A comemoração dos 150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão, e a cidade de Istambul, actualmente uma das Capitais Europeias da Cultura, são o mote para a mostra de arte e cultura destes dois mundos, para descobrir durante o mês de Março, na cidade de Lisboa.
A cidade turca de Istambul encontra-se em grande destaque no Centro Cultural de Belém. Exposições de fotografia, instalações de vídeo-arte, cinema, espectáculos de dança, concertos, conferências, oficinas de percussão corporal e discussões literárias são algumas das actividades previstas.
O “Festival Pontes para Istambul” pretende ser uma mostra alargada da arte e cultura turca contemporânea, na perspectiva da cidade que abraça o Oriente e o Ocidente, entre o Mar negro e o Mar de Marmara. Capital Europeia da Cultura durante o ano de 2010, Bizâncio, Constantinopla ou simplesmente Istambul é hoje uma das cidades mais fascinantes do mundo, em constante mutação, onde diferentes épocas convivem lado a lado.
Este festival insere-se no evento “Os Escritores e as Cidades”, onde as obras do Prémio Nobel da Literatura Orhan Pamuk, do poeta Nâzin Hikmet e do fotógrafo Ara Güler se encontram, para mostrar a realidade política, social e religiosa do passado e do presente.

Basilica Cisterna em Istambul
Em direcção a Oriente, às portas do Rossio, comemoram-se os 150 anos da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão. Na loja Tezenis, situada na rua 1.º de Dezembro, três artistas japoneses dão a conhecer algumas faces do país do Sol Nascente, através de uma exposição denominada “Tradição Japonesa, Paisagem Portuguesa”, onde se ensina a arte da cozinha japonesa, através dos chefes Yuko e Taichi, e onde se mostram pinturas (Ukiyoe) alusivas à cidade de Lisboa.
Para mais informações sobre estes dois eventos sobre o Japão e Istambul consulte os sites do Centro Cultural de Belém e da Embaixada do Japão em Portugal.