O Alentejo é o destino ideal para descansar, sair da rotina ou renovar energias. Cá dentro mas longe o suficiente, é a região perfeita para uma escapadinha diferente.
O interior alentejano é caracterizado pelas planícies a perder de vista, entrecortadas por sobreiros, azinheiras e oliveiras. Aqui e ali, erguem-se vilas muralhadas, como Castelo de Vide, Marvão e Monsaraz, e povoações com casario caiado a branco.
A barragem do Alqueva, agora conhecida como o Grande Lago, transformou a paisagem e a região, trazendo água e vida renovada onde antes havia apenas campos.
Mas o Alentejo também possui uma extensa faixa litoral. Aqui, a paisagem é marcada por extensos areais na Península de Tróia e por uma costa escarpada no Parque Nataural do Sudoeste Alentejano, com pequenas praias abrigadas entre arribas.
Seleccionámos alguns dos melhores locais para (re)visitar no Alentejo, ordenados do litoral para o interior e de norte para sul. Deixamos sugestões e dicas sobre o que ver e fazer em cada um deles.
1. Tróia, Comporta e Melides

Tróia
Com praias e areais a perder de vista, a Península de Tróia é antes de mais um destino de Verão, mas merece uma visita em qualquer estação.
Começando a norte, as praias de Tróia mais emblemáticas incluem Tróia-Mar com vista para a Serra da Arrábida, o Bico das Lulas e a Galé. Pode complementar com uma visita cultural às Ruínas Romanas de Tróia, situadas no estuário do rio Sado. Estas importantes ruínas atestam a existência neste local de um grande complexo de produção de preparados de peixe durante o Império Romano.
A próxima paragem é a praia da Comporta, considerada uma das mais belas, com dunas bem preservadas e um extenso areal branco. Não muito distante, vai encontrar a praia do Carvalhal. Outrora uma praia com “quase ninguém”, nos últimos anos adquiriu acessos e infraestruturas, e com eles veraneantes. Ainda assim, as praias da península de Tróia têm a vantagem da extensão do areal – basta andar um pouco e há espaço para todos.
Entre o Carvalhal e Melides, existem outras praias a descobrir, como a praia do Pego, a praia da Galé Fontaínhas e a praia da Aberta Nova. Na praia de Melides, pode escolher entre as águas calmas da lagoa e as águas revigorantes do oceano Atlântico.
2. Sudoeste Alentejano

Largo Marquês de Pombal, Porto Côvo
Desde Sines a Odeceixe, porta de entrada no Algarve, são vários os pontos de interesse no Parque Natural do Sudoeste Alentejano. É o roteiro ideal para fazer de carro, de uma só vez ou dividido em diversas escapadinhas.
Partindo de Sines, descubra as praias de São Torpes e da Samoqueira. Faça uma paragem em Porto Côvo, vila de pescadores, e aproveite para saborear uma sapateira recheada ou um arroz de marisco ou lingueirão num dos restaurantes desta vila alentejana. A caminho de Vila Nova de Mil Fontes, aproveite para parar numa das praias e ver de mais perto a Ilha do Pessegueiro.
Antes de chegar à Zambujeira do Mar, faça um desvio até ao Cabo Sardão para uma vista deslumbrante sobre as escarpas e o oceano. Continuando para sul, antes de chegar a Odeceixe, descubra a praia do Brejão, também conhecida como praia da Amália em homenagem à fadista que possuía uma casa no topo da falésia. Trata-se de uma praia selvagem, acessível a pé por um trilho coberto de vegetação, num local de grande beleza natural.
3. Castelo de Vide

O centro de Castelo de Vide a partir das muralhas
No Alto Alentejo, Castelo de Vide é uma das vilas alentejanas amuralhadas que merecem uma visita. Partindo da praça principal, Praça D. Pedro V, com o seu conjunto edificado, perca-se no burgo medieval. Suba a encosta até ao Castelo e deslumbre-se com as vistas da vila e da planície alentejana em todo o seu esplendor. Prossiga o passeio pela Judiaria, faça uma paragem na Sinagoga transformada em museu e aproveite para conhecer a comunidade judaica que aqui se estabeleceu.
4. Marvão

