As 5 Melhores Apps Gratuitas para Passeios de Bicicleta

Com tantas opções de ciclovias e ecopistas de norte a sul de Portugal, a bicicleta é hoje uma alternativa cada vez mais popular nas deslocações para o trabalho mas também para passeios e descobrir novos destinos.

O crescimento na utilização de smartphones levou ao aparecimento de inúmeras apps para ciclistas, úteis para quem está a 10 km de casa ou a 100 km de distância.

Conheça 5 das melhores apps gratuitas para usar no seu próximo passeio de bicicleta.

CycleMap

A CycleMap parece feita à medida. Disponibiliza cobertura mundial de mapas, incluindo mapas offline, o que pode ser útil em locais com pouca rede ou para quem não tem um plano ilimitado de dados.

Em Destaque: Férias 2021 | Escapadinhas

A app permite configurar itinerários e disponibiliza informações importantes como a localização de lojas de bicicletas, casas de banho e miradouros. As estações de bicicletas partilhadas também estão marcadas nos mapas.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

Google Maps

Não sendo específica para ciclistas, a app do Google Maps encontra-se na linha da frente no que diz respeito à configuração de trajectos e itinerários. No entanto, a informação offline sobre ciclovias é limitada, sendo possível fazer download de parte de um mapa, mas não criar um novo trajecto de bicicleta. Os mapas com direcções para carros funcionam offline sem problemas.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

CycleMaps

Não, não estamos a repetir-nos – CycleMaps (no plural) é outra das apps para ciclistas feita por ciclistas. Possui uma série de opções que a distingue das demais. Usa mapas open source como o OpenCycleMaps, que permite escolher um ponto de destino directo, ou vários pontos de paragem se quiser explorar locais no caminho.

A CycleMaps permtide ainda escolher estradas principais, ou uma viagem mais calma por estradas secundárias

Disponível gratuitamente para iOs e Apple Watch.

First Aid For Cyclists

Esta é uma daquelas apps para instalar e, de preferência, nunca usar. A app é útil para saber o que fazer no caso de se lesionar. Cobre as lesões mais em comuns dos ciclistas – cortes, arranhões, ossos partidos são alguns dos temas abordados.

A app disponibiliza diagramas e instruções para quem não tem experiência em primeiros socorros.

Disponível gratuitamente para iOS e Android.

Where Am I At?

Se tiver o azar de ficar com um pneu furado no meio de nada, a First Aid For Cyclists pode ser útil para ajudar a perceber a sua localização.

A app disponibiliza coordenadas GPS e um endereço aproximado, que podem ser enviados directamente por SMS, iMessage ou email para um contacto que possa ajudar.

A ideia é muito simples, mas pode (literalmente) salvar vidas.

Disponível gratuitamente para iOs.

Partilhar.