As Melhores Praias de Cabo Verde – Sal e Boavista

Cabo Verde é um destino de férias, conhecido pelas praias paradisíacas, com areia dourada e mar azul-esverdeado.

Se está a planear uma viagem a Sal ou Boavista, conheça algumas das melhores praias para umas férias inesquecíveis. Estas duas ilhas destacam-se ainda pelas paisagens naturais, pela gastronomia e pela hospitalidade e simpatia do povo cabo-verdiano.

As Melhores Praias na Ilha do Sal

Praia de Santa Maria

Hilton Cabo Verde Sal Resort

Localizada no extremo sul da ilha do Sal, Santa Maria é a praia mais conhecida e animada de Cabo Verde. Em forma de baía, com areia fina e mar calmo, é ideal para mergulhos nas águas transparentes e longos passeios à beira-mar. No extremo da praia, o cais anima-se quando os pescadores trazem a captura do dia. A praia de Santa Maria possui uma pequena infraestrutura de restaurantes de praia, alguns hotéis ao longo da baía, para além de restaurantes e bares na vila de Santa Maria, situada a minutos do areal.

Para ficar num hotel frente à praia de Santa Maria, sugerimos o Hotel Morabeza ou o Hilton Cabo Verde Sal Resort.

Praia da Ponta Preta

Praia da Ponta Preta

A praia da Ponta Preta também fica localizada no sul da ilha de Sal, 2 km a oeste de Santa Maria. Com uma paisagem mais selvagem e natural, sem infraestruturas, oferece as condições ideais para a prática de surf e windsurf. Mais ventosa e de águas mais agitadas, existem no entanto vários dias em que o vento é apenas uma brisa. A contrastar com a animação de Santa Maria, aqui vai encontrar tranquilidade. O silêncio é total, quebrado apenas pelo som da rebentação das ondas.

Para ficar num hotel próximo da praia da Ponta Preta, sugerimos o ClubHotel Riu Funana, e o Riu Palace Cabo Verde.

Kite Beach

Kitesurf em Cabo Verde

Localizada no sudeste da ilha do Sal, na proximidade da vila de Santa Maria (cerca de 4 km), a Kite Beach forma uma baía, e é uma praia de adrenalina. Sem dúvida o melhor spot da ilha para a prática de kitesurf, surf e outros desportos radicais, a praia oferece condições ideais entre os meses de Novembro e Março. Para alugar equipamento e ter aulas de kitesurf e surf, recomendamos a Mitu & Djo Kite School, que pertence ao campeão mundial de kitesurf, Mitu Monteiro.

As Melhores Praias na Ilha da Boavista

Praia de Chaves

Praia de Chaves vista do Iberostar

A praia de Chaves é uma das mais belas de Cabo Verde, e um dos cartões de visita da ilha da Boavista. Com um areal extenso e uma brisa suave a soprar durante o dia, esta praia convida a longos passeios à beira-mar. Para ficar num hotel junto à praia de Chaves, sugerimos o Iberostar, que na verdade resume praticamente a oferta hoteleira da praia de Chaves.

Praia de Santa Mónica

Praia de Santa Mónica

Em Santa Mónica, no sudoeste da ilha da Boavista, vai encontrar uma praia só para si (pelo menos até à conclusão do hotel que ali está ser construído). Com 18 km de extensão, é uma praia de grande beleza, semi-deserta, ideal para longos passeios. O vento forma ondas no areal, entre o azul do oceano e os tons castanhos da paisagem árida e acidentada da ilha. O acesso é difícil, apenas de jipe, pick up ou moto 4×4.

Praia de Atalanta

Cargueiro Santa Maria naufragado na praia de Atalanta

A praia de Atalanta, localizada no norte da ilha da Boavista, é mais conhecida pelo Cabo de Santa Maria onde naufragou, em 1968, o cargueiro espanhol que lhe deu o nome, no regresso de uma viagem à Argentina e ao Brasil. Conta a lenda que estaria carregado de presentes para o ditador Franco e seus apoiantes. Da embarcação resta hoje a carcaça enferrujada numa magnífica linha de costa. O nome de Atalanta terá vindo de outro navio que aqui desapareceu, décadas antes, em 1920. Apesar de não ser uma praia para banhos, Atalanta é outro destino de windsurf, e um local para observar a desova das tartarugas entre Junho e Setembro.