Nice: Encantos da Riviera Francesa

0

Nice não é apenas a maior estância de verão da Riviera francesa, é também uma cidade de história e arte, cenário de filmes como a mais recente comédia romântica de Woody Allen “Magia ao Luar” que retrata a época dourada da Côte d’Azur nos anos 20 do século passado.

Embora muitas vezes relegada para segundo plano pela sua vizinha Cannes, Nice está a ganhar novo alento.

Nos últimos anos, a cidade tem vindo a transformar-se com a restauração da fachada da Ópera de Nice, a inauguração da Promenade du Paillon, o novo corredor verde a ligar a cidade velha e a cidade nova, e a revitalização da zona portuária, com restaurantes e bares que atraem a população jovem.

O Que Ver

O epicentro de uma visita à cidade é Vieux Nice, a cidade velha composta de ruelas, fontes e praças. O famoso mercado de flores Cours Saleya embeleza e anima as manhãs do bairro. Na Place Saint-François é o mercado de peixe que dá vida ao local até às 13 horas, com peixe fresco, acabado de pescar.

A tarde pode ser dedicada à arte, já que Vieux Nice possui vários bons museus. O bilhete individual de 10 euros (preço de 2015) dá acesso durante 48 horas a um grupo de museus, nomeadamente de arte contemporânea, incluindo o MAMAC, de Belas Artes (Musée des Beaux-Arts e Musée d’Art Naïf), de história e de ciências.

Existe um bilhete de 20 euros que dá acesso a este grupo de museus e adicionalmente ao Musée Matisse e ao Palais Lascaris durante sete dias. Finalmente, o Museu Chagall é outro dos destaques de Nice (entrada 8 euros).

À noite, Vieux Nice é também o epicentro da animação, com uma vasta oferta de restaurantes e bares.

Chegar a Nice

Mercado de Nice à noite

Outra das atrações da cidade é a Promenade des Anglais, um passeio marítimo de 4 quilómetros ao longo da Baie des Anges. Ao domingo, é o local favorito de ciclistas e famílias.

A Promenade du Paillon, um passeio inaugurado em 2013, é uma das mais recentes atrações de Nice. Este corredor verde de 1,2 quilómetros e 12 hectares permite ligar a Promenade des Anglais ao Teatro Nacional de Nice.

Nice

Edificio na Promenade des Anglais

Para vistas panorâmicas sobre a cidade de Nice e o Mediterrâneo, há que subir a colina até ao Parque do Castelo. O acesso pode ser feito de duas formas: pelo elevador em estilo Art Déco (gratuito) ou a pé pela escadaria Lesage. A entrada no parque é gratuita.

Onde Ficar

Tal como acontece no resto de França, o alojamento em Nice não é propriamente barato. Para ficar próximo do centro, a 500 metros do mar, o Nice Garden é um hotel simples mas com quartos confortáveis, e preços a partir de 85 euros.

O HI Hôtel com quartos temáticos é outra opção no segmento dos hotéis de 4 estrelas, possuindo uma oferta de quartos a partir de 130 euros.

Partilhar.