O Que Fazer numa Escala em Frankfurt

Se vai fazer escala em Frankfurt e quer matar o tempo entre voos, poderá conseguir fazer uma breve visita à cidade.

Frankfurt tem alguns pontos de interesse que vale a pena conhecer. E a principal vantagem é que o centro é pequeno e compacto, pelo que poderá facilmente visitar a pé.

Use este itinerário para planear uma visita a Frankfurt. Aproveite ao máximo o tempo limitado de que dispõe entre voos.

A Ter em Conta

O principal aspecto que deve considerar é se o tempo de escala é suficiente. Pode demorar a sair do avião, a percorrer o aeroporto de Frankfurt, que é um espaço relativamente grande com dois terminais, a recolher a bagagem, se for caso disso, e a fazer a entrega da bagagem para o voo seguinte.

Se tiver bagagem de mão, poderá usar o serviço de depósito de bagagem do aeroporto de Frankfurt (Terminal 1, Área B e Terminal 2, Área D), que tem um custo desde 5 euros.

Como Chegar ao Centro de Frankfurt

Existe uma estação de comboios no aeroporto, localizada debaixo do Terminal 1. Apanhe qualquer comboio S-Bahn com os números S8 ou S9 (direcção Offenbach/Hanau).

A frequência de comboios é de 15 a 20 minutos, e a viagem demora menos de 15 minutos. Compre o bilhete diário por 10,50€ nas máquinas automáticas, que inclui o regresso ao aeroporto e transporte na cidade. Em alternativa, o bilhete diário de grupo (Gruppentageskarte) tem um custo de 22€ e inclui até 5 pessoas a viajar em conjunto.

O Que Ver: Itinerário para Algumas Horas em Frankfurt

Apanhe o comboio no aeroporto até à estação de Taunusanlage, um parque na margem do centro financeiro de Frankfurt, conhecido pelos seus arranha-céus.

Main Tower e Alte Oper

Ópera de Frankfurt

Edificio da Ópera

Se o céu estiver limpo, suba à plataforma de observação da Main Tower, que oferece a melhor panorâmica da cidade. Siga depois pelo parque até à Alte Oper, o edifício da antiga ópera de Frankfurt, destruído pelas bombas em 1944 e reconstruído ao longo da década de 1970. Continue pela área pedonal em direcção a Hauptwache, uma grande praça no coração desta cidade alemã.

Zeil

Rua comercial

Vista panorâmica da Zeil

Hauptwache é também o ponto de partida para visitar a Zeil, a principal artéria pedonal da cidade de Frankfurt. Com cerca 1 quilómetro de extensão, termina em Konstablerwache, outra grande praça localizada a leste. Na Zeil, vai encontrar uma ampla oferta de lojas de roupa, electrodomésticos, cafés e restaurantes.

Ainda na proximidade de Hauptwache, pode experimentar a gastronomia local. Tente o Ebert’s Suppenstube (Große Bockenheimer Str. 31) especializado em sopas, salsichas (würste) e diversas sandes de carne. Outra opção é o Kleinmarkthalle (Hasengasse 5-7), um mercado onde também poderá almoçar.

Römerberg

Centro histórico de Frankfurt

Römerberg

Caminhe cerca de 5 minutos até à praça Römer, constituída pela Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen) no centro e por edifícios históricos fielmente reconstruídos após a Segunda Guerra Mundial. Destaca-se o conjunto medieval que inclui a antiga sede da Câmara Municipal (Altes Rathaus), localizado em frente à igreja de São Nicolau do século XIII.

Se visitar em Dezembro, vai aqui encontrar o Mercado de Natal de Frankfurt, um dos maiores da Alemanha em número de visitantes.

Ainda nesta área, visite a catedral de Frankfurt (Kaiserdom Sankt Bartholomäus) localizada na Domplatz 1, cuja entrada é gratuita. Este é um dos lugares emblemáticos da cidade. A origem da igreja católica, com uma arquitectura de estilo gótico, remonta ao século XVII. A construção actual data de finais do século XIX, e nela se destacam os tectos interiores e a torre com 95 metros de altura.

Em seguida, caminhe até ao rio Main e atravesse a Eiserner Steg (ponte de ferro) para admirar as vistas. No caminho até ao rio, aproveite para provar uma torta de maçã na confeitaria ConditCouture (Fahrtor 1).

Siga rio abaixo, e atravesse de volta na ponte seguinte. Caminhe alguns minutos até à Willy-Brandt-Platz, onde poderá apanhar o eléctrico 11 ou 12 em direcção a Hauptbahnhof, a principal estação de comboios, e daí o S8/S9 de volta ao aeroporto. Outra opção é caminhar 10 minutos até Hauptwache, e aí apanhar o comboio directo.

Claro que convém estar preparado para imprevistos no regresso ao aeroporto, nomeadamente um eventual atraso que possa ocorrer nos comboios.