Guia de Viagem: Cidade de Bergen na Noruega

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, depois de Oslo. Estabelecida em 1070, a cidade foi, durante muitos anos, a maior cidade do país, e um dos mais importantes centros de comércio da Europa do Norte, em especial com o estabelecimento da Liga Hanseática e a exportação de peixe seco.

Hoje, Bergen é a porta de entrada para a região dos fiordes na Noruega, possuindo um importante porto de cruzeiros. Apesar de cosmopolita, a cidade conserva o encanto de uma pequena cidade.

O Que Ver e Fazer

A melhor forma de conhecer a cidade de Bergen é visitar uma das sete montanhas que rodeiam a cidade, percorrer a pé as históricas ruas empedradas, e partir à descoberta dos fiordes.

Montanhas de Fløyen e Ulriken

Bergen está rodeada por sete montanhas. O funicular, que parte do centro da cidade, transporta os passageiros até ao pico da montanha de Fløyen (320 metros) de onde podem apreciar as vistas panorâmicas sobre Bergen e a região. Existem no local vários percursos para passeios e caminhadas.

A descida até ao centro de Bergen pode ser feita pelo funicular ou a pé por ruas empedradas, ladeadas por típicas casas de madeira. O trajeto a pé dura aproximadamente 45 minutos.

Subir à montanha de Ulriken, a mais alta das sete, é outra opção. Existe um autocarro que transporta os passageiros do posto de turismo de Bergen (no centro da cidade) até à estação de teleférico. No topo da montanha de Ulriken, para além de vistas panorâmicas, o restaurante sky:skraperen oferece um menu de peixe na montanha.

Os bilhetes tanto para o funicular como para o teleférico podem ser adquiridos no posto de turismo de Bergen, localizado no Fisketorget (Mercado de Peixe), no centro de Bergen.

Bryggen

Bryggen

Bryggen

As principais atrações de Bergen estão concentradas na área a norte do porto de Vagen, em particular no cais de Bryggen.

As típicas casas de madeira fazem parte do património de edifícios hanseáticos reconhecido pela UNESCO pelo seu valor histórico e cultural. Estes edifícios conferem à área uma atmosfera de centro medieval. Vale a pena passear pelas ruas e visitar as pequenas lojas e galerias. Na padaria Baker Brun, pode experimentar a especialidade norueguesa “skillingsbolle”, um bolo de canela cuja forma em espiral faz lembrar um outro bolo conhecido como “caracol”.

O Hanseatiske Musem (Museu Hanseático) ocupa uma das casas do final da época hanseática, que outrora alojou comerciantes, salas de secagem de peixe, escritórios e armazéns. O museu retrata a vida dos comerciantes hanseáticos alemães durante o século XVIII.

Do lado oposto ao museu, encontra-se o pitoresco Fisketorget (Mercado de Peixe), onde é possível apreciar a variedade de peixe e marisco da região, provar camarões acabados de cozer, e comprar legumes e frutas produzidos localmente. Os morangos e framboesas norueguesas são um dos segredos mais bem guardados deste país nórdico. Não perca a oportunidade de os provar.

Casas históricas de Bergen

Centro de Bergen

Aquário de Bergen e Outros Museus

O aquário de Bergen, conhecido como Akvariet, é uma das atrações mais populares de Bergen. Com a maior coleção de peixes e invertebrados da Europa, o aquário acolhe espécies como crocodilos, pinguins, focas, e possui um túnel de tubarões.

A exposição permanente de Edvard Munch no Kode, o Museu de Arte de Bergen, é outra das atrações mais populares de Bergen. Esta exposição contém a segunda maior coleção de obras do pintor norueguês, mais conhecido pela série de quatro pinturas intitulada “O Grito”.

Fiordes

Fiordes da Noruega

Os famosos fiordes nos arredores de Bergen

Bergen é a porta de entrada para os fiordes da Noruega. É daqui que partem passeios de um dia para Sognefjord e Hardangerfjord. Existem várias opções de passeios.

Norway in a Nutshell é uma das visitas mais populares, que durante nove horas atravessa algumas das paisagens mais belas dos fiordes da Noruega. A visita inclui a viagem de comboio na linha de Bergen até Voss, um passeio de barco entre Gundvangen e Flåm, passando por Nærøyfjord, um dos mais estreitos fiordes do mundo, e a viagem de comboio de Flåm até Myrdal, numa das mais íngremes, e belas, linhas de ferro do mundo. Nos 20 quilómetros que percorrem a linha de Flåm, são atravessadas algumas das mais espetaculares paisagens de montanha da Noruega, incluindo a enorme queda de água de Kjosfossen.

Onde Ficar

O Augustin Hotel e os vários hotéis da cadeia Basic Hotel (Basic Hotel Bergen, Basic Hotel Marken e Basic Hotel Victoria) estão localizados no centro de Bergen. O Alver Hotel é um hotel económico em Alversund, a cerca de 40 minutos de Bergen, num ponto estratégico para partir à descoberta dos fiordes. Consulte a lista completa de hotéis em Bergen.

Dicas de Viagem

Quem planeia visitar vários museus poderá ter interesse em adquirir o Bergen Card, que inclui admissões gratuitas em vários museus e atrações, viagens gratuitas nos autocarros da cidade e da região e no comboio Skyss, para além de descontos em várias atrações e restaurantes.

Consulte o site de Turismo Oficial de Bergen para informações complementares.