Viagem ao México: Cidades Históricas, Arqueologia e Praias

0

De Ocidente para Oriente atravessa-se o México desde a sua capital até à estância balnear de Cancun. Pelo caminho conhecem-se cidades astecas, maias e coloniais, lugares arqueológicos que marcam a História da Humanidade e paisagens naturais deslumbrantes.

Esta viagem pela América Central inicia-se na capital do México, uma das mais antigas cidades do continente americano, fundada pelos Astecas em 1325, com o nome de Tenochtitlan. Durante o século XVI, com a tomada da cidade pelos espanhóis, a cidade sofreu importantes transformações urbanísticas e morfológicas, passando a ser a sede política, financeira e administrativa do Império Espanhol. A independência deu-se em 1824.

Actualmente, é a maior e mais populosa cidade do país, com cerca de 9 milhões de habitantes. A Cidade do México estende-se por uma área de 1.500 quilómetros quadrados, sendo a cidade com maior densidade populacional do mundo. A par de São Paulo, é um dos principais centros financeiros e económicos da América Latina, sendo a 25.ª economia mundial e a 8.ª cidade mais rica do mundo.

Na visita a esta metrópole, visitam-se as principais atracções turísticas como o centro histórico da cidade, designado por Zócalo, a Praça da Constituição, a Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional, o Museu e o Templo Mayor (berço da cidade do México destruído pelos espanhóis em 1521),a Basílica de Guadalupe. A visita deve incluir ainda uma passagem pelo bairro típico de Coyoacán, onde viveram Frida Kahlo, Diego Rivera ou Trotsky, a Praça Garibaldi-Mariachi, a principal área turística com inúmeros cafés, restaurantes, lojas, e músicos tradicionais, e a cidadela, onde pode encontrar o mais típico artesanato mexicano.

Depois de um dia e meio totalmente dedicado à cidade do México é altura de partir de avião em direcção a Tuxtla Gutierrez, capital do estado de Chiapas. Aqui terá a oportunidade de realizar um passeio de barco pelo Canhão del Sumidero, uma importante falha geológica por onde passa o rio Grijalva a cerca de 900 metros de altitude.

O destino seguinte é San Cristóbal de las Casas, uma cidade típica do estado de Chiapas localizada nas terras altas a mais de 2000 metros de altitude. Neste lugar realiza-se um pequeno passeio pelo centro histórico da cidade com especial destaque para os mercados de rua, onde as populações locais vendem os seus produtos e a igreja de Santo Domingo erigida durante o século XVI.

Para finalizar o dia, visitam-se as comunidades indígenas San Juan Chamula e Zinacantan, de origem maia, onde pode ficar a conhecer as tradições, cerimónias religiosas e o modo de vida destes povos.

Em direcção a Palenque, atravessam-se paisagens de montanha, cascatas de água límpida e a vegetação exuberante da selva chiapaneca num percurso com a duração de cinco horas. Em Palenque, considerado como um dos mais belos lugares do México, devido à sua beleza natural e interesse histórico, cultural e arquitectónico, visitam-se os principais lugares de interesse turístico.

Palenque corresponde a um complexo arqueológico denominado por “Cidade pré-hispânica e Parque Nacional de Palenque” nomeado Património Mundial pela UNESCO em 1987. Com mais de 500 edifícios, que se estendem por uma extensão superior a 10 quilómetros, é um dos principais lugares da cultura maia, a par de Tikal e Copán. Os principais monumentos a visitar são o Templo de La Reina Roja, o Palácio do Rei Pakal, apenas descoberto em 1950, o Templo das Inscrições, o Templo do Sol, o Templo da Cruz, o Aqueduto, entre outros.

O destino seguinte é a cidade de Mérida, situada no estado de Yucatán, muito próxima do Golfo do México, conhecida como a “cidade branca” devido aos antepassados associados à cultural do sisal. Em Mérida, realiza-se uma breve visita guiada com passagem pelo centro histórico para apreciar os principais monumentos da cidade como a Catedral, o Palácio Governamental, o Palácio Municipal, a casa de Montejo e os edifícios de traços coloniais.

Chichen-Itza - México

Chichen-Itza – México

A cerca de 80 quilómetros de Mérida, visita-se um dos mais importantes centros arqueológicos do país: a Cidade Pré-Hispânica de Uxmal, designada Património da Humanidade pela UNESCO em 1996. Neste sítio visita-se o Palácio do Governador, a Pirâmide do Mágico, o Cuadrilatero das Monjas e a Grande Pirâmide.

Já em direcção às praias de Cancun, ainda há tempo para visitar o lugar arqueológico de Chichen-Itza, a capital Maia de Yucatan, que teve os seus tempos áureos entre os séculos V e X. Aqui, poderá ficar a conhecer os Templos de Kukulca e dos Guerreiros, o Observatório (“El Caracol”) o complexo de igrejas das Monjas. Tal como os sítios arqueológicos anteriores, Chichen-Itza também foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO em 1988.

Em Cancun, uma das principais estâncias balneares do México, ou em alternativa na Riviera Maya, pode desfrutar de vários quilómetros de praias de areia branca e fina, águas amenas de cor azul-turquesa e uma vegetação luxuriante, que fazem desta região um dos mais importantes centros turísticos do mundo, particularmente frequentados por norte-americanos. Neste destino, terá cerca de um dia e meio para gozar os areais paradisíacos, com temperaturas sempre superiores a 25 graus em qualquer altura do ano. Daqui, segue-se em direcção a Portugal via Miami ou Cidade do México.

Este programa é organizado pela agência de viagens 4×4 num circuito com a duração de 13 dias. O valor final da viagem inclui alojamento, voos internacionais de ida e volta na Iberia, voo doméstico entre a cidade do México e Tuxtla Gutiérrez, transporte em mini-bus de turismo com guia, visitas aos locais enunciados, e seguro de viagens.

Partilhar.