O Melhor de Deli: 10 Atrações Imperdíveis

Deli é uma cidade de contrastes e história, materializados na caótica Velha Deli por oposição à moderna Nova Deli, capital da Índia.

Passado o choque inicial perante uma cultura com valores diferentes, um trânsito infernal e elevados níveis de poluição, é tempo de apreciar fascinantes mesquitas, templos, fortes e monumentos que remontam ao tempo dos mongóis.

As 10 principais atrações de Deli podem ser visitadas num dos autocarros hop on hop off ou em excursões. Muitas delas têm entrada gratuita.

1. Chandni Chowk

Chawri Bazar em Chandni Chowk

Trata-se do principal mercado da Velha Deli, o oposto às avenidas largas e ordenadas de Nova Deli. A azáfama de carros, riquixós, peões e animais é total. O caos de todo o espaço é ao mesmo tempo assustador e fascinante. Por todo o lado se vendem tecidos, jóias e eletrónica. Para os mais aventureiros, é aqui que se prova a melhor comida de rua de Deli. O Karim Hotel, um restaurante histórico de Deli, também fica localizado em Chandni Chowk.

Localização: Velha Deli, próximo do Forte Vermelho. Encerra ao final do dia.

2. Forte Vermelho

Forte Vermelho, um dos símbolos turísticos de Deli

Interior do Forte Vermelho

O famoso monumento de Deli, inscrito no Património Mundial da Unesco, é uma das marcas mais notáveis da presença dos imperadores mongóis. Com mais de 2 quilómetros de comprimento, as suas muralhas foram construídas em 1638 para afastar os invasores, o que não impediu as ocupações de Sikhs e britânicos nos séculos seguintes.

Localização: Velha Deli, do lado oposto a Chandni Chowk. Aberto de terça a domingo.

3. Jama Masjid

Mesquita Jama Masjid

A maior mesquita da Índia é outro dos tesouros da Velha Deli. A mesquita começou a ser construída em 1644, e foram precisos 13 anos até ficar concluída. O pátio tem capacidade para 25.000 fiéis. Para visitar a mesquita, é necessário cobrir a cabeça, os ombros e as pernas. É disponibilizada uma espécie de vestido no local.

Localização: Velha Deli, próximo do Forte Vermelho. Aberto das 7h às 12h, e das 13h30 às 18h30. Não é permitida a entrada durante os períodos de oração. Entrada gratuita.

4. Swaminarayan Akshardham

Templo Swaminarayan Akshardham

Inaugurado apenas em 2005, o templo forma o maior templo hindu do mundo, e dedica-se a divulgar a cultura indiana. Para além da impressionante arquitectura do edifício, o complexo inclui um extenso jardim, onde poderá apreciar as várias esculturas e fazer um passeio cultural de barco num lago artificial onde os visitantes ficam conhecer 10.000 anos da história da Índia em apenas 15 minutos.

Localização: Nova Deli, próximo de Noida Mor. Aberto das 9h30 às 18h30. Entrada gratuita no complexo, mas as entradas nas exposições são pagas.

5. Túmulo de Humayun

O passado e a história em Deli

Túmulo de Humayun

As semelhanças com o Taj Mahal não são pura coincidência. O Túmulo de Humayun serviu de inspiração ao monumento mais conhecido da Índia, localizado em Agra. O túmulo de Deli, construído em 1565, é onde está sepultado o segundo imperador mongol. Faz parte de um vasto complexo onde se incluem magníficos jardins.

Localização: Nizamuddin East, Nova Deli, próximo da estação de comboios de Nizamuddin. Aberto do nascer do sol ao pôr-do-sol.

6. Jardins de Lodi

Os Jardins de Lodi formam o pulmão verde de Deli, tendo sido construídos pelos britânicos em 1936. Os domingos são dias particularmente movimentados neste espaço.

Localização: Lodi Road, Nova Deli, próximo do Túmulo de Humayun. Entrada gratuita.

7. Qutab Minar

Qutab Minar

Qutab Minar é o mais alto minarete do mundo, com 73 metros de altura, construído em 1193. As origens da torre ainda hoje são controversas.

Há quem acredite que a torre foi erigida em sinal de vitória, para marcar o início da era muçulmana na Índia; outros acreditam que serviu de minarete de onde os fiéis eram chamados à oração. A torre tem cinco andares, e está coberta de figuras e versos do Alcorão desenhados na pedra.

Localização: Mehrauli, sul de Nova Deli.

8. Templo de Lótus (ou Templo Bahai)

Templo de Lotus

Inspirado na flor de lótus, o Templo de Lótus foi o último dos templos Bahai a ser construído, em 1986. Segundo este religião, está aberto a todas as pessoas e crenças. O edifício destaca-se pela sua estrutura em mármore branco, inserido num cenário de jardins e lagos.

Localização: Próximo do Templo Kalkaji, este de Nehru Place, Nova Deli. Aberto de terça a domingo das 9h30 às 17h30. Entrada gratuita.

9. Porta da Índia

Porta da Índia

O arco do triunfo, conhecido como a Porta da Índia, é uma memorial em honra dos soldados indianos que perderam a vida a lutar contra o exército britânico na Primeira Guerra Mundial. O monumento fica iluminado à noite, e os jardins da avenida são bastante procurados nas quentes noites de verão.

Localização: Próximo de Rajpath, Nova Deli.

10. Gandhi Smriti

Foi nesta casa que Gandhi passou os seus últimos 144 dias de vida, e onde foi assassinado em 30 de janeiro de 1948. O quarto onde Gandhi dormia foi mantido tal como Gandhi o deixou. O espaço onde todas as noites Gandhi fazia as orações também pode ser visitado, e existem várias fotografias, esculturas e inscrições que invocam a importância de Gandhi na história indiana.

Localização: 5 Tees January Marg, Nova Deli. Aberto de terça a domingo. Entrada gratuita.

Planear Viagem a Deli
Quando Ir
Como Chegar
Onde ficar