Clima de Oslo – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A cidade de Oslo apresenta um clima continental húmido, com temperaturas relativamente amenas.

A influência da Corrente do Golfo torna os meses de Inverno moderados, com temperaturas menos extremas do que aquelas que se fazem sentir noutros destinos localizados à mesma latitude (60º N) no interior do continente europeu.

No Verão, a luz solar está presente durante 18 horas, enquanto que no Inverno o dia chega a ter uma duração inferior a 6 horas, em particular nos meses de dezembro e janeiro.

Temperaturas Sazonais

As temperaturas médias no Inverno oscilam entre -5ºC e 1ºC. Os meses mais frios são dezembro e janeiro, com uma temperatura média de -3ºC. A neve, em abundância, transforma a cidade num local para desportos de Inverno.

No Verão, as temperaturas máximas médias variam entre 20ºC e 22ºC, e as mínimas oscilam entre 11ºC e 13ºC. O mês mais quente é julho, com uma temperatura máxima média de 22ºC.

Precipitação

A precipitação distribui-se ao longo dos doze meses do ano. O período mais chuvoso ocorre entre julho e novembro (em média 11 dias de chuva por mês), e o menos chuvoso entre fevereiro e abril (8 dias de chuva por mês), embora exista água em abundância graças ao degelo.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Oslo

Quando Ir

O melhor período para visitar Oslo é entre maio e setembro quando as temperaturas são amenas, com máximas médias entre os 16 e 22ºC. As noites podem ser frescas e, por isso, é aconselhável levar pelo menos uma peça de roupa quente, juntamente com o guarda-chuva, que também não deve ser esquecido numa visita à capital da Noruega.