Clima de Berlim – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A cidade de Berlim tem um clima temperado marítimo. Os meses de Verão são amenos e os meses de Inverno apresentam temperaturas baixas, com valores inferiores a 0ºC.

A chuva está presente o ano inteiro, mas os meses mais quentes de junho, julho e agosto são também os mais chuvosos. O mês de fevereiro é aquele que recebe menos chuva mas é um dos mais frios.

Estações em Berlim

No Inverno, os dias são curtos e a neve é presença habitual, principalmente no período entre dezembro e fevereiro quando as temperaturas ficam abaixo dos 0ºC e raramente ultrapassam os 5ºC. O estado do tempo no Inverno pode ser um pouco desencorajante, mas é em dezembro que vai encontrar os famosos Mercados de Natal, e é durante o mês de fevereiro que tem lugar o Festival de Cinema de Berlim (Berlinale).

A Primavera é um dos melhores períodos do ano para visitar a cidade. Depois de um Inverno rigoroso, os jardins e as ruas começam a ficar floridas. O mês de março ainda pode ser frio com temperaturas em redor de 4ºC, mas em maio os termómetros sobem para 14ºC. Os dias são normalmente de céu limpo e sol, embora exista a probabilidade de ocorrência de chuva (cerca de 10 dias por mês).

O Verão é uma das épocas altas na cidade, com uma maior afluência de turistas. As temperaturas variam entre 20ºC e 24ºC. No entanto, esta época do ano é a mais chuvosa, sendo aconselhável levar na bagagem um guarda-chuva e um casaco impermeável.

Nos meses de Verão, a capital alemã recebe vários eventos e festivais, incluindo jardins da cerveja, praias artificiais ao longo do rio Spree e cinema ao ar livre em vários locais como o Kulturforum próximo de Potsdamer Platz.

No Outono, as folhas começam a cair e os jardins passam a ter uma coloração entre o amarelo e o castanho. Entre setembro e novembro, as temperaturas descem abruptamente, passando de de 19ºC para 7ºC.

Dados de precipitação e chuvas em Berlim

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Berlim

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Berlim é entre maio e setembro quando as temperaturas são mais amenas.

Se viajar entre junho e agosto (época alta), é aconselhável fazer a reserva do hotel com algumas semanas ou meses de antecedência para garantir os melhores preços. Para saber onde ficar, confira as nossas dicas sobre os melhores bairros para se hospedar em Berlim.