Florianópolis, a Ilha da Magia e das Praias Deslumbrantes

Conhecida pelas suas belas praias e paisagens naturais, Florianópolis é um daqueles lugares que se deve visitar pelo menos uma vez na vida.

Florianópolis, também chamada Floripa entre os brasileiros, é a capital do estado de Santa Catarina. Tem uma população aproximada de 400 000 habitantes num território que se estende por cerca de 430 km2. A quase maioria do território (cerca de 97%) abrange a ilha de Santa Catarina, sendo que metade é reserva natural.

Terra histórica, foi ao longo de séculos moldada e absorvida por diversas culturas, desde os açorianos no litoral até aos alemães e italianos no interior. A configuração urbana da ilha e a diversidade de paisagens provam que é possível conciliar os recursos de uma grande cidade com qualidade de vida.

A ONU no seu relatório anual sobre nível de vida considerou Florianópolis a quarta cidade brasileira com maior Índice de Desenvolvimento Humano, sendo a cidade com melhor nível de vida do país.

Saiba o que ver e fazer neste destino multifacetado, onde existe uma harmonia entre o passado e o presente e entre o Homem e a Natureza.

1. Praias

Praia do Gravatá

A ilha possui inúmeras praias espalhadas por um extenso litoral, cada uma com características únicas, desde areais selvagens e exóticos, a praias urbanas e de mar aberto sem fim, até pequenas enseadas perdidas num mar calmo. Pelas suas especificidades, as praias podem ser divididas em três regiões distintas: Norte, Sul e Leste.

2. Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é um dos locais mais antigos de Florianópolis. Foi aqui que se estabeleceram os primeiros imigrantes açorianos. A lagoa oferece uma paisagem natural deslumbrante, e arquitetura típica colonial, com destaque para a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, datada de 1750. A lagoa é destino popular entre os amantes de desportos náuticos, como vela, kitesurf. Ao longo da Avenida das Rendeiras, não faltam os restaurantes que servem as famosas sequências de camarão (uma espécie de rodízio de pratos de camarão).

3. Centro Histórico

Arquitectura colonial em Florianópolis

No centro de Florianópolis, vai encontrar diversos exemplos de arquitectura do século XIX. Salientam-se, pela sua história, o Palácio Cruz e Sousa, que alberga o Museu Histórico de Santa Catarina, o edifício da Alfândega, datado de 1876, que é um belo exemplar da arquitectura neoclássica, funcionando actualmente como um centro de artesanato local e como galeria de artistas plásticos. Nota ainda para o emblemático Mercado Público, construído em 1898, que é constituído por um pátio interno e cerca de 150 bancas de venda, onde vai encontrar um pouco de tudo, desde roupa, fruta, utensílios para o lar, artesanato de cerâmica e vime, para além de restaurantes onde apreciar a magnífica gastronomia desta região.

4. Fortalezas

Santa Cruz de Anhotomirim

Os diversos fortes são locais que vale a pena visitar em Florianópolis. Construídos pelos portugueses no século XVIII para impedir a invasão espanhola, este sistema defensivo revela o valor estratégico que portugueses e espanhóis atribuíam à ilha de Santa Catarina. As fortalezas de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Ratones formavam o triângulo defensivo da Baía Norte da ilha de Santa Catarina, e estão abertas ao público. Podem também ser visitados os fortes de Sant’Ana do Estreito e de Santa Bárbara da Vila.

Para visitar as fortalezas, existem passeios de barco com partida do centro de Florianóplis (debaixo da Ponte Hercílio Luz) e do Trapiche da Avenida Beira Mar Norte, bem como do norte da ilha (Praia de Canasvieiras e Sambaqui).

5. Bairros Açorianos

Fora do centro urbano da cidade, nos bucólicos bairros de Ribeirão da Ilha e em Santo António de Lisboa, pode encontrar marcas portuguesas deixadas pela comunidade açoriana, que se reflectem nas casas, nos passeios, nas igrejas e até no estilo de vida destes habitantes.

Como Chegar

A TAP tem ligações aéreas entre Lisboa e Florianópolis com escala em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro, com tarifas desde 779 euros. O voo interno é realizado em code-share pela TAM – Linhas Aéreas Brasileiras.

Os preços são variáveis durante a época do ano, pelo que para verificar as melhores tarifas para as datas de viagem que pretende sugere-se a consulta da página de reserva de voos.

Hotéis em Florianópolis

Existem diversas ofertas hoteleiras de qualidade em Florianópolis. Para verificar as melhores tarifas consulte a página do booking.com.