Clima de Tallinn – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A capital da Estónia, Tallinn, tem um clima continental húmido. Os meses de Inverno são frios e com presença de neve e os meses de Verão têm temperaturas moderadas.

Nos meses de Inverno, as temperaturas máximas médias variam entre -2ºC e 0ºC, enquanto que as temperaturas mínimas médias oscilam entre -4ºC e -7ºC. Nesta época do ano, os dias são curtos com menos de 6 horas de luz solar.

Considerando a latitude de Tallinn (59ºN), poder-se-á dizer que o Inverno apresenta valores de temperatura moderados quando comparado com outras regiões à mesma latitude, mas situadas no interior do continente. Durante o Inverno, a cidade pode ser atingida por massas de ar frio provenientes da Sibéria que provocam descidas acentuadas de temperatura.

Os meses de Primavera e Verão apresentam temperaturas máximas médias entre 9ºC e 15ºC e as mínimas raramente baixam dos 4ºC.

Em Destaque: Férias 2021 | Escapadinhas

Os meses de Verão têm temperaturas relativamente amenas com valores máximos médios de 22ºC no mês mais quente do ano (julho). Os valores mínimos variam entre 14ºC e 16ºC.

A chuva está presente o ano inteiro, mas é nos meses de Verão que chove mais, principalmente em julho e agosto. Nesta época do ano chove em média 15 dias por mês.

Dados de precipitação e chuva em Tallinn, Estónia

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Tallinn

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Tallinn é no fim da Primavera e nos meses de Verão quando as temperaturas são mais moderadas e o número de dias de luz solar é maior (chega a ser de 18h30 durante o solstício de Verão).

Como o Verão é a época do ano mais chuvosa é aconselhável levar guarda-chuva e casaco impermeável na bagagem, assim como roupa quente, pois algumas noites podem ser frias.

Partilhar.