Apps e Websites para Planear Viagens

Qualquer que seja o destino, existem websites e apps que ajudam a planear viagens, fazer itinerários, escolher alojamento, criar orçamentos, para além de registarem os melhores momentos e permitirem a partilha com amigos.

Estes websites e apps podem ser uma ajuda valiosa em viagem, assumindo funções que vão desde assistente pessoal a meteorologista, passando por mapa de estradas, guia de restaurantes ou guia de viagem, disponíveis 24 horas por dia.

Tripit

O Tripit é um website que o ajuda a organizar melhor a sua viagem. Se já possui os e-mails de confirmação das suas reservas (rent-a-car, hotéis, restaurantes, bilhetes de avião, etc.), basta reencaminhá-los para plan@tripit.com, e o itinerário da sua viagem é automaticamente criado.

Existe uma versão gratuita (com publicidade). Os $49 anuais da versão Pro dão acesso a alertas de voos em tempo real, entre outras funcionalidades. Disponível também na App Store e Google Play.

Apps e Sites de Viagens

Apps e Sites de Viagens

Gogobot

O Gogobot é um concorrente do Tripadvisor nas críticas e recomendações de hotéis, visitas e restaurantes que disponibliza.

A grande diferença está na possibilidade de planear viagens, e pedir opiniões e recomendações a amigos e outras pessoas que partilham os seus interesses. Disponível também na App Store e Google Play.

Fórum Thorn Tree do Lonely Planet

Como qualquer fórum, o Thorn Tree é um óptimo local para esclarecer dúvidas e conhecer as opiniões de outros viajantes. O fórum cobre um vastíssimo leque de temas relacionados com viagens, praticamente todos os destinos e inúmeras actividades.

Roadtrippers

Descobrir os Estados Unidos da América de carro é agora mais fácil com o Roadtrippers. Basta indicar no mapa os pontos de partida e chegada, e o website calcula o itinerário e sugere pontos de interesse e restaurantes ao longo do percurso. O website disponibiliza ainda guias com conteúdo obtido de websites de referência dedicados ao tema das viagens Os itinerários criados podem ser gravados e partilhados. Disponivel na App Store e Google Play.

MyGola

MyGola

Mygola

O Mygola permite criar rapidamente o seu itinerário de viagem a partir de uma colecção de itinerários organizados por fontes como o “NY Times”, “The Guardian”, “The Independent”, entre outros. Pode acrescentar e remover restaurantes, visitas, etc., bem como adicionar as suas notas e partilhar a sua viagem com outras pessoas. O website permite ainda efectuar reservas.

The Traveler

The Traveler é uma aplicação gratuita que permite criar itinerários de viagens com base no Google Maps e em coordenadas GPS. Desenvolvida inicialmente pela Ball State University para as visitas de estudo dos seus alunos, a aplicação é ideal para documentar percursos e itinerários através de notas e conteúdos de vídeo e aúdio, dando origem a verdadeiros diários de viagens. Requer alguma exploração para conhecer todas as suas funcionalidades.

A Google Keep e a Evernote são organizadores pessoais, que também podem ser utilizados para registar a sua viagem. Os dados são armazenados na cloud, permitindo sincronizar os seus vários dispositivos.

Orçamento

A Trail Wallet, a Spent e a Trabeepocket são algumas das aplicações que o ajudam a organizar facilmente as suas despesas em viagem. Permitem definir orçamentos diários, converter moedas, registar todas as suas despesas de forma simples e rápida à medida que as faz, e detectar derrapagens no orçamento inicial da sua viagem.

Capturar e partilhar os melhores momentos

O Instagram permite publicar e partilhar com a família e os amigos as melhores fotos e filmes das suas férias. Outras opções incluem o Hipstamatic para iOS e o VSCO Cam para iOS e Android, que inclui funcionalidades de edição adicionais.