Maldivas: Uma Viagem de Sonho com Ilhas Paradisíacas

0

O arquipélago das Maldivas situa-se no Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka e a sul da Índia, estendendo-se por 820 km.

É constituído por cerca de 26 atóis, com um total de 1196 ilhas. Destas, apenas 202 são habitadas e 87 são exclusivamente resorts. O país tem uma população de cerca de 280 000 habitantes, da qual cerca de 100 000 vivem na capital Malé, centro comercial, administrativo e político do país.

As Maldivas cruzaram-se com os Portugueses no século XVI. Entre 1558 e 1573, os portugueses estabeleceram uma pequena feitoria nas Maldivas, que administraram a partir da colónia principal portuguesa de Goa. Em 1573 foram expulsos por aquele que viria a ser o Sultão e herói nacional, Muhammad Thakurufaanu Al-Azam.

Desde então, o país foi governado por um sultanato islâmico tornando-se protectorado inglês de 1887 a 1965. A 26 de Julho de 1965 tornou-se independente do Reino Unido e em 1968 o sultanato foi abolido e o país tornou-se uma República.

A economia das Maldivas é dominada pela pesca, o comércio e o turismo, sendo que este último sector contribui com cerca de 20% do PIB. O crescimento anual do país situou-se na ordem dos 10% nos últimos 20 anos.

O Que Ver nas Maldivas

Uma viagem às Maldivas é certamente uma viagem de sonho. As ilhas encontram-se rodeadas de lagunas de águas azul-turquesa de pouca profundidade envolvidas por recifes de corais, com praias de areia branca e peixes de imensas cores brilhantes, tornando este destino tropical, único no mundo.

Em qualquer das ilhas a sensação é de se estar no paraíso, pelo que se deve desfrutar da paisagem, da calma, da água límpida e das temperaturas elevadas para refrescar a mente e deixar para trás a azáfama de vida diária. Visitar as Maldivas é o ponto alto para qualquer viajante que aprecie a beleza no seu esplendor.

A maioria das estâncias encontra-se no Atol de Malé (Kaafu), Vaavu, Baa e Lhaviyani. O Atol de Alifu (Ari) foi declarado a nova área de turismo das Maldivas e estão a decorrer trabalhos para actualizar e construir novas estâncias nesta área. Todas as estâncias oferecem inúmeras actividades, desde passeios para pescar à noite, ver o pôr-do-sol em alto mar, praticar mergulho ou esqui aquático, entre outras actividades.

Maldivas

Bungalows em cima da água

Melhor período do ano para visitar as Maldivas

O clima das Maldivas é caracterizado por ser tropical húmido. A temperatura é constante ao longo do ano, variando entre os 26ºC e os 30ºC. Existem duas estações distintas durante o ano.

De Dezembro a Abril, as Maldivas encontram-se sob a influência da monção de Nordeste com pouca precipitação e dias mais longos.

Entre Maio e Novembro, o arquipélago encontra-se sob a influência da monção de Sudoeste, com precipitação relativamente abundante (média de 200 mm por mês) e humidade relativa elevada.

Este período é considerado época baixa. No entanto, viajar neste período pode ser uma boa opção, pois os hotéis são mais baratos e é muito pouco provável que chova mais do que um a dois dias seguidos. Para além disso, as temperaturas são sempre elevadas.

Como Ir para as Maldivas

A melhor opção para visitar as Maldivas é comprar um pacote de viagem numa agência de viagens. Existem diversas ofertas no mercado que oferecem pacotes de 10 dias e 7 noites com preços relativamente semelhantes.

A agência Abreu, por exemplo dispõe de pacotes em regime de meia-pensão no hotel Paradise Island Resort em voos Qatar Airways com escala em Madrid e na capital do Qatar, Doha.

A Top Atlântico oferece pacotes com alojamento no Kuredu Island Resort situado no Atol de Lhaviyani e com voo na Qatar Airways também com duas escalas (cidade europeia e Doha).

O Soltrópico tem programas em pensão completa com estadia no Meeru Island Resort e voos na Swissair com apenas uma escala em Zurique (o voo entre a capital suíça e Malé tem a duração de 12 horas).

Formalidades e Visto

Para visitar as Maldivas é necessário passaporte válido. A todos os turistas será concedido um visto gratuito por 30 dias à chegada ao aeroporto de Malé.

O transporte do aeroporto para o resort encontra-se normalmente contemplado no pacote de viagem adquirido. Existem 3 formas de se deslocar do aeroporto para o seu hotel: de dhoni (barco tradicional), de barco rápido ou de hidroavião (com custos acrescidos).

Planear Viagem às Maldivas
Quando Ir
Como Chegar
Onde Ficar
Partilhar.