O Que Ver e Fazer em Agadir, no Sul de Marrocos

0

A cidade de Agadir é hoje uma cidade moderna virada para o turismo. Longe vão os tempos da pequena vila piscatória que vivia apenas do comércio e daquilo que o mar lhe oferecia.

Em 1960, a cidade foi atingida por um terramoto que destruiu praticamente toda a cidade, incluindo o antigo kasbah. Estima-se que tenham morrido 15 mil pessoas e 35 mil ficaram desalojadas. O nível de destruição foi tão intenso que o rei Mohammed V decidiu construir uma nova cidade a 3 quilómetros a sul do epicentro.

Um começar de novo que transformou a cidade por completo com avenidas largas, prédios com uma arquitectura futurista, resorts turísticos em frente à praia e campos de golfe. Uma nova estância balnear foi criada e milhares de turistas provenientes da Europa começaram a aparecer a partir dos anos 70 do século passado.

Actualmente, Agadir é um dos destinos de sol e praia mais conhecidos de Marrocos, em conjunto com Saidia, e é um importante centro económico do país ao nível da pesca e dos produtos agrícolas.

A seguir apresentamos uma lista de algumas actividades que pode fazer e locais a visitar nesta cidade da costa Atlântica de Marrocos.

Centro de Agadir

No centro da cidade visite o bairro novo de Talborjt, os jardins de Olhao, a avenida La Noria, considerada como uma das maiores do continente africano, as Mesquitas Mohamed e Loubnane.

Nova Medina

A Nova Medina ou Medina Polizzi, como também é conhecida, foi concebida pelo arquitecto Coco Polizzi que concebeu um espaço que recria a antiga cidade medieval com diversas lojas de artesãos, cafés e restaurantes típicos.

Antiga Kasbah

Visite as ruínas da antiga Kasbah destruída pelo terramoto. A antiga fortaleza está localizada no noroeste da cidade, a cerca de 5 quilómetros do centro da cidade. A partir das muralhas admire as vistas panorâmicas para a baía de Agadir.

Praias e Surf

Praias de Agadir

Praias de Agadir

As praias são o principal cartão-de-visita deste destino. Aproveite para fazer passeios à beira-mar e explorar a praia de Taghazoute, uma das mais conhecidas da região.

Aproveite ainda para praticar surf na Baía de Imsouane, um dos melhores locais para a prática deste desporto. Em Agadir existem várias escolas de surf que dispõem de programas que incluem aulas e equipamento.

Circular na Corniche

À noite faça um passeio na Corniche de Agadir, uma extensa avenida junto à praia, que possui inúmeros cafés, restaurantes e bares com música ao vivo.

Souk El Had

Mercado de Agadir

Mercado de Agadir

Com mais de 3000 locais de venda, o Souk El Had é um ponto de visita obrigatória em Agadir. Aqui encontra um pouco de tudo, desde os habituais souvenirs para o turista, até roupas, produtos em couro, peças de artesanato, especiarias, frutas e vegetais. Ao contrário de outras cidades marroquinas, aqui não precisa de regatear preços, pois algumas lojas anunciam “preços fixos”.

O souk está situado a 3 quilómetros do centro da cidade na rua Chaib Al Kamra Mohammed Ben Brahim.

Museus

Para conhecer a história da cidade e a cultura marroquina visite o Museu Municipal do Património Amazigh que apresenta uma pequena coleção de objectos berberes (instrumentos musicais, jóias, manuscritos e roupa tradicional) dos séculos XVIII e XIX.

Visite ainda a cooperativa artesanal, situada no cruzamento das ruas Rue Yacoub Al Mansour e Avenue du 29 Fevrier, onde é possível assistir ao trabalho de artesãos e comprar pinturas e artigos em ferro, cerâmica e vidro.

Planear viagem a Agadir
Quando Ir
Como Chegar
Onde Ficar
Partilhar.