Clima de Tallinn – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

A capital da Estónia, Tallinn, tem um clima continental húmido. Os meses de Inverno são frios e com presença de neve e os meses de Verão têm temperaturas moderadas.

Nos meses de Inverno, as temperaturas máximas médias variam entre -2ºC e 0ºC, enquanto que as temperaturas mínimas médias oscilam entre -4ºC e -7ºC. Nesta época do ano, os dias são curtos com menos de 6 horas de luz solar.

Considerando a latitude de Tallinn (59ºN), poder-se-á dizer que o Inverno apresenta valores de temperatura moderados quando comparado com outras regiões à mesma latitude, mas situadas no interior do continente. Durante o Inverno, a cidade pode ser atingida por massas de ar frio provenientes da Sibéria que provocam descidas acentuadas de temperatura.

Os meses de Primavera e Verão apresentam temperaturas máximas médias entre 9ºC e 15ºC e as mínimas raramente baixam dos 4ºC.

Os meses de Verão têm temperaturas relativamente amenas com valores máximos médios de 22ºC no mês mais quente do ano (julho). Os valores mínimos variam entre 14ºC e 16ºC.

A chuva está presente o ano inteiro, mas é nos meses de Verão que chove mais, principalmente em julho e agosto. Nesta época do ano chove em média 15 dias por mês.

Dados de precipitação e chuva em Tallinn, Estónia

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Tallinn

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Tallinn é no fim da Primavera e nos meses de Verão quando as temperaturas são mais moderadas e o número de dias de luz solar é maior (chega a ser de 18h30 durante o solstício de Verão).

Como o Verão é a época do ano mais chuvosa é aconselhável levar guarda-chuva e casaco impermeável na bagagem, assim como roupa quente, pois algumas noites podem ser frias.

Partilhar.