Arco gótico em Marvão
Entre Castelo de Vide e Portalegre, a pacata vila de Marvão situa-se no ponto mais alto da Serra de São Mamede, ponto de defesa estratégico natural. Dentro de muralhas, explore as ruas e os recantos de Marvão, repare nos arcos góticos, nas janelas manuelinas e nas varandas de ferro forjado. O Castelo ergue-se no ponto mais alto, dominando a vila e a paisagem em redor. A sua Torre de Menagem é um miradouro de eleição.
5. Vila Viçosa

Terreiro do Paço de Vila Viçosa
Vila Viçosa conta com um rico passado cultural e histórico. É disso prova o Palácio Ducal, antiga residência dos Duques de Bragança, a família nobre mais importante a seguir à família real. A fachada maneirista totalmente revestida a mármore lembra-nos que esta pedra, conhecida internacionalmente, abunda na região. As mais de 50 salas no interior, abertas ao público, contam-nos a história nacional e real ao longo dos séculos.
No lado oposto ao Palácio Ducal, pode visitar a Igreja e Convento dos Agostinhos e o Real Convento das Chagas de Cristo. O Castelo de Vila Viçosa, mandado construir por D. Dinis no século XIII, é outra das grandes atracções turísticas. Das muralhas aproveite uma panorâmica da vila e dos montes em redor.
6. Estremoz

Estátua da Rainha Santa Isabel em no castelo de Estremoz
No alto da colina, Estremoz é conhecida como a cidade branca (a cor do casario mas também do mármore da região). Dentro de muralhas, por entre ruas labirínticas e sinuosas, descubra o Castelo, e fora delas a vila moderna que entretanto se desenvolveu.
O antigo Paço Real, residência da Rainha Santa Isabel, é hoje ocupado pela Pousada Castelo de Estremoz. Mesmo não pernoitando, é possível visitar a Torre de Menagem com 27 metros de altura e apreciar a vista deslumbrante.
Na parte baixa e mais moderna de Estremoz, o Rossio Marquês de Pombal é o ponto de partida para descobrir conventos, igrejas e outros edifícios notáveis como o Café Águias d’Ouro.
7. Évora

Praça do Giraldo
Évora é o destino de eleição para uma escapadinha cultural no Alentejo. A cidade é conhecida pelas ruínas romanas, pela universidade e pelos belos edifícios datados dos séculos XVI a XVIII. O centro de Évora mereceu a inscrição como Património Mundial da UNESCO em 1986.
8. Monsaraz

Monsaraz
Incontornável numa visita à barragem do Alqueva, Monsaraz é uma das mais belas vilas alentejanas, com muralhas e ruas em xisto a contrastar com o casario caiado a branco. Apesar de pequena, esta vila-museu medieval abraça grandes tesouros no interior das suas muralhas, construídas nos reinados de D. Afonso III e de D. Dinis.
A Porta da Vila é o ponto de partida para a descoberta das ruas estreitas e dos cantos e recantos soalheiros, onde surgem típicas lojas de artesanato e alguns restaurantes. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago são os monumentos a caminho do Castelo, ponto alto da visita pela monumentalidade e pelas paisagens deslumbrantes a perder de vista.
9. Alqueva

Albufeira do Alqueva
A albufeira do Alqueva, transformada no Grande Lago, trouxe à região novas condições para actividades ao ar livre, como sejam a prática de desportos náuticos, caminhadas, passeios de bicicleta e a cavalo.
A somar a um sem número de actividades, temos as povoações nas margens do Grande Lago do Alqueva. Mourão é uma pacata vila alentejana onde vale a pena visitar o Castelo e a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias. A submersa Aldeia da Luz deu lugar à aldeia da Nova Luz, e o seu Museu da Luz preserva a memória da antiga Aldeia da Luz. A vila medieval de Monsaraz, sobranceira ao Alqueva, oferece das melhores vistas e vale a pena uma visita mais demorada.
10. Minas de São Domingos

Minas de São Domingos
As Minas de São Domingos, no concelho de Mértola, foram até 1966 a maior exploração mineira em Portugal, existindo deste o tempo dos romanos que extraíam cobre e prata. Hoje, as suas ruínas são um sítio de arqueologia industrial, que combina a beleza da paisagem com a decadência das ruínas.
Muito perto, aproveite para conhecer a praia fluvial da Tapada Grande, uma das melhores praias fluviais do Alentejo, e a vila de Mértola sobranceira ao rio Guadiana, com o seu castelo e Torre de Menagem, que oferece uma vista privilegiada sobre a vila e região.