Festas de Réveillon: Os Melhores Destinos em Portugal

A passagem de ano é uma das épocas favoritas para umas mini-férias e para celebrar a chegada do Novo Ano.

De norte a sul de Portugal, sem esquecer os Açores e a Madeira, sucedem-se as celebrações, mas cada uma é diferente.

Desde concertos com entrada livre e espectáculos de fogo-de-artifício a jantares e festas de gala em hotéis, não faltam ideias em oito destinos de Portugal para celebrar o réveillon com a família e os amigos.

1. Lisboa

A tradição na capital ainda é o que era, e no Terreiro do Paço são esperadas milhares de pessoas para celebrar a passagem de ano. A festa conta com concertos de bandas portuguesas e o espectacular fogo-de-artifício que à meia-noite ilumina os céus da capital.

Mas há outras formas para celebrar com menos multidões. Os jantares de réveillon em hotéis de Lisboa e os bares e discotecas no Bairro Alto e Cais do Sodré garantem uma noite animada. O Parque das Nações é outro dos locais com animação. No Casino de Lisboa pode assistir a concertos e espectáculos – a entrada é livre.

2. Porto

Na Invicta, celebra-se a chegada do Novo Ano com diversas festas espalhadas pela cidade. Na Avenida dos Aliados, há um espectáculo gratuito de música ao vivo e fogo-de-artifício à meia-noite. Mas não precisa de ver o fogo no meio da confusão. Desimpedido, o espaço em frente à Sé Catedral é um excelente local para assistir ao espectáculo à distância.

Pode ainda maravilhar-se das alturas no restaurante do Hotel Dom Henrique, que oferece vistas de 360º sobre a cidade, e um menu de réveillon para acompanhar.

3. Madeira

Passagem de ano na Madeira

Reveillon na Madeira

Nenhum destino em Portugal, e no mundo, consegue oferecer um espectáculo de fogo-de-artifício tão grandioso como o da baía do Funchal. Quem o diz é o livro de recordes do Guinness que, em 2006, considerou o fogo-de-artifício da Madeira o “maior espectáculo pirotécnico do mundo”. Com a duração de oito minutos, os lançamentos são de diversos pontos, incluindo do mar e da ilha de Porto Santo. Para assistir a este memorável espectáculo, conheça alguns dos melhores pacotes de réveillon na Madeira.

4. Algarve

O sul de Portugal é outro dos destinos favoritos para celebrar a passagem de ano. Escolha o seu pacote de réveillon no Algarve, aproveite as temperaturas mais amenas e divirta-se numa das muitas festas gratuitas na costa algarvia.

  • Albufeira: A festa promete ser animada com concertos gratuitos na Praça dos Pescadores a partir das 21h30 e o habitual fogo-de-artifício, lançado em três locais distintos – Praça dos Pescadores e praias da Oura e dos Olhos de Água.
  • Quarteira: Manda a tradição que a Praça do Mar volte a ser palco dos festejos com a actuação de DJs antes do fogo-de-artifício à meia-noite.
  • Portimão: A chegada do Novo Ano celebra-se na zona ribeirinha ao ritmo de sons brasileiros, onde não vai faltar o tradicional fogo-de-artifício com diversos pontos de lançamento.
  • Lagos: Também aqui haverá um concerto antes do espetáculo piromusical, seguido da actuação de DJs.

5. Serra da Estrela

Passagem de ano na Serra da Estrela

Férias na Neve

A passagem de ano na Serra da Estrela é outro dos destaques. Aproveite a passagem de ano para fazer umas férias na neve. Sugerimos três unidades com uma boa relação qualidade / preço para se hospedar neste destino: Luna Chalets da Montanha, Luna Hotel Serra da Estrela e Luna Hotel dos Carqueijais.

6. São Miguel, Açores

Lagoa das Sete Cidades, São Miguel

A ilha de São Miguel, nos Açores, é um programas a considerar para uma passagem de ano mais tranquila. Neste destino, o atractivo não são as festas de réveillon mas os dias livres para descansar e realizar passeios. Conheça um itinerário na Ilha Verde concebido para quem tem apenas dois dias para descobrir as belezas de São Miguel.

7. Serra do Gerês

As mini-férias da passagem de ano podem também ser uma oportunidade para descobrir as aldeias históricas da região do Minho, bem como as localidades de Terras do Bouro, Vieira do Minho, e a Albufeira da Barragem do Ermal.

O Hotel Águas do Gerês, localizado em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês, com vistas panorâmicas sobre as montanhas, é uma excelente opção de alojamento. A unidade turística dispõe de termas e spa com programas especiais de bem-estar e infraestruturas e tratamentos que incluem piscina dinâmica, sauna, banho turco, hidromassagem, ginásio cardio-fitness, entre outros.

8. Coimbra

A cidade dos estudantes não fica atrás de Lisboa e do Porto no que toca a animação. Aliás, serão quatro os palcos montados na Baixa de Coimbra com animação musical. É esperada uma multidão para assistir ao espectáculo de fogo-de-artifício sobre o rio Mondego. Para ficar hospedado no coração histórico, sugerimos o Hotel Oslo. Para uma estadia memorável num palácio histórico medieval, o Hotel Quinta das Lágrimas é uma excelente opção.