Viagens a Marrocos: Cidades Imperiais e Deserto

Numa expedição pelas raízes ancestrais e pelas tradições de Marrocos percorrem-se cidades históricas como Fes, Meknes ou Marraquexe, entra-se pelo deserto e pelas dunas de Erg Chebbi, pelos palmeirais e pelas aldeias fortificadas do Atlas.

Esta é uma viagem única que alia o passado e a História com uma multiplicidade de paisagens singulares.

A viagem em Marrocos tem o seu início em Casablanca de onde se seguirá para a capital Rabat.

Neste cidade realiza-se uma visita guiada pelos principais emblemas da cidade como o mausoléu do rei Mohamed V, uma obra-prima da arquitectura Alaouite, a torre Hassan, mesquita inacabada que data de 1195, o Palácio Real e a necrópole de Chellah.

De Rabat segue-se em direcção a Meknès, cidade histórica construída há mais de 400 anos Património Mundial da UNESCO desde 1996, onde se visita o Palácio de Dar El Kebira com o seu estilo hispano-mourisco e islâmico mandado construir por Moulay Ismail no século XVII.

Entre Meknès e Fes há ainda a oportunidade de visitar as ruínas romanas de Volubilis. Já na cidade histórica de Fes parte-se à descoberta desta bela urbe passando pelas ruas e vielas da Medina, pela madrassa de Bou Inanya, pela mesquita al-Tijanie ou pelos souks (mercados).

Circuito turístico em Marrocos

Centro histórico de Fez

A partir deste ponto inicia-se uma nova aventura pelas montanhas do Atlas e pelo deserto do Sahara. O percurso é realizado num veículo todo-o-terreno, com guias berberes e com dormidas em albergues. Durante o percurso haverá a oportunidade de conhecer pequenas aldeias, passear a pé e entrar em contacto com as populações locais, os seus hábitos e costumes. Entrando na paisagem montanhosa passam-se por vales alongados, por kasbahs e oásis em direcção à Garganta do Todra com uma sequência contínua de palmeirais.

Percorrendo a rota dos Mil Kasbahs pelo vale de Dades, segue-se para Ouarzazate, situada no Sul do Atlas, com visita ao kasbah de Taourirt, bem como ao Atlas Studios onde foram filmados diversos filmes como “Lawrence da Arábia” ou “A Última Tentação de Cristo”.

Ainda próximo desta cidade visita-se o kasbah Ait Ben Haddou que corresponde a uma antiga cidade fortificada e entreposto na rota das caravanas entre o deserto e Marraquexe.

Em Tizi n’Tichka, a cerca de 2200 metros de altitude em pleno Atlas, pode-se apreciar magnificas panorâmicas sobre esta cadeia montanhosa. Deste local segue-se para Marraquexe conhecida como a “cidade vermelha” ou a “pérola do sul”. Aqui visitam-se os inúmeros souks, a praça Jemaa el Fna, a mesquita Koutoubia, o mausoléu da dinastia de Saadian, o palácio de Bahia, e ainda o Mallah, o antigo bairro Judeu, e a Medina com os seus mercados pitorescos, onde pode sentir a cidade na sua plenitude.

Esta viagem a Marrocos é organizada pela agência Nomad especializada em viagens de aventura e expedições. O preço por pessoa é desde 900 euros (sem voo incluído) com partidas diárias (mínimo 3 pessoas) numa viagem com a duração de 9 dias. O preço final inclui alojamento em hotéis de 4 estrelas e albergue no deserto, pequenos-almoços e um jantar, acompanhamento de um guia durante toda a viagem, transportes locais, percurso em 4×4 pelo deserto e taxas de entrada nos monumentos.

Para informações pormenorizadas sobre as viagens a Marrocos consulte directamente o site da Nomad.