Guia das Melhores Atrações Gratuitas em Madrid

Madrid é uma cidade monumental de palácios e jardins, cujo imenso acervo cultural vale certamente uma visita de alguns dias.

São várias as atrações que podem ser visitadas gratuitamente, desde o Museu do Prado ao El Retiro. Não perca as nossas dicas, e aproveite em pleno a oferta cultural da capital espanhola.

Se está a planear uma viagem à capital espanhola, veja também Onde Ficar em Madrid – Os Melhores Bairros e Hotéis. Se tem orçamento limitado, poderá ter interesse nesta lista dos melhores hostels de Madrid.

Museo Nacional del Prado

Museu do Prado

O Museo do Prado alberga as obras de arte de Velázquez, El Greco e dos grandes mestres da pintura europeia. O museu abre gratuitamente as suas portas todos os dias nas duas últimas horas antes do encerramento (segunda a sábado das 18h às 20h; domingos e feriados das 17h às 19h). No Prado, há demasiado para ver de uma só vez; vale a pena regressar no dia seguinte.

El Rastro

El Rastro é a maior feira da ladra da Europa. Todos os domingos, entre as 9h e as 15h, as ruas em torno da Plaza de Cascorro e ao longo da Ribera de Curtidores enchem-se de antiguidades, velharias e peças de coleccionadores.

Certas ruas são especializadas em determinados produtos. Na Calle Fray Ceferino Gonzales, também conhecida como “Calle de los Pájaros”, vendem-se animais domésticos e passáros, bem como toda a parafernália associada. Na Calle San Cayetano, conhecida como “Calle de los Pintores”, vendem-se quadros, desenhos e reproduções.

As Calle Carnero e Calle Carlos Arniches enchem-se de alfarrabistas que vendem livros antigos, raros e de colecção. A Calle Mira el Sol é a rua dos cinéfolos, enquanto que a Plaza del General Vara del Rey de Rey reúne bancas com roupa em segunda mão.

Parque del Buen Retiro

Nova rota para Madrid

Parque El Retiro em Madrid

El Retiro é o parque mais elegante de Madrid, e o “pulmão da cidade”. Estátuas, fontes e monumentos comemorativos povoam os jardins. O Palácio de Cristal, uma estrutura de vidro construída com a finalidade de ser uma estufa para expécies exóticas, alberga actualmente exposições do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia.

Em dias de festa e quando as temperaturas são amenas, o parque enche-se de madrilenos e turistas, animados por artistas de rua, incluindo músicos, saltimbancos, pintores e adivinhos.

Ermita de San Antonio de la Florida

Frescos de Goya

Um pouco afastada das restantes atrações (estação de metro Principe Pio), esta pequena igreja é o único local que mantém os frescos de Goya no cenário original onde o artista os pintou. Goya está sepultado em frente do altar. Os restos mortais do artista foram transferidos de Bordéus, em 1919, onde Goya esteve exilado nos últimos anos de vida.