Graz: Um Tesouro Escondido na Áustria

0

A cidade de Graz, situada na região sudeste da Áustria, pode não ter a fama e a imponência de Viena, mas tem seguramente um dos centros históricos mais bonitos do país.

Apesar de ser a segunda cidade mais importante do país, Graz é ainda um destino pouco conhecido. No entanto, é uma cidade com uma imensa oferta cultural, possui um dos centros medievais mais bem preservados da Europa Central, e foi Capital Europeia da Cultura em 2003, o que a transformou num ícone da modernidade.

Um dos primeiros locais a visitar é a Hauptplatz, uma praça rodeada de edifícios de diferentes estilos arquitectónicos que vão do gótico ao renascentista. É aqui que encontra o edifício da Câmara Municipal (Rathaus), um dos símbolos da cidade construído no século XIX.

Escapadinha em Graz

Edificio da Câmara Municipal

Depois suba no funicular de Schlossberg ou de elevador até ao topo da montanha, onde pode visitar o castelo da cidade com uma arquitetura barroca. A entrada no castelo (Schloss Eggenberg) custa apenas 1 euro. Aproveite ainda para admirar a vista panorâmica sobre a cidade.

Não deixe de visitar a Torre do Relógio, outro dos símbolos da cidade, a Catedral, o Mausoléu do Imperador Ferdinando II, e o projeto Murinsel, concebido pelo artista nova-iorquino Vito Acconci no âmbito da Capital Europeia da Cultura.

Quando Ir

Os meses de Primavera e Verão são os melhores para visitar Graz. As temperaturas são amenas, entre 19ºC e 24º, e os dias são maiores.

No entanto, se viajar entre junho e agosto, é aconselhável levar um guarda-chuva e um impermeável, pois este período do ano é o mais chuvoso.

Onde Ficar

A cidade dispõe de vários tipos de alojamento com preços diferenciados. Para ficar na cidade sugerimos três hotéis.

O Augarten, um hotel de design envidraçado com mais de 200 obras de arte contemporâneas e que está localizado a poucos minutos do centro; o Grand Hotel Wiesler, na margem ocidental do rio Mur, com vistas para o centro histórico; e o Schlossberghotel com uma localização central.

Conheça a lista completa de hotéis de Graz.

Como Chegar

A TAP dispõe de voos diretos entre Lisboa e Viena. No aeroporto de Viena apanhe um autocarro, operado pela empresa Vienna Airport Lines, para a estação de comboio de Wien Meidling. O bilhete custa 8 euros e a viagem demora aproximadamente 40 minutos.

Na estação de Meidling, adquira um bilhete de comboio para Graz (plataforma 5). O valor da tarifa é de 36,70€. A viagem tem um tempo estimado de 2h30 e a frequência do serviço é de 60 minutos.

Partilhar.