O Que Ver e Fazer em Praga: 10 Sugestões de Visita

Com uma história milenar, Praga é uma cidade repleta de museus, bons restaurantes, jardins e história. Presta-se às melhores e mais perfeitas fotos de cidades europeias.

A cerveja é outra das instituições da capital da República Checa, considerada uma das melhores da Europa.

O nosso guia do melhor de Praga inclui as principais atrações históricas e locais onde provar as famosas cervejas checas.

1. Cidade Velha e Relógio Astronómico

Relógio Astronómico

Relógio Astronómico, uma das principais atrações de Praga

A praça da Cidade Velha é uma das principais atrações de Praga, atravessada inúmeras vezes durante uma visita à cidade. O relógio astronómico bate sempre à hora certa (entre as 8h e as 20h), dando origem às movimentações dos doze apóstolos. Vale a pena esperar para assistir ao espetáculo, em especial ao entardecer, quando o espaço está mais desimpedido das multidões de turistas.

2. Ponte Carlos

Vistas da Ponte Carlos em Praga

Ponte Carlos

A famosa Ponte Carlos em estilo gótico é uma das pontes europeias mais famosas. Apoiada em 16 arcos e decorada com 30 estátuas barrocas, esta ponte pedonal atravessa o rio Moldava (ou rio Vltava, como é conhecido em checo), oferecendo uma vista magnífica sobre a Cidade Velha de um lado e o Castelo de Praga do outro. Um passeio nocturno permite apreciar a cidade iluminada.

3. Castelo de Praga

Complexo do Castelo de Praga

Catedral de São Vito

O Castelo de Praga é outra das atrações mais famosas de Praga. Trata-se de um complexo composto de vários palácios e edifícios eclesiásticos, com destaque para a catedral gótica de São Vito, a maior igreja da República Checa, que domina o espaço.

4. Torre de Petrin

Vista de Praga a partir do topo da Torre de Petrin

Próximo do Castelo de Praga, o parque de Petrin é o principal parque da cidade. Localizado numa colina, possui no topo uma torre de observação construída como uma réplica da torre Eiffel. O funicular permite subir até à torre e depois são 299 degraus para apreciar uma das mais magníficas vistas sobre a cidade e arredores. Em dias de céu limpo, é possível avistar o cume da montanha de Snezka, a montanha mais alta da República Checa.

5. Arquitectura Clássica

Igreja de São Nicolau

Praga possui uma enorme diversidade de igrejas. Um dos melhores exemplos do estilo barroco encontra-se na igreja de São Nicolau na Praça da Cidade Velha, onde decorrem regularmente concertos de Mozart (o músico tocou no órgão principal durante uma estadia em Praga) e de vários outros autores de música clássica.

6. Bairro Judeu

Josefov era o antigo gueto judaico de Praga. Localizado entre a praça da Cidade Velha e o rio Moldava, possui o complexo de monumentos históricos judeus mais bem conservado da Europa. Os vários edifícios que formam o que é hoje conhecido como o Museu Judaico de Praga incluem as cinco sinagogas Maisel, Pinkas, Espanhola, Klausen e Velha-Nova, e o cemitério judeu. A Sinagoga Velha-Nova é ainda hoje utilizada para serviços religiosos.

7. Arte Cubista

Poste de iluminação cubista de Kralicek, próximo da praça Wencelas

A grande maioria das obras de arte em Praga está exposta à vista de todos. Mas escondido numa das esquinas da praça Wenceslas encontra-se o único poste de iluminação cubista do mundo, desenhado pelo arquitecto checo Emil Kralicek. Outras obras deste arquitecto incluem os edifícios do Hotel Zlatá Husa e da Adamova Lékárna (Farmácia Adam), também localizados na praça Wenceslas.

8. Jardim da Cerveja

Com temperaturas que podem facilmente ultrapassar os 30ºC durante o verão, Praga é o local ideal para saborear uma cerveja fresquinha. O melhor jardim da cerveja da cidade está localizado no extremo leste dos jardins Letná. A cerveja à pressão Gambrinus 10° pode ser adquirida num dos quiosques e saboreada nas mesas de piquenique à disposição no parque.

9. Museu da Cerveja

Embora o nome escolhido seja visivelmente para atrair turistas, este popular Bar / Museu da Cerveja, próximo da praça da Cidade Velha, é também frequentado pelos habitantes de Praga. Com uma selecção de mais de 30 cervejas à pressão produzidas na República Checa, o menu inclui uma breve descrição de cada tipo de cerveja para ajudar o cliente na difícil escolha. Existe ainda uma “tábua de cervejas”: um prato de madeira com cinco copos de 15 centilitros que contêm cinco variedades diferentes de cerveja à escolha.

10. Vida Nocturna

Com uma população de estudantes e artistas, o bairro de Zivkov é ideal para uma saída à noite. Uma possível ronda pelos bares de Praga começa com cocktails no bar da Torre da Televisão, de onde se tem uma vista deslumbrante sobre a cidade. Segue-se cerveja pilsner, acompanhada de música ao vivo no Akropolis, um bar e centro cultural art déco. Para rematar, o Nad Viktorkou dá a experimentar a Becherovka, um licor de ervas típico da República Checa.