Férias na Neve: Esqui e Animação em Andorra

A paisagem de Andorra é marcada por um relevo montanhoso e acidentado, formado por mais de 60 picos acima dos 2000 metros de altitude.

No inverno, as montanhas ficam cobertas de neve e oferecem as condições ideais para a prática de diversos desportos.

Andorra dispõe da maior superfície do Sul da Europa para a prática de esqui, oferecendo duas estâncias de esqui alpino, uma em Grandvalira e outra em Vallnord.

Férias na Neve em Andorra

Neve em Andorra

Em Grandvalira, para além das pistas, também estão à disposição várias opções divertidas de fazer esqui puxado por cães, uma modalidade muito praticada nos países da Escandinávia. Durante os meses de inverno, é possível dormir num hotel feito de gelo.

Trata-se do Iglú Hotel Grandvalira, situado a 2350 metros de altitude. O hotel é constituído por cinco iglus, cada um com capacidade para seis pessoas em quarto partilhado. A temperatura no interior ronda os 0ºC, sendo, por isso, aconselhável levar na bagagem roupa adequada para a neve (evitar jeans e calçado desportivo). Os serviços do hotel incluem ainda áreas sociais como bar-restaurante, terraço, e jacuzzi.

A oferta fica completa com a Naturlandia, um parque temático e de aventuras, localizado em Sant Julià de Lòria, que oferece actividades divertidas para toda a família tanto de inverno como de verão.

O parque tem duas áreas principais. Na cota dos 1.600 metros, vai encontrar a maioria das actividades para crianças, incluindo tiro com arco e o Tobotronc, considerado o escorrega alpino mais longo do mundo. Com cerca de 3.550 metros, e uma inclinação que chega atingir os 60% em alguns troços, a velocidade média de descida é de 40 quilómetros por hora, e o percurso é realizado em aproximadamente 8 minutos. O parque de animais e os trilhos e circuitos na floresta localizam-se na cota dos 2.000 metros.

Na Naturlandia, existem mais de 15 quilómetros de pistas a cerca de 2 mil metros de altitude. Instrutores e monitores especializados ensinam a esquiar nas escolas de La Rabassa, onde não faltam os típicos trenós de neve em pista fechada.

Como Chegar de Automóvel

Quem sai da região Norte e da cidade do Porto, pode utilizar a A1 até Albergaria, seguindo depois pelo IP5 até Vilar Formoso.

Já em Espanha, deve seguir em direção a Salamanca, Madrid, Zaragoza, Lérida, Ponts, Adrall, La Seu D-Urgell, até entrar no principado Andorra. O percurso total é de aproximadamente 1170 km, e o tempo de viagem é de aproximadamente 11 horas.

Saindo da Grande Lisboa, deve seguir pela A2 e posteriormente apanhar a A6 até Badajoz. Passando esta última cidade, deve continuar para Zaragoza, Lérida, Ponts, Adrall, La Seu D-Urgell e Andorra, numa distância aproximada de 1250 km. Este percurso tem também uma duração média de 11 horas.

Partindo de Faro, deve seguir pela Via do Infante até à Ponte Internacional do Guadiana em direcção a Huelva, Sevilha, Madrid, Zaragoza, Lérida, Ponts, Adrall, La Seu D’Urgell e Andorra. O percurso total é de aproximadamente 1330 km, com um tempo estimado de viagem de 12 horas.

Onde Ficar

Andorra dispõe de um vasto leque de opções de alojamento, desde hotéis de 5 estrelas a hostels.