De 1 a 3 de Outubro, a freguesia de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, recebe o Festival de Observação de Aves, numa iniciativa conjunta entre o município local, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e a associação Almargem.
Observação e identificação de aves, passeios de barco, saídas de campo, passeios fotográficos, exposições e palestras são alguns das actividades programadas para este evento.
Segundo o Turismo de Portugal, a região de Sagres é um dos locais mais interessantes para a observação de aves migratórias, principalmente entre os meses de Agosto e Novembro, desde aves de rapina, entre as quais de destacam a águia imperial, o abutre do Egipto, o abutre negro, bem como de aves marinhas como as gaivinas, os moleiros, as pardelas ou os gansos patolas.
Das actividades anunciadas destacam-se a observação de aves no Cabo de São Vicente, a monitorização de aves migradoras, a anilhagem de aves em Vale Santo, a saída nocturna de observação e audição de aves em migração, acções de educação ambiental, mini-cursos de identificações e observação de aves de rapina, peddy-paper, libertação de aves recuperadas e tertúlias temáticas.O Festival de Birdwatching de Sagres é uma iniciativa que pretende dar a conhecer a região, com um rico património cultural e ambiental, bem como desenvolver o turismo associado à observação de aves e ao turismo de natureza. Para saber mais sobre este evento, consulte o site do festival em www.birdwatchingsagres.com.