Clima de Riga – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A cidade de Riga tem um clima continental húmido com meses de Inverno frios e meses de Verão que se caracterizam por terem temperaturas moderadas.

No Inverno, as temperaturas máximas médias não ultrapassam os 0ºC, enquanto que as temperaturas médias mínimas variam entre -4ºC e -8ºC. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro com temperaturas médias de -5ºC. Em períodos de vagas de frio, os termómetros podem baixar aos -20ºC. A neve é presença habitual durante esta época do ano.

Os meses de Primavera e de Outono apresentam temperaturas máximas médias entre 10ºC e 16ºC e as temperaturas mínimas raramente são superiores a 6ºC.

Os meses mais quentes do ano são julho e agosto com temperaturas máximas médias de 22ºC e 21ºC, respectivamente. Esta época do ano caracteriza-se por ser húmida e relativamente quente, sendo que em alguns períodos ocorrem vagas de calor com os termómetros a ultrapassarem os 30ºC.

Em Riga chove o ano inteiro, principalmente entre junho e novembro. Os meses mais secos são fevereiro e março.

Dados de precipitação e chuva em Riga

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Riga

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Riga é entre maio e setembro quando as temperaturas são mais aprazíveis e os dias são mais longos. Como o estado do tempo pode ser instável é aconselhável levar guarda-chuva e uma peça de roupa quente, pois algumas noites podem ser frias, principalmente no final da Primavera e do Verão.