Guia de Viagem: Fiordes da Noruega

A Noruega é um país único para os viajantes que procuram a Natureza como destino de viagem, onde se privilegia o turismo sustentável, o ambiente e o respeito pela cultura local.

O país, com um relevo acidentado constituído por montanhas, fiordes, florestas, quedas de água e glaciares, oferece condições múltiplas de lazer e paisagens de rara beleza, onde se pode esquiar, fazer escalada, observar aves, explorar os glaciares, ou passear de barco.

A Noruega com cerca de 325 000 km2 e uma população de 4 milhões de habitantes é um dos países com melhor qualidade e nível de vida do mundo. Os principais recursos económicos são o petróleo, o gás natural, a pesca, a construção naval e a exploração florestal.

O país tem uma longa história, em particular enquanto nação marítima. Apesar de uma ligação à Dinamarca que durou cerca de 400 anos, a Noruega possui uma cultura e tradição fortes que se traduzem na paisagem, nos museus, nas cidades e nas pessoas.

Os fenómenos naturais mais interessantes para quem viaja para a Noruega são o sol da meia-noite e a Aurora Boreal (conhecidas também como luzes do Norte). Durante o Verão, entre a segunda quinzena de Maio e o fim de Julho, o sol é visível durante 24 horas por dia a norte do círculo polar árctico.

A Aurora Boreal, por seu turno, ocorre durante o Inverno (entre Novembro e Fevereiro) e é caracterizada por luzes coloridas, difusas e brilhantes espalhadas no céu nocturno, resultado das partículas emitidas pelo Sol que são capturadas pelo campo magnético da Terra e reagem com a atmosfera do planeta.

Aurora Boreal

Aurora Boreal

O Que Ver

Em Destaque
Top 10 da Noruega

Os Fiordes são sem dúvida uma das principais atracções naturais do país. Estas formações geológicas correspondem a reentrâncias profundas na linha da costa, formadas pela acção erosiva de glaciares há milhões de anos. Estas estruturas formaram-se na última Era glaciar, há cerca de 10.000 anos, pelo degelo dos glaciares e a invasão destes espaços pelo mar.

Partindo de Oslo em direcção a Bergen (cerca de 500 km) de comboio, de automóvel ou de avião pode apreciar magníficas cadeias de montanhas e panorâmicas de cortar a respiração.

Viagem aos fiordes

Vale glaciar

A cidade de Bergen tem uma grande atmosfera cultural, e é a porta entrada para os fiordes do Oeste. A partir desta cidade, pode-se alcançar o Sognefjord, o fiorde mais largo (200 km) e mais profundo (1300 m). A partir daqui pode visitar a localidade de Flam, o esplêndido Hardangerfjord, o enorme glaciar de Jostedalsbreen, e as belas quedas de água conhecidas como Geirangerfjord e Trollvegge.

Existem diversos circuitos temáticos que pode realizar, que incluem atracções como Setesdal e as estradas serpenteantes entre Haukeli e Hardanger, o lago Jølster, e o vale de Våtedal com o seu enquadramento montanhoso.

Para o National Geographic, os fiordes da Noruega oferecem a melhor experiência da natureza selvagem do mundo, sendo que os Fiordes de Geiranger e de Nærøy, foram considerados Património Mundial pelo UNESCO em 2005.

Quando Ir – Melhor Época para Visitar

A melhor época para visitar a Noruega é no período entre os meses de Maio e Setembro, quando os hotéis se encontram abertos, os principais circuitos turísticos são organizados, as temperaturas são mais amenas e os dias mais longos. O Inverno é o momento ideal para os praticantes de esqui ou para quem pretende admirar a aurora boreal e as longas noites polares. Saiba mais sobre o clima da Noruega.

Onde Ficar – Hotéis

Existe uma grande diversidade de ofertas de qualidade pelo território norueguês, tais como hotéis com tudo incluído, Bed & Breakfast, casas de campo, turismo rural, casas de pescadores ou campismo. Para saber onde pode ficar, consulte a nossa sugestão de hotéis económicos na Noruega.

Como Chegar

A TAP tem ligações diárias directas entre Lisboa e Oslo. Para viajar para Bergen, porta de entrada dos Fiordes, a melhor opção é o avião. A Norwegian Airlines e a e a Wideroes Flygselskap realizam o trajecto Oslo-Bergen, ida e volta.

Uma opção mais económica é fazer o trajecto Lisboa-Bergen via Londres através de companhias de baixo custo. Assim, pode viajar pela Easyjet de Lisboa, Porto ou Faro para Londres, e de Londres para Bergen pode viajar pela Norwegian Airlines.

Encontrando-se na Noruega, uma das opções para visitar a região dos fiordes é de automóvel. Se escolher este meio de transporte, tenha em consideração que é obrigatório a utilização de pneus de Inverno entre 1 de Novembro a 15 de Abril (datas indicativas), ligar os médios em permanência e ter em atenção os limites de velocidade. A título de curiosidade, fique a saber que atravessar o país do extremo sul ao extremo norte demora cerca de 40 horas.

Ferries

Em 2006, a ”Lonely Planet” considerou a viagem no Hurtigruten, que faz a ligação entre Bergen e Kirkenes pela costa da Noruega, a viagem marítima mais bonita do mundo. Os navios da Hurtigruten oferecem um serviço rápido que passa pelas diversas cidades costeiras entre Bergen (no sul) e Kirkenes (no extremo norte). A viagem entre estas duas localidades demora 6 dias com atracagem em 33 portos.

É possível realizar o percurso completo (Bergen-Kirkenes), ida e volta, ou porto-a-porto. Para todos os pormenores consulte o site do Hurtigruten. A Abreu comercializa estas viagens através da sua rede de agências.

Circuitos Organizados

A 4×4 viagens oferece um circuito que passa por Oslo (partida e chegada), Ulvik, Bergen, Flaam, Balestrand e Geiranger numa viagem de 8 dias e que inclui algumas refeições, cruzeiros pelos fiordes e viagens de autocarro.

A agência Abreu disponibiliza um programa que inclui Copenhaga, Oslo, Lofhtus e Bergen numa viagem de 8 dias que passa pelos principais pontos de interesse.

A Nortravel tem um circuito denominado “Escandinávia Espectacular – Fiordes da Noruega e Suécia”. Trata-se de uma viagem de 8 dias que inclui visita a Estocolmo, Karlstad, Fagernes, Laerdal, Dudvangen, Flam e Bergen, Geilo e Oslo que inclui um cruzeiro pelo Sognefjord.

Saber Mais
Noruega em Timelapse – Um video que mostra as belezas naturais da Noruega
Turismo oficial da Noruega