Entre 19 e 25 de Março, a capital portuguesa vai ser invadida pelo cinema de animação com o Monstra – Festival de animação de Lisboa – que este ano comemora 14 anos de existência.
Durante uma semana terá a oportunidade de conhecer cinematografias de diferentes latitudes, assistir a workshops, espetáculos, sessões para crianças, entre outras atividades paralelas.
As sessões decorrem um pouco por toda a cidade distribuindo-se pelos cinemas São Jorge, City Alvalade, e ainda pelos auditórios da Fnac Chiado, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Troia Resort.
Este ano o grande destaque é o cinema de animação alemão com mais de cem filmes em exibição.
O festival Monstra também vai ter sessões especiais dedicadas ao cinema de animação japonês e canadiano, assim como seminários com realizadores estrangeiros e uma exposição no Museu da Marioneta.

Festival Monstra
O festival teve início no ano 2000 com o objetivo de celebrar a transversalidade artística e tendo como objetivos reunir pessoas de diferentes domínios da arte, transmitir novos olhares e perspetivas com base numa linguagem pluridisciplinar como é o cinema de animação.
O evento é constituído por sete áreas fundamentais: competição, retrospectivas, Monstrinha, formação, exposições, transversalidades e edições Monstra.
Para além do cinema, o Monstra é também um espaço de experimentação entre linguagens ou também estão presentes o teatro, a dança, galerias, museus, marionetas e sombras, e músicas com diferentes abordagens artísticas, estéticas e interacções.
O Monstra é cada vez mais um festival de ideias, de encontros de pessoas e um “festival que faz a moda, não um festival que está na moda”.