O Que Ver e Fazer em Agadir, no Sul de Marrocos

A cidade de Agadir é hoje uma cidade moderna virada para o turismo. Longe vão os tempos da pequena vila piscatória que vivia apenas do comércio e daquilo que o mar lhe oferecia.

Em 1960, a cidade foi atingida por um terramoto que destruiu praticamente toda a cidade, incluindo a antiga fortaleza kasbah. Estima-se que tenham morrido 15 mil pessoas e que 35 mil tenham ficado desalojadas. O nível de destruição foi tão intenso que o rei Mohammed V decidiu construir uma nova cidade a 3 quilómetros a sul do epicentro.

Foi um começar de novo que transformou a cidade por completo com avenidas largas, prédios com uma arquitectura futurista, resorts turísticos em frente à praia e campos de golfe. Com a criação desta nova estância balnear, milhares de turistas provenientes da Europa começaram a aparecer a partir dos anos de 1970.

Actualmente, Agadir é um dos destinos de sol e praia mais conhecidos de Marrocos, em conjunto com Saïdia, e é um importante centro económico do país ao nível da pesca e dos produtos agrícolas.

Apesar de moderna, Agadir possui alguns locais que vale a pena visitar. Saiba quais são, conheça as melhores praias e ainda o que fazer nesta cidade da costa Atlântica de Marrocos.

1. Kasbah

Vista da baía de Agadir a partir da Kasbah

A antiga Kasbah, datada de 1541 e restaurada em 1740, ficou bastante destruída pelo terramoto. Ainda assim, restam as ruínas das muralhas e sobretudo as vistas panorâmicas para a baía de Agadir.

A fortaleza está localizada no noroeste da cidade, a cerca de 5 quilómetros do centro da cidade, no topo da montanha Oufella. Aconselhamos que faça a subida de autocarro ou táxi. A descida poderá ser a pé. No local, ignore as abordagens de guias locais e de pessoas que oferecem passeios de camelo. Desfrute simplesmente das vistas e da baía de Agadir.

2. Souk El Had

Mercado de Agadir

Mercado de Agadir

Com mais de três mil locais de venda, o Souk El Had é um ponto de visita obrigatória em Agadir. Aqui, encontra um pouco de tudo, desde os habituais souvenirs para o turista até roupas, produtos em couro, peças de artesanato, especiarias, frutas e vegetais. Ao contrário de outras cidades marroquinas, não precisa de regatear preços, pois algumas lojas anunciam “preços fixos”.

O souk está situado a 3 quilómetros do centro da cidade na rua Chaib Al Kamra Mohammed Ben Brahim.

3. Nova Medina

Nova Medina de Agadir

A Nova Medina, ou Medina Polizzi, como também é conhecida, foi concebida pelo arquitecto Coco Polizzi. O espaço recria a antiga cidade medieval com diversas lojas de artesãos, cafés e restaurantes típicos.

4. Jardim de Olhão

O Jardim de Olhão no centro da cidade foi criado em 1992 para celebrar a geminação de Agadir com a cidade algarvia de Olhão, bem como os laços históricos entre Portugal e Marrocos. Os muros e edifícios deste espaço ao ar livre são em estilo berbere, e há quem veja influências portuguesas. O jardim é agradável, e vale a pena uma visita se estiver nesta área.

5. Praias e Surf

Praias de Agadir

Praias de Agadir

As praias são o principal cartão-de-visita de Agadir. O areal estende-se para sul da cidade, é limpo diariamente e patrulhado por polícia a cavalo. Existem alguns cafés, e é possível alugar guarda-sol e cadeiras. O mar, por vezes batido, é ideal para a prática de surf. Em Agadir, existem várias escolas de surf que com programas que incluem aulas e equipamento.

Aproveite para fazer passeios à beira-mar e ainda para explorar outras praias, como a praia de Taghazout a norte, uma das mais conhecidas da região.

6. Corniche

Com o pôr-do-sol, a praia de Agadir fica deserta, mas a Corniche enche-se à noite. Esta extensa avenida junto à praia é um local agradável para passear, possuindo inúmeros cafés, restaurantes e bares com música ao vivo.

7. Museus

Para conhecer a história da cidade e a cultura marroquina, visite o Museu Municipal do Património Amazigh que apresenta uma pequena colecção de objectos berberes (instrumentos musicais, jóias, manuscritos e roupa tradicional) dos séculos XVIII e XIX.

Visite ainda a cooperativa artesanal, situada no cruzamento das ruas Rue Yacoub El Mansour e Avenue du 29 Fevrier, onde é possível assistir ao trabalho de artesãos e comprar pinturas e artigos em ferro, cerâmica e vidro.

Planear viagem para Agadir
Quando Ir
Como Chegar
Onde Ficar