Sobre os penhascos localizados a noroeste da planície de Telássia, na Grécia, sobrevivem intactos seis dos mais de vinte mosteiros de Metéora construídos pelos monges ortodoxos.
Metéora (que em grego significa “suspenso no ar”) representa um dos maiores complexos religiosos da Grécia, apenas suplantado pelo complexo do Monte Athos. Ambos são património mundial da UNESCO.
Os rochedos de Metéora são formações geológicas com cerca de 15 milhões de anos, que resultaram de fortes movimentos tectónicos. Os primeiros monges eremitas que aqui se instalaram buscavam refúgio espiritual nas grutas dos penhascos. As condições de vida eram difíceis, e não havendo estradas, o acesso ao topo fazia-se habitualmente por corda suspensas.
Entre os séculos XIV e XVI, emergiram 24 mosteiros, fruto de necessidades comuns das comunidades de monges aqui instaladas, unidas por uma forte fé religiosa. Mais tarde, durante a ocupação otomana, a inacessibilidade do local foi considerada ideal para refúgio dos monges vítimas de perseguição.
O Que Ver

Um dos mosteiros de Metéora
Dos seis mosteiros sobreviventes, dois, os de Roussanou e Agios Stefanos (Santo Estevão), são habitados não por monges mas por comunidades de freiras.
Juntamente com o de Roussanou, o mosteiro de Megalo Meteoron é um dos mais interessantes, e também o maior do complexo. Pergaminhos, evangelhos manuscritos e objetos litúrgicos de valor inestimável fazem parte dos seus preciosos acervos.
Não muito longe do mosteiro de Meteoron, o mosteiro de Vaarlam fica no topo de uma escadaria de perto de 200 degraus (apenas construída no século XX), e tem uma elegante igreja com frescos do século XVI.
Um pouco mais distante, no mosteiro de Agia Tríada foi rodada a cena do filme “007 – Missão Ultra-Secreta”, onde Roger Moore no papel de James Bond escala o espetacular rochedo até ao mosteiro, usado como esconderijo por Julian Glover no papel do vilão Aristotle Kristatos.
O mosteiro de Agios Nikolaos Anapafsas é também notável pela sua arquitectura e pelos frescos quinhentistas.
Como Ir
Quem vai a Metéora parte habitualmente de Atenas, capital da Grécia. Existem voos directos a partir de Lisboa operados pela Aegean Airlines, com tarifas desde 150 euros.
Os mosteiros de Metéora situam-se na região de Tessália, no centro da Grécia, a cerca de 330 km de Atenas. De carro, conte com cerca de 4h30 de viagem. A alternativa é o comboio que parte da estação de Larissa em Atenas e vai até Kalambaka, a pequena cidade no sopé dos penhascos de Metéora. De comboio, a viagem directa tem a duração de cerca de 4h50.
A opção de alugar carro pode revelar-se útil para fazer o circuito dos mosteiros, que pode totalizar alguns quilómetros, já que a estrada que conduz ao mosteiro de Agios Stefanos termina lá, sendo depois necessário fazer o caminho inverso.
Mas a forma ideal de apreciar a beleza e formação dos penhascos é a pé. Podem ser feitas caminhadas por vários trajectos, tais como o que vai de Kalambaka ao mosteiro de Agia Tríada, ou o que conduz às ruínas de antigos mosteiros à entrada do povoado de Kastraki.
Onde Ficar
Existem várias possibilidades de hotéis nas localidades da região, em Kalambaka e em Kastraki.
Onde Comer
A região em torno de Metéora é conhecida pela gastronomia tradicional, com destaque para as carnes. Consulte a oferta de restaurantes e tavernas em Metéora.