da ilha. Apesar da massificação turística, ainda é possível encontrar locais que parecem intocados pelo tempo e que preservam a herança e as tradições da cultura balinesa.

3. Cannes, França

Pormenor da Promenade de la Croisette em Cannes

Em Maio, Cannes enche-se de estrelas naquele que é um dos maiores festivais de cinema do mundo. Claro que é necessário convite para assistir aos 20 filmes que competem pela Palma de Ouro. Mas os fãs poderão ter a sorte de vislumbrar os seus actores favoritos à entrada e saída das sessões, nos restaurantes, nas lojas e nas praias de Cannes.

A principal atracção de Cannes é La Croisette, uma elegante avenida de palmeiras ao longo das praias do Mediterrâneo. No extremo leste desta marginal, encontra-se o Palais des Festivals, um edifício moderno e pouco atractivo, mas que recebe grandes eventos, incluindo o Festival de Cinema de Cannes. Localizada a pouca distância, a cidade de Nice vale a pena uma visita, sendo uma boa alternativa para ficar alojado durante este período.

4. Malta

Viagem a Malta

Vista panorâmica de Valetta

Malta combina praia e história em pleno mar Mediterrâneo. As águas limpas e transparentes, e uma longa e rica história reflectida num conjunto de atrações culturais, são parte da realidade maltesa, rivalizando apenas com a popular Grécia. Contudo, Malta continua a ser um destino de férias ignorado por grande parte dos europeus, com excepção dos britânicos.

A apenas três horas de distância de Lisboa (voos directos na Air Malta), não há razão para não descobrir este pequeno país.

5. Machu Picchu, Peru

Machu Picchu - Peru

Machu Picchu – Peru

Machu Picchu, a cidade perdida dos incas, é o sítio arqueológico mais impressionante da América do Sul. Apesar de conhecida localmente, a sua descoberta pelo resto do mundo deu-se apenas em 1911 através do explorador norte-americano Hiram Bingham. De facto, para além da sua impressionante localização, rodeada por terraços agrícolas, a ausência de referências a esta cidade pré-colombiana nas crónicas dos exploradores espanhóis continua a fascinar arqueólogos e historiadores.

Não obstante, parece certo que Machu Picchu terá sido um importante centro cerimonial nalgum ponto da história dos incas a julgar pela quantidade e qualidade das principais edificações, tais como o Intiwatana (“onde se amarra o Sol”), uma espécie de calendário solar, o Templo do Sol, e o Templo das Três Janelas.

6. Jordânia

Al Khazneh (Câmara do Tesouro)

A Jordânia é um destino de paisagens de deserto inspiradoras, cidades e aldeias históricas, e diversos locais inscritos na lista de Património Mundial da Unesco. Petra, as ruínas romanas em Jerash e na capital Amã, o deserto de Wadi Rum, os castelos do deserto e o castelo de Karak, são alguns dos locais emblemáticos deste país do Médio Oriente.