Guia das Melhores Atrações Gratuitas em Madrid

Madrid é uma cidade monumental de palácios e jardins, cujo imenso acervo cultural vale certamente uma visita de alguns dias.

São várias as atrações que podem ser visitadas gratuitamente, desde o Museu do Prado ao El Retiro. Não perca as nossas dicas, e aproveite em pleno a oferta cultural da capital espanhola.

Se está a planear uma viagem à capital espanhola, veja também Onde Ficar em Madrid – Os Melhores Bairros e Hotéis. Se tem orçamento limitado, poderá ter interesse nesta lista dos melhores hostels de Madrid.

Museo Nacional del Prado

Museu do Prado

O Museo do Prado alberga as obras de arte de Velázquez, El Greco e dos grandes mestres da pintura europeia. O museu abre gratuitamente as suas portas todos os dias nas duas últimas horas antes do encerramento (segunda a sábado das 18h às 20h; domingos e feriados das 17h às 19h). No Prado, há demasiado para ver de uma só vez; vale a pena regressar no dia seguinte.

El Rastro

El Rastro é a maior feira da ladra da Europa. Todos os domingos, entre as 9h e as 15h, as ruas em torno da Plaza de Cascorro e ao longo da Ribera de Curtidores enchem-se de antiguidades, velharias e peças de coleccionadores.

Certas ruas são especializadas em determinados produtos. Na Calle Fray Ceferino Gonzales, também conhecida como “Calle de los Pájaros”, vendem-se animais domésticos e passáros, bem como toda a parafernália associada. Na Calle San Cayetano, conhecida como “Calle de los Pintores”, vendem-se quadros, desenhos e reproduções.

As Calle Carnero e Calle Carlos Arniches enchem-se de alfarrabistas que vendem livros antigos, raros e de colecção. A Calle Mira el Sol é a rua dos cinéfolos, enquanto que a Plaza del General Vara del Rey de Rey reúne bancas com roupa em segunda mão.

Parque del Buen Retiro

Nova rota para Madrid

Parque El Retiro em Madrid

El Retiro é o parque mais elegante de Madrid, e o “pulmão da cidade”. Estátuas, fontes e monumentos comemorativos povoam os jardins. O Palácio de Cristal, uma estrutura de vidro construída com a finalidade de ser uma estufa para expécies exóticas, alberga actualmente exposições do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia.

Em dias de festa e quando as temperaturas são amenas, o parque enche-se de madrilenos e turistas, animados por artistas de rua, incluindo músicos, saltimbancos, pintores e adivinhos.

Ermita de San Antonio de la Florida

Frescos de Goya

Um pouco afastada das restantes atrações (estação de metro Principe Pio), esta pequena igreja é o único local que mantém os frescos de Goya no cenário original onde o artista os pintou. Goya está sepultado em frente do altar. Os restos mortais do artista foram transferidos de Bordéus, em 1919, onde Goya esteve exilado nos últimos anos de vida.

Partilhar.