Apps e Websites para Planear Viagens

Qualquer que seja o destino, existem websites e apps que ajudam a planear viagens, fazer itinerários, escolher alojamento, criar orçamentos, para além de registarem os melhores momentos e permitirem a partilha com amigos.

Estes websites e apps podem ser uma ajuda valiosa em viagem, assumindo funções que vão desde assistente pessoal a meteorologista, passando por mapa de estradas, guia de restaurantes ou guia de viagem, disponíveis 24 horas por dia.

Pode também ter interesse nas 10 Apps Grátis para Levar na sua Próxima Viagem.

Para organizar viagens

TripIt

TripIt

TripIt é uma app que o ajuda a organizar melhor a sua viagem. Se já possui os e-mails de confirmação das suas reservas (rent-a-car, hotéis, restaurantes, bilhetes de avião, etc.), basta reencaminhá-los para plan@tripit.com, e o itinerário da sua viagem é automaticamente criado.

Existe uma versão gratuita (com publicidade). Os $49 anuais da versão Pro dão acesso a alertas de voos em tempo real, entre outras funcionalidades. Grátis para iOS e Android

Trip by Skyscanner (antes Gogobot)

Apps e Sites de Viagens

Gogobot

O Trip by Skyscanner é um concorrente do Tripadvisor nas críticas e recomendações de hotéis, visitas e restaurantes que disponibliza.

A grande diferença está na possibilidade de planear viagens, disponibilizando uma lista de coisas para fazer com base no destino, nos seus interesses, no estado do tempo, e na hora do dia. Grátis para iOS e Android

Fórum Thorn Tree do Lonely Planet

Como qualquer fórum, o Thorn Tree é um óptimo local para esclarecer dúvidas e conhecer as opiniões de outros viajantes. O fórum cobre um vastíssimo leque de temas relacionados com viagens, praticamente todos os destinos e inúmeras actividades.

The Traveler

The Traveler

The Traveler é uma app gratuita que permite criar itinerários de viagens com base no Google Maps e em coordenadas GPS. Desenvolvida inicialmente pela Ball State University para as visitas de estudo dos seus alunos, a aplicação é ideal para documentar percursos e itinerários através de notas e conteúdos de vídeo e aúdio, dando origem a verdadeiros diários de viagens. Requer alguma exploração para conhecer todas as suas funcionalidades.

Roadtrippers

Descobrir os Estados Unidos da América de carro é agora mais fácil com o Roadtrippers. Basta indicar no mapa os pontos de partida e chegada, e o website calcula o itinerário e sugere pontos de interesse e restaurantes ao longo do percurso.

O Roadtrippers disponibiliza ainda guias com conteúdo obtido de websites de referência dedicados ao tema das viagens Os itinerários criados podem ser gravados e partilhados. Grátis para iOS e Android

Mygola

MyGola

MyGola

Mygola é uma app que permite criar rapidamente o seu itinerário de viagem a partir de uma colecção de itinerários organizados por fontes como o “NY Times”, “The Guardian”, “The Independent”, entre outros. Pode acrescentar e remover restaurantes, visitas, etc., bem como adicionar as suas notas e partilhar a sua viagem com outras pessoas. A app permite ainda efectuar reservas. Infelizmente, não está disponível para Android nem para todos os destinos. Grátis para iOs

Organizadores pessoais

A Google Keep e a Evernote são organizadores pessoais, que também podem ser utilizados para registar a sua viagem. Os dados são armazenados na cloud, permitindo sincronizar os seus vários dispositivos.

Para criar orçamentos de viagem

Trail Wallet

Trail Wallet, Spent e Trabeepocket são algumas das apps que o ajudam a organizar facilmente as suas despesas em viagem.

Estas apps permitem definir orçamentos diários, converter moedas, registar todas as suas despesas de forma simples e rápida à medida que as faz, e detectar derrapagens no orçamento inicial da sua viagem.

Para capturar e partilhar os melhores momentos

Instagram

O Instagram permite publicar e partilhar com a família e os amigos as melhores fotos e filmes das suas férias.

Outras opções incluem o Hipstamatic para iOS e o VSCO Cam para iOS e Android, que inclui funcionalidades de edição adicionais.