Descobrir Marraquexe – O Que Ver e Fazer

Marraquexe é o destino perfeito para uma escapadinha e para descobrir a uma realidade cultural distante mas aqui tão próxima.

A mais famosa das quatro cidades imperiais de Marrocos possui a capacidade de despertar sensações únicas numa viagem que, muitas vezes, mais parece uma viagem no tempo.

O Que Visitar

Encantador de serpentes na Praça Jemma el Fnaa

A atmosfera da Praça Jemma el Fnaa é única, em especial à noite. Sempre com o Minarete de Koutoubia em pano de fundo, contadores de histórias, acrobatas, músicos e encantadores de serpentes montam espectáculos por toda a praça, iluminados apenas pela luz que emana das várias bancas de comida.

Da Praça Jemma el Fnaa fluem formigueiros de pessoas, aparentemente sem rumo, em direcção ao coração da cidade, a Medina de Marraquexe. Poucos são os visitantes que não se perdem no labirinto de ruas e ruelas. Aqui se compram pechinchas e regateam preços. Há os souks dos tapetes, das tinturarias, dos carpinteiros e dos ferreiros, cada um com as suas cores e cheiros próprios.

Ainda no coração da Medina de Marraquexe, é obrigatória uma visita aos pátios e interior da Madraça Ben Youseff, uma escola islâmica do século XVI, onde os alunos memorizavam o Alcorão.

Os Túmulos Sádidas, onde se encontram sepultados os membros da dinastia Sádida, foram mandados construir pelo sultão Ahmad al-Mansur no século XVI, e são outra das paragens obrigatórias. Descobertos no início do século XX, os túmulos são um dos testemunhos mais bem conservados do reinado desta dinastia, e dos tempos imperiais de Marraquexe.

O Jardin Marjorelle foi a maior obra do artista francês Jacques Majorelle. Este jardim botânico, adquirido e mandado recuperar por Yves Saint-Laurent, ostenta árvores e espécies exóticas, que contrastam com o azul “majorelle” das paredes, fontes, e do edíficio que alberga o Museu de Arte Islâmica de Marraquexe.

Quando Ir – Melhor Época para Visitar

Marraquexe possui um clima semi-árido. Esta cidade marroquina pode ser visitada em qualquer período do ano. No entanto, quem não gosta de muito calor deve evitar os meses de Verão, pois as temperaturas ultrapassam frequentemente os 40ºC.

Onde Ficar

O luxuoso La Mamounia é o hotel de referência. Há, contudo, hotéis e riads em Marraquexe com preços mais em conta.

Como Chegar

A TAP tem voos directos entre Lisboa e Marraquexe 4 dias por semana (domingo, terça, quinta e sexta), com preços a partir de 265€ ida e volta. A Ryanair tem voos directos entre o Porto e esta cidade marroquina nalguns dias da semana, com preços a partir de 80€, ou menos se a reserva for efectuada em períodos promocionais.

Outra opção é por via marítima e terrestre. A partir de Algeciras ou Tarifa, no sul de Espanha, os ferries que ligam a Tânger, no norte de Marrocos, transportam veículos, e a viagem dura cerca de 40 minutos. As formalidades são tratadas à chegada a Tânger. Marraquexe fica a cerca de 600 km para sul (aproximadamente 5 horas de viagem).

Formalidades e Informações Úteis

Para ir a Marraquexe é necessário passaporte, e o visto turístico é obtido à chegada para estadias com duração até três meses.

Não são necessárias vacinas, mas são aconselháveis alguns cuidados na comida comprada na rua e no consumo de água, que deve ser engarrafada.

A moeda de Marrocos é o dirham. Existem várias ATM no aeroporto e no centro da cidade. Os principais hotéis e restaurantes aceitam cartões de crédito.

Partilhar.