Os turistas portugueses que pretendam visitar Moçambique têm de possuir passaporte válido por mais de seis meses em relação à data do termo da viagem e um visto emitido pela Embaixada ou pelo Consulado de Moçambique em Portugal.
Para obter o visto, é necessário apresentar o passaporte, duas fotografias, preencher um formulário. Os vistos para Moçambique podem ser solicitados às terças e quintas, entre as 9h30 e as 13h00, nos seguintes locais:
Consulado Geral de Lisboa
Rua Dom Constantino de Bragança, 24 (zona do Restelo)
Consulado de Moçambique no Porto
Rua Santos Pousada, 441
O visto normal é processado no prazo máximo de dez dias úteis e tem um custo de 60 euros. O visto urgente, processado em três dias úteis, tem um custo de 75 euros, e o visto expresso (24 horas) tem um custo de 80 euros.
O levantamento dos vistos normais e urgentes nos serviços consulares efectua-se às quartas e sextas, entre as 10h30 e as 13h. O levantamento dos vistos expresso efectua-se todos os dias úteis no mesmo horário.
É recomendável que os viajantes tomem precauções em relação à cólera, à malária e ao tétano, sobretudo se a estadia no país for superior a um mês. Consulte o seu médico de família, os serviços de saúde de medicina tropical da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (telefone: 218 803 009) ou a Consulta de Saúde do Viajante para mais informações.
Durante a estadia, deve tomar medidas para evitar picadas de mosquitos e cuidados no consumo de alimentos, nomeadamente vegetais crus e fruta, sendo ainda aconselhável consumir água engarrafada de forma a minimizar os riscos de indisposições.