O Que Ver e Fazer em Menorca: A Ilha Tranquila

Se procura tranquilidade e sossego, Menorca é a escolha ideal para as suas próximas férias de verão.

Ao contrário das vizinhas Maiorca e Ibiza, aqui não encontra grandes resorts nem praias apinhadas.

Menorca oferece praias semi-desertas e tempo para desfrutar o melhor das ilhas espanholas.

Praias em Menorca

A praia de Son Bou, com 3 km de extensão, é a maior da ilha. Entre outras praias famosas contam-se Cala Galdana, com a sua baía paradisíaca, Punta Prima, Cales Coves, Cala Mitjana, Cala Turqueta, Son Xoriguer e Cala Blanca.

Na costa norte, a praia de Pregonda forma um extenso areal dourado, enquadrado por dunas e campos de vegetação. O acesso à praia faz-se a pé. O percurso ao sol dura cerca de meia hora, mas vale bem o esforço. O mar calmo é ideal para banhos, mas também para a prática de mergulho. A praia não possui restaurante, pelo que é aconselhável levar água e um lanche.

Viagem a Menorca

Praias de Menorca

Muitas das praias na costa sul de Menorca são pequenas enseadas protegidas por penhascos. É o caso da Cala Macarella, que forma uma pequena baía paradisíaca, com águas de cor azul-turquesa. Mesmo no inverno, as águas quentes convidam a banhos. O restaurante Susi, localizado na praia, serve uma excelente seleção de raciones. Infelizmente, os muitos turistas que enchem a praia durante o verão poderão retirar alguma da beleza da paisagem de Cala Macarella. A primavera e o outono são as melhores estações para uma visita.

O Que Ver

Ciutadella foi a primeira capital administrativa de Menorca, antes de perder o título para Mahón. Conserva, contudo, o título de capital religiosa de Menorca ao manter a sede do bispado. Nas suas ruelas empedradas é possível sentir ainda uma certa atmosfera medieval.

A Praça des Born é a porta de entrada em Ciutadella. Cercada de casas senhoriais e esplanadas, a praça recebe entre 23 e 24 de junho as famosas festas de Sant Joan, que remontam ao século XIV, e incluem procissões e cortejos a cavalo.

Em direção ao interior da cidade, percorra as ruas estreitas onde a arquitetura dos edifícios revela as influências medieval, gótica e mourisca, até à catedral de Ciutadella, mandada construir no século XIII pelo rei Afonso III de Aragão, após a conquista de Menorca em 1287.

Centro histórico de Menorca

Catedral de Menorca

Os sítios megalíticos, dispersos por toda a ilha, são outra das atrações de Menorca. Os sítios revelam vestígios do período talaiótico, povo que habitou as Baleares entre 1.400 a.C. e o início da nossa era. Alguns dos mais importantes são Torre Trencada (próximo de Ciutadella), Talatí de Dalt e Trépuco (perto de Mahón).

Onde Comer

O Café Balear, localizado em Ciutadella, serve uma das melhores calderetas de lagosta da ilha, o prato mais famoso de Menorca. Este restaurante à beira de água, com um estilo informal, aposta na frescura do marisco e pescado. (Es Pla de Sant Joan 15, Ciutadella. Encerra ao domingo no verão, e à segunda no inverno.)

Ainda em Ciutadella, o Aurora serve tapas e montaditos. Experimente a sobrasada de Menorca, o chouriço tradicional da ilha. Acompanhe com um dos vinhos locais. (Plaça Ses Palmeres 3, Ciutadella. Encerra ao domingo.)

Em Fornells, porto de pescadores na costa norte de Menorca, vários restaurantes especializaram-se em calderetas de lagosta. Os mais famosos são o Café del Nort, o Es Cranc e o Es Pla.

Do topo de uma falésia, à saída de Mahón, o Cap Roig tem uma vista privilegiada sobre a baía. O restaurante serve marisco, pescado e vários arrozes. (Urbanización Cala Mesquida, Sa Mesquida. Encerra à segunda, e está fechado entre dezembro e março.)

Menorca

Porto de Menorca à noite, um dos locais onde pode jantar

Como se Deslocar

Existem algumas empresas de transportes públicos a operar na ilha. Os autocarros da empresa Transportes Menorca atravessam a ilha, enquanto que a empresa Torres disponibiliza carreiras entre Ciutadella e algumas praias.

Não sendo essencial, o aluguer de carro permite conhecer mais praias e, de um modo geral, é a opção mais flexível para conhecer uma ilha que não é muito grande. Existem diversas empresas de rent-a-car com lojas no aeroporto de Menorca: Hertz, Europcar e National-Atesa. Veja aqui qual a melhor opção.

Pacotes de Férias em Menorca

Várias agências de viagens comercializam pacotes de férias para Menorca. A Top Atlântico está promover um programa especial que inclui os voos de ida e volta, com partida do Porto, e 7 noites de alojamento nos Apartamentos Dianas III.

A Logitravel tem uma oferta para Cala Galdana em Menorca, que inclui a passagem aérea, 3 noites de alojamento num hotel de 4 estrelas, e aluguer de carro.