Guia para um Fim-de-Semana em Paris

Apesar de 20 bairros e um sem número de atrações, é possível num fim-de-semana em Paris visitar as grandes referências da cidade e espreitar o melhor da vida parisiense.

Atendendo à dimensão da cidade e à dispersão geográfica das principais atrações turísticas de Paris, é essencial planear muito bem o que ver e fazer.

O Que Ver

Torre Eiffel

Torre Eiffel

Os principais monumentos de Paris estão concentrados nos septième e huitième arrondissements. No septième, localizam-se a Torre Eiffel de onde se avistam o Campo de Marte (Champ de Mars), um dos maiores espaços verde de Paris, em primeiro plano, e a Torre de Montparnasse em pano de fundo, o Hôtel des Invalides, e o Museu d’Orsay.

No huitième, é possível visitar o Arco do Triunfo e os Champs Elysées. Ainda neste bairro, à beira do Sena, o Grand Palais e o Petit Palais e ainda a Place de La Concorde são locais de visita obrigatória.

O Marais (abrange os troisième e quatrième arrondissements) é outro dos bairros a não perder numa escapadinha a Paris. Este bairro histórico é hoje um dos mais interessantes da cidade, combinando sinagogas e talhos kosher de uma das maiores comunidades judaicas de Paris, galerias de arte, antiquários, lojas e restaurante da moda. O bairro possui ainda, desde os finais dos anos 80, uma importante comunidade gay, sobretudo em torno das ruas Sainte-Croix de la Bretonnerie e rue des Archives, além da comunidade chinesa em torno da Place de la République.

No caso de lhe restar algum tempo livre, consulte as dez melhores atrações de Paris.

Como se Deslocar

Paris está servida por uma excelente rede de transporte públicos, que abrange metropolitano, autocarros e comboios. Quem planear fazer poucas viagens, pode optar pelo bilhete t+ em lugar do passe Paris Visite, que disponibiliza uma utilização ilimitada dos transportes públicos na região de Paris. O passe está disponível nas opções 1, 2, 3 ou 5 dias consecutivos, para as zonas 1-3 (subúrbios mais próximos) e para as zonas 1-5 (inclui os aeroportos CDG/Orly e Versalhes).

Conheça ainda a oferta de passes turísticos de Paris, que inclui o Paris Museum Pass e o autocarro “hop on hop off” da Open Tour.

Onde Ficar

Fim de Semana em Paris

Pirâmide do Louvre localizada no pátio principal do Palácio do Louvre em Paris.

A oferta hoteleira de Paris é vasta mas cara. O Hôtel Duo, localizado no bairro do Marais, junto a uma estação de metro, é um hotel design de 4 estrelas com preços a partir de 210 euros. Le Relais Montmartre é outra opção também central, junto à colina de Montmartre, na categoria de 3 estrelas. Os quartos duplos têm um preço a partir de 110 euros.

Como Chegar

A Tap, a Transavia e a Vueling voam diretamente entre o aeroporto de Lisboa e o aeroporto de Orly. A easyJet voa para o aeroporto de Charles de Gaulle. Em qualquer uma destas companhias, as tarifas de ida e volta mais baixas rondam os 120 euros.