10 das Melhores Praias de Marrocos

Não só de fascinantes souks e noites estreladas no deserto do Sahara se faz Marrocos. Com duas costas disponíveis, o país é também um destino de praia, com uma diversidade capaz de agradar todos os gostos.

Na costa do mar Mediterrâneo, as praias têm águas calmas e cálidas. Já as praias do oceano Atlântico são mais selvagens e, por vezes, batidas pelo vento.

Conheça algumas das melhores praias de Marrocos e use o mapa para as localizar. Aproveite para estender a sua estadia e conhecer outras atracções marroquinas.

1. Praia do Paraíso, Asilah

Praia do Paraíso, Asilah

Também conhecida como Rmilate, ou Playa de las Cuevas, a Praia do Paraíso é uma praia selvagem localizada 7 quilómetros a sul da vila piscatória murada de Asilah, e a 50 quilómetros de Tânger.

A localidade de Asilah está aliás rodeada de praia para norte e para sul. A Praia do Paraíso é deslumbrante e limpa, apesar de algum lixo que se acumula no cimo do areal, trazido pelo mar. Não existem quaisquer apoios balneares.

2. Praia Tagharte, Essaouira

Costa de Essaouira

A Praia Tagharte em Essaouira, uma estância balnear no centro da costa atlântica de Marrocos, estende-se por 6 quilómetros. Aqui, não há falta de espaço, mesmo no pico do Verão. A bandeira azul é garantia de limpeza da praia. No entanto, as águas são um pouco frias. Os ventos, por vezes fortes, criam excelentes condições para a prática de surf, windsurf e kitesurf.

3. Praia de Martil, Martil

Na costa do Mediterrâneo, Martil é um destino popular a partir de Tetouan e de Tânger. Com uma marginal e diversos restaurantes, cafés e lojas, esta estância balnear é bastante concorrida nos meses de Julho e Agosto. Junho ou Setembro permitem aproveitar o bom tempo e evitar as enchentes. Em qualquer época do ano, irá encontrar uma belíssima baía, com vistas da montanha e um mar calmo de águas mornas, ideal para nadar.

4. Praia de Saïdia, Saïdia

Resorts em Saïdia

Localizada no norte de Marrocos, junto à fronteira com a Argélia, Saïdia oferece 14 km de areal no Mediterrâneo, sendo uma das praias mais extensas do país. Com bandeira azul, esta praia é considerada uma das melhores nesta costa. É muito procurada pelos marroquinos nos meses de Verão, atraídos pelo clima ameno e pelas águas cálidas, com temperaturas médias entre 22 e 24ºC. Durante o resto ano, Saïdia é uma povoação pacata.

5. Praia de Taghazout, Taghazout

Vista de Taghazout

Localizada a norte de Agadir, na costa do Atlântico, a Praia de Taghazout é considerada um dos melhores spots de surf em África. Existem ondas para todos os níveis, escolas de surf para quem quiser contratar aulas, e claro condições para muitos outros desportos aquáticos A melhor época para a prática de surf é entre Setembro e Abril. O período de Verão oferece mar calmo num ambiente descontraído.

6. Praia de Agadir, Agadir

Quando visitar Agadir

Litoral de Agadir

Na costa atlântica, no sul de Marrocos, Agadir é um dos destinos de sol e praia mais conhecidos de Marrocos, juntamente com Saïdia. Trata-se de uma moderna estância balnear, totalmente remodelada após um forte terramoto em 1960. A praia de Agadir estende-se por cerca de 9 km, ou seja, não há falta de espaço, e é única no contexto da costa atlântica na medida em que forma uma espécie de baía protegida pelo vento.

7. Ilha do Dragão, Dakhla

Ilha do Dragão, Dakhla Attitude

A remota Ilha do Dragão localiza-se na lagoa da costa atlântica que banha a cidade peninsular de Dakhla, na região do Sahara Ocidental. A ilha é desabitada, e a praia praticamente intocada. A melhor forma de cá chegar é numa excursão de duas horas organizada pela empresa Dakhla Attitude, que custa 5 euros por pessoa. Na lagoa, realizam-se frequentemente campeonatos de kitesurf.

8. Praia de Sidi Kaouki, Sidi Kaouki

Localizada 25 km a sul de Essaouira, Sidi Kaouki é uma pacata localidade. A sua praia, com 5 km de extensão, pode ser uma alternativa mais calma à popular praia Tagharte em Essaouira. A praia de Sidi Kaouki dispõe de alguns apoios de praia, tais como pranchas de surf para alugar. Pode fazer passeios de cavalo e camelo à beira-mar.

9. Praia de Legzira, Sidi Ifni

Praia Legzira

Localizada na costa atlântica, cerca de 120 km a norte de Agadir, a praia Legzira é provavelmente uma das belas da Marrocos, em especial no pôr-do-sol. A praia é famosa pelos seus arcos de pedra em tons vermelho que podem ser admirados, apesar de um ter colapsado em 2016. A praia é ideal para passeios e surf. Existem alguns cafés junto à praia. Sidi Ifni, a localidade mais próxima, fica a cerca de 20 minutos, e dispõe de lojas de surf, alguns restaurantes e alojamento.

10. Praia Quemado, Al Hoceima

Na costa mediterrânica, entre Ceuta e Melilla, a praia Quemado é a mais concorrida das praias de Al Hoceima, uma localidade de influência espanhola. Pequena e com águas mornas e cristalinas, a praia enche rapidamente. Em alternativa, existe uma série de praias para sudoeste, no Parque Nacional de Al-Hoceima, tais como Thara Youssef, Boumedhi e Boussekor, e para sudeste, nomeadamente as praias Calabonita, Maktôaa, Isri, Sfiha, Souani e R’Hach.