Clima de Madrid – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

A cidade de Madrid tem um clima mediterrâneo com influências continentais, devido à posição geográfica da capital espanhola, localizada no centro da Península Ibérica.

Os meses de Verão são marcados pelas temperaturas elevadas com valores máximos acima dos 30ºC. As temperaturas mínimas raramente baixam dos 18ºC. Em alguns períodos pode haver vagas de calor com os termómetros a ultrapassarem os 35ºC. Nestes dias, as atividades ao ar livre são de evitar.

Os meses mais frios são janeiro e fevereiro com temperaturas máximas entre 9ºC e 12ºC, sendo que as mínimas variam entre 2º e 4ºC, sendo que em alguns períodos pode haver a ocorrência de neve.

Na capital espanhola chove o ano inteiro, embora com mais intensidade e frequência durante os meses de Outono. O mês de Novembro é o que apresenta maiores quantitativos de precipitação. No Verão, pode haver a ocorrência de trovoadas com chuvas fortes, mas estas são de curta duração. Em média chove 2 a 3 dias por mês durante a época estival.

Dados de temperaturas e precipitação de Madrid

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Madrid.

Quando Ir

As melhores épocas do ano para visitar Madrid são na Primavera, entre abril e junho, e no Outono, entre meados de setembro e o final do mês de outubro.

Se não gosta de calor, evite os meses de julho e agosto quando os termómetros ultrapassam os 30ºC durante o dia.

A época baixa (de novembro a março) também é um ótimo período para visitar Madrid. As diárias dos hotéis são mais baratas e a presença de turistas é menor.

Partilhar.