Mercados de Natal: Uma Tradição na Alemanha

Os mercados de Natal na Europa são uma tradição secular com origem na Alemanha durante a Idade Média.

E é na Alemanha que vai encontrar os melhores e mais autênticos mercados de Natal.

Entre finais de Novembro e o dia de Natal, a magia natalícia chega às cidades alemãs na forma de decorações de Natal, artesanato, e especialidades sazonais, como o Glühwein (vinho quente), os biscoitos de gengibre e as salsichas. Saiba por onde começar.

1. Nuremberga

Natal em Nuremberga

O Christkindlesmarkt em Nuremberga reclama o título do mercado de Natal mais famoso do mundo. Tem lugar desde meados do século XVI na Hauptmarkt, a maior praça desta cidade medieval. Com toda a pompa e circunstância, o mercado é inaugurado todos os anos pelo prólogo do Christkind (Anjo de Natal), recitado por uma rapariga a partir da varanda da Catedral de Nuremberga.

Neste mercado de Natal, pode apreciar e comprar artesanato local (bugigangas produzidas na China são expressamente proibidas), enquanto se aquece com o Glühwein (vinho tinto quente), acompanhado pelas famosas salsichas (Bratwürste) e pelos biscoitos de gengibre (Lebkuchen).

2. Dresden

Vista do mercado de Natal de Dresden

Dresden, nas margens do rio Elbe, orgulha-se do seu Striezelmarkt que remonta a 1434, um dos mercados de Natal mais antigos da Alemanha. O nome do mercado vem de Stollen, ou Striezel em alemão da Idade Média, em honra do pão de frutas com nozes, especiarias e frutas secas ou cristalizadas, tradicional de Dresden e desta época do ano na Alemanha. Se visitar antes do dia de Natal, não perca o Festival do Stollen.

3. Colónia

Mercado de Natal em Colónia

O mercado de Natal de Colónia tira partido do cenário deslumbrante da Catedral de Colónia, um edifício gótico que demorou 600 anos a concluir. Para além do mercado principal com uma gigantesca árvore de Natal, existem vários outros mercados na proximidade. Em Alter Markt e Heumarkt, vai encontrar também um ringue de patinagem no gelo junto ao rio Reno e, ao lado do museu do chocolate, pode visitar o mercado de Natal do porto com cheiro a maresia.

4. Berlim

Gendarmenmarkt em Berlim

Em Berlim, vai poder explorar cerca de 60 mercados numa cidade repleta de luz e encanto ao som dos sinos da catedral. Alguns destes mercados de Natal pouco se destacam, mas nem todos são assim. O histórico mercado em Gendarmenmarkt é um dos mais atmosféricos, com genuíno artesanato e produtos da gastronomia alemã. Ao contrário de outros mercados de Natal, cobra uma pequena entrada de 1€.

Para quem o espírito festivo nunca é demais, aqui ficam os locais dos melhores mercados de Natal na capital alemã: Palácio de Charlottenburg, Lucia no KulturBrauerei, Wintertraum am Alexa próximo da Alexanderplatz, Potsdamer Platz, e o mercado do Hanukkah no Museu Judaico.

5. Dusseldorf

Mercado de Natal em Dusseldorf

Nas margens do rio Reno, Dusseldorf é conhecida como a cidade da elegância alemã. No total, são sete os mercados de Natal temáticos que animam as ruas da cidade, situados a curta distância uns dos outros. Concentram-se em torno da Königsallee (Kö), uma avenida de lojas toda ela iluminada com belíssimas decorações de Natal. Para a criançada, Dusseldorf dispõe do ringue de patinagem no gelo na Corneliusplatz e da Roda Gigante na Burgplatz.

6. Rotemburgo

As famosas Schneebälle de Rotemburgo

Pode não ser o maior nem o mais espectacular, mas o mercado de Natal de Rotemburgo (Reiterlesmarkt), é o que mais transporta o visitante para um conto de fadas. Em torno da Altstadt, as bancas de artesanato estendem-se pelas ruas medievais, estreitas e sinuosas, interligadas por arcadas, e cobertas de neve. Não deixe de provar as Schneebälle, doces típicos em forma de bola de neve, e o vinho “branco” quente, especialidade da região.

Se não puder visitar na época festiva, pode ainda assim viver a magia do Natal em qualquer época do ano no Museu do Natal localizado em Rotemburgo, o único sobre a história e as origens do Natal na Alemanha.

7. Munique

Natal na Marienplatz em Munique

Munique não se resume à Oktoberfest. A capital da Baviera enche-se de mercados de Natal que animam a cidade. O maior e mais antigo realiza-se em torno da Marienplatz, onde não faltam as maçãs assadas, os biscoitos de gengibre e o vinho quente. A alguns passos, na Neuhauser Strasse, vai encontrar aquele que é provavelmente o maior mercado de presépios da Alemanha. Se preferir uma atmosfera mais festiva, tem à sua espera o Festival Tollwood no Theresienwiese, com concertos, actuações, artesanato e muito mais.

8. Frankfurt

Mercado de Natal em Frankfurt

É em Römerberg, o coração de Frankfurt, que tem lugar o mercado de Natal, um dos maiores da Alemanha em número de visitantes e tamanho. Este grande mercado tem uma vasta oferta de artesanato e gastronomia alemã. É obrigatório provar o Glühwein ou o Apfelwein (cidra quente), servidos em canecas, os tradicionais biscoitos de gengibre, e claro as salsichas